4 horas atrás 1

10 filmes gays da Netflix que todo mundo devia assistir

Os filmes gays têm chegado cada vez mais nos streamings, enchendo os catálogos com produções mais diversas e cheias de diversidade. Plataformas como a Netflix estão investindo em obras com protagonistas gays e da comunidade LGBTQIAPN+, explorando diversos gêneros, como romance, suspense e drama. Filmes como Homem com H (2025), cinebiografia do cantor Ney Matogrosso, o indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional Close (2022) e a comédia romântica adolescente Alex Strangelove (2018) são apenas alguns dos filmes gays disponíveis no streaming vermelho.

Para quem está a fim de conhecer um pouco mais do catálogo da Netflix e mergulhar em histórias com protagonistas gays, o TechTudo preparou uma lista com 10 filmes do streaming vermelho que todo mundo devia assistir. A seguir, confira os títulos, sinopse, elenco e repercussão de cada um.

 Reprodução/Netflix Seu Nome Gravado em Mim é um filme gay taiwanês que se tornou um sucesso de bilheteria — Foto: Reprodução/Netflix
  1. Alex Strangelove (2018): Alex quer perder a virgindade, mas um novo amor o leva a se redescobrir.
  2. Um Crush Para o Natal: Peter pede que o amigo finja ser seu namorado e descobre novos sentimentos.
  3. Homem com H (2025): Ney Matogrosso enfrenta repressões e encontra liberdade através da arte.
  4. The Boys in The Band (2021): Um grupo de amigos gays revive dores e segredos em uma festa caótica.
  5. Do Outro Lado da Dor (2023): Após perder o marido, Marc viaja com amigos e encara verdades dolorosas.
  6. Entre Frestas (2021): Policial investiga assassinatos e se envolve com seu informante em 1980.
  7. Seu Nome Gravado em Mim (2020): Dois jovens enfrentam o amor e a repressão em Taiwan dos anos 1980
  8. Rustin (2023): A história do ativista Bayard Rustin, pioneiro na luta pelos direitos civis
  9. Close (2022): A amizade de dois garotos é abalada por uma tragédia que muda suas vidas
  10. Maestro (2023): Leonard Bernstein vive amores e conflitos enquanto se consagra na música
  11. Bônus: Heartstopper (2022): Dois garotos descobrem o amor e a aceitação em meio ao ensino médio.
  12. Bônus: The Politician (2019): Jovem ambicioso enfrenta os desafios da política — começando pela escola.

1. Alex Strangelove (2018)

Comédia romântica estrelada por Daniel Doheny (O Pacote) e Antonio Marziale (Starfuckers), a trama segue o jovem Alex, que está determinado a perder a virgindade com sua namorada antes do fim do ensino médio. Mas tudo muda quando ele cruza o caminho do charmoso Elliot, um garoto gay que leva Alex a embarcar em uma jornada de autodescoberta. Com direção de Craig Johnson (Um Terror de Parentes), a produção garantiu nota 6.3 no IMDb e 84% de aprovação da crítica.

  • Direção: Craig Johnson
  • Nota IMDb: 6.3
  • Aprovação Rotten Tomatoes: 84%
  • Duração: 1h 39min
 Reprodução/Entertainment Weekly Alex Strangelove é uma comédia romântica sobre autodescoberta — Foto: Reprodução/Entertainment Weekly

Um romance clichê natalino, a trama segue Peter, que cansado dos comentários de sua família sobre ser solteiro, pede que seu amigo Nick finja ser seu namorado no Natal. Ele só não contava que sentimentos diferentes fossem surgir e que sua família tentaria bancar o cupido.

Um Crush Para o Natal é uma comédia romântica fofa, que deixa o coração quentinho. Dirigido por Michael Mayer (Um Jantar Quase Perfeito), o longa é estrelado por Michael Urie (Falando a Real) e Philemon Chambers (Walker: Independence). No IMDb, angariou nota 6.2, enquanto no Rotten Tomatoes ficou com 70% de aprovação crítica.

