Os filmes franceses são conhecidos por sua sensibilidade, estilo único e capacidade de transformar até as histórias mais simples em experiências profundas e memoráveis. Muito além dos clichês de Paris e romances melosos, a França produz filmes que exploram temas universais com sofisticação, humor e, muitas vezes, uma boa dose de ousadia. E esse é o caso das produções Pequena Mamãe (2021), o clássico O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) e Os Cinco Diabos (2022), disponíveis nos streamings Max (antiga HBO Max), Amazon Prime Video e Mubi.
E se você quer sair da rotina dos blockbusters hollywoodianos e mergulhar em histórias marcantes, personagens complexos e direções criativas, essa lista é para você. Isso porque o TechTudo selecionou 10 filmes franceses imperdíveis. Confira, a seguir, detalhes de elenco, sinopse e onde assistir aos longas.
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um clássico cult do cinema francês — Foto: Reprodução/IMDb Nessa lista do TechTudo, você encontrará os seguintes 10 filmes franceses muito bons para assistir agora mesmo no streaming:
1. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)
Começando com esse clássico e queridinho do cinema francês, essa comédia romântica do diretor Jean-Pierre Jeunet (Ladrão de Sonhos) segue a personagem-título, uma jovem bastante sonhadora que decide transformar a vida das pessoas ao seu redor com pequenos gestos de bondade. A partir disso, ela embarca em uma jornada de autodescoberta e, no caminho, ainda descobre o amor. Estrelado por Audrey Tautou (La Délicatesse) e Mathieu Kassovitz (O Ódio), o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain está disponível para aluguel no Amazon Prime Video. No IMDb, possui nota 8.3, enquanto no Rotten Tomatoes tem aprovação de 90%.
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain — Foto: Reprodução/Amazon Prime Video 2. Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019)
Focado em uma temática queer, esse drama romântico promete muitas emoções. Isso porque a trama, disponível no Amazon Prime Video, é ambientada na França do século XVIII, e segue Marianne, uma jovem pintora contratada para fazer o retrato de uma jovem prestes a se casar. No entanto, o que era para ser apenas um trabalho acaba criando um vínculo e, posteriormente, uma paixão intensa e proibida entre as duas. Com Noémie Merlant (Um Ano Difícil) e Adèle Haenel (Finalmente Livres) no elenco, Retrato de Uma Jovem em Chamas pontuou 8.1 no agregador IMDb e possui uma taxa de aprovação de 97% na plataforma Rotten Tomatoes.
Retrato de uma Jovem em Chamas se tornou referência em filmes LGBTQIA+ — Foto: Reprodução/Pyramide Films 3. Azul é a Cor Mais Quente (2013)
Baseado na graphic novel homônima da autora Julie Maroh, esse romance LGBTQIA+ está atualmente presente no catálogo da Apple TV+ para aluguel. Dirigido por Abdellatif Kechiche (A Culpa de Voltaire), o enredo acompanha Adèle, uma adolescente em busca de si mesma que vê sua vida mudar ao conhecer Emma. A partir disso, as duas passam a compartilhar experiências e descobrir o amor, o sexo e muito mais. Aclamado pela crítica, Azul é a Cor Mais Quente angariou 7.7 pontos no IMDb e possui um índice de aprovação de 88% no RT. No elenco, destacam-se Adèle Exarchopoulos (O Poder Do Diálogo) e Léa Seydoux (A Crônica Francesa).
Azul é a Cor Mais Quente narra o período de descobertas amorosas de uma adolescente — Foto: Reprodução/The Movie Database Protagonizado por Zoé Héran (Como Meninos) e Malonn Lévana (Um Plano Perfeito), esse drama narra a história de Laure, uma menina de 10 anos que, ao se mudar para um novo bairro, passa a se apresentar como Mikäel, um menino, com o intuito de se enturmar. No entanto, ao fazer isso, a personagem se aproxima de Lisa e passa a viver sua identidade de forma livre. Com direção de Céline Sciamma (Pauline), o filme Tomboy pode ser visto no Telecine. Sobre a repercussão, o longa obteve uma pontuação de 7.4 no IMDb e tem aprovação de 96% da crítica no Rotten Tomatoes.
O drama francês Tomboy é protagonizado pela atriz Zoé Héran — Foto: Reprodução/IMDb Misturando drama e fantasia, a narrativa aqui gira em torno de Nelly, uma garotinha que acaba de perder a avó e que acompanha os pais para a casa em que ela morava para ajudar a organizar. No entanto, ao lado da residência, ela encontra um bosque, onde acaba conhecendo uma misteriosa menina da sua idade. Presente na HBO Max, esse longa-metragem traz em seu elenco as atrizes mirins e novatas Joséphine Sanz e Gabrielle Sanz. O filme Pequena Mamãe angariou 7.4 pontos no IMDb e possui uma taxa de aprovação de 97% da imprensa no Rotten Tomatoes. Vale lembrar que a direção é assinada também por Céline Sciamma.