  • Direção: Michael Mayer
  • Nota IMDb: 6.2
  • Aprovação Rotten Tomatoes: 70%
  • Duração: 1h 39min
 Reprodução/Netflix Um namoro falso desperta sentimentos verdadeiros entre dois amigos em Um Crush Para o Natal — Foto: Reprodução/Netflix

Produção biográfica dirigida por Esmir Filho (Verlust), Homem com H narra a vida de Ney Matogrosso, um dos principais nomes da música brasileira. O longa mostra desde a infância do artista, quando reprimia sua identidade, até seu crescimento através da música e da criatividade. Com Jesuíta Barbosa (Pantanal) como Ney Matogrosso, Homem com H recebeu muitos elogios da crítica e do público, garantindo nota 7.9 no IMDb.

  • Direção: Esmir Filho
  • Nota IMDb: 7.9
  • Duração: 2h 9min
 Reprodução/IMDb Homem com H é uma cinebiografia sobre o cantor Ney Matogrosso estrelada por Jesuíta Barbosa — Foto: Reprodução/IMDb

4. The Boys in The Band (2021)

Adaptação da peça teatral de Joe Mantello, que também dirige o longa, a trama se passa em 1968, durante a festa de aniversário de Harold. Ele e seus amigos, todos gays, se juntam para uma brincadeira regada a álcool, que acaba provocando reflexões em cada um, além de levarem todos a confrontar sentimentos reprimidos. Com Jim Parsons (The Big Bang Theory), Matthew Bomer (Magic Mike) e Charlie Carver (Ratched) no elenco, a produção recebeu avaliação de 6.8 no IMDb e 85% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

  • Direção: Joe Mantello
  • Nota IMDb: 6.8
  • Aprovação Rotten Tomatoes: 85%
  • Duração: 2h 2min
 Reprodução/Netflix The Boys in The Band é adaptação de uma peça de teatro dirigida por Joe Mantello — Foto: Reprodução/Netflix

5. Do Outro Lado da Dor (2023)

Drama emocionante e que rende algumas lágrimas, a história acompanha Marc, que acaba de perder seu marido repentinamente. Devastado pelo luto e sem saber como continuar, ele viaja à Paris com seus dois melhores amigos em busca de um recomeço, e a viagem acaba revelando verdades difíceis de Marc encarar. Dirigido e estrelado por Dan Levy (Schitt's Creek), a produção também conta com Himesh Patel (A Avaliação) e Ruth Negga (Identidade) no elenco. No IMDb, Do Outro Lado da Dor recebeu nota 6.4, enquanto no Rotten Tomatoes angariou 75% de aprovação da crítica.

  • Direção: Dan Levy
  • Nota IMDb: 6.4
  • Aprovação Rotten Tomatoes: 75%
  • Duração: 1h 40min
 Divulgação/Netflix Dan Levy é diretor, roteirista e interpreta o protagonista de Do Outro Lado da Dor — Foto: Divulgação/Netflix

Polônia, 1980. Robert é um jovem policial, que fica insatisfeito com a conclusão da investigação sobre uma série de assassinatos de homens gays em Varsóvia. Por conta disso, Robert decide investigar por conta própria, o que o leva a conhecer Arek, que acaba se tornando seu informante.

Apesar de tentar manter uma distância profissional do homem, Robert logo se vê envolvido com Arek. Produção polonesa do cineasta Piotr Domalewski (Eu Não Choro), Entre Fretas tem em seu elenco nomes como Tomasz Zietek (Sem Deixar Rastros), Hubert Milkowski (Norwegian Dream) e Tomasz Schuchardt (Os Assassinos de Breslau). O longa recebeu avaliação de 6.8 no IMDb. Já no Rotten Tomatoes, ficou com 100% de aprovação da crítica.

  • Direção: Piotr Domalewski
  • Nota IMDb: 6.8
  • Aprovação Rotten Tomatoes: 100%
  • Duração: 1h 52min
 Divulgação/IMDb Entre Frestas é um suspense polonês que se passa na década de 1980 — Foto: Divulgação/IMDb

7. Seu Nome Gravado em Mim (2020)

Um dos grandes sucessos de bilheteria de Taiwan, o longa se passa em 1987, após o fim da