Pequena Mamãe é um drama francês que tem direção assinada também por Céline Sciamma — Foto: Reprodução/IMDb 6. Os Cinco Diabos (2022)
Nesse thriller da cineasta Léa Mysius (Os Fantasmas de Ismael), o público pode acompanhar a história de Vicky, uma menina com um olfato extremamente aguçado que vive com os pais em uma pequena província francesa. Entretanto, quando a tia da menina chega no local, segredos do passado vêm à tona. Protagonizado por Adèle Exarchopoulos (Faces de uma Mulher) e a atriz mirim Sally Dramé, o filme Os Cinco Diabos é uma produção original da Mubi e tem nota 6.7 no agregador IMDb e uma taxa de aprovação de 85% dos especialistas no Rotten Tomatoes.
O filme Os Cinco Diabos é um thriller da cineasta Léa Mysius e é uma obra original da Mubi — Foto: Reprodução/IMDb 7. A Noite do Dia 12 (2022)
Cercado de muito suspense, esse thriller policial segue Yohan Vivès, um policial que fica obcecado por um caso de feminicídio sem solução em uma pequena cidade nos Alpes franceses. Ao reabrir o caso, no entanto, ele fica obcecado para resolver a investigação, que está rodeada por segredos obscuros. Estrelado por Bastien Bouillon (O Conde de Monte Cristo) e Bouli Lanners (Ninguém Precisa Saber), o longa encontra-se disponível para aluguel na Apple TV+. O filme A Noite do Dia 12 pontuou 7 pontos no IMDb e possui um índice de aprovação de 94% no Rotten Tomatoes. A direção é de Dominik Moll (Harry Chegou para Ajudar).
A Noite do Dia 12 é um suspense policial francês dirigido por Dominik Moll — Foto: Reprodução/IMDb 8. Paris, 13º Distrito (2021)
Estrelado por Lucie Zhang (Baile das Loucas) e Noémie Merlant (Emmanuelle), o enredo desse longa se passa em um moderno conjunto habitacional de Paris, onde quatro jovens navegam por encontros amorosos e amizade, enquanto a realidade urbana enfatiza os vínculos efêmeros entre todos. Presente no catálogo da Mubi, a produção francesa conta com direção assinada por Jacques Audiard (Ferrugem e Osso). O filme Paris, 13º Distrito foi bem avaliado, tendo nota 7 no IMDb e uma taxa de aprovação de 83% da imprensa no Rotten Tomatoes.
O filme Paris, 13º Distrito, lançado em 2021, aborda temas como a efemeridade das relações — Foto: Reprodução/IMDb Com direito a muitas críticas sociais, esse longa acompanha o jovem Youri, um adolescente filho de imigrantes que mora em um conjunto habitacional prestes a ser demolido. Ao saber disso, ele decide impedir isso ao lado de seus colegas e vizinhos. Protagonizado pelos atores Alséni Bathily (It's Gonna Be Okay) e Lyna Khoudri (Dançando no Silêncio), o filme Gagarine encontra-se atualmente disponível para aluguel na Apple TV+. Com direção de Fanny Liatard e Jerémy Trouilh (Blue Dog), o filme possui nota 6.7 no agregador IMDb e aprovação de 95% na plataforma Rotten Tomatoes.
Gagarine é um drama com muitas críticas sociais a respeito da gentrificação e conjuntos habitacionais — Foto: Reprodução/IMDb E para finalizar essa lista temos essa comédia dramática disponível no catálogo do Belas Artes À La Carte. O enredo narra a história de Neïla Salah, uma jovem estudante de Direito de origem árabe, que enfrenta preconceito em sala de aula ao ser humilhada por Pierre Mazard, um professor arrogante. A partir disso, ele a prepara para um prestigiado concurso de debates, e os dois acabam transformando um ao outro por meio de várias conversas profundas.
Com direção de Yvan Attal (Meu Cachorro e Eu), estrelam o projeto Camélia Jordana (As Coisas que Dizemos, As Coisas que Fazemos) e Daniel Auteuil (A Vingança de Manon). A obra cinematográfica O Orgulho possui nota 6.7 no agregador IMDb e uma taxa de aprovação de 80% da crítica no RT.
O Orgulho é uma comédia dramática que fala sobre preconceito e segundas chances — Foto: Reprodução/IMDb 🎬Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
42
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/B/X/Tg5yhPRdSzeW4k8bZaeA/captura-de-tela-2026-01-24-074127.png)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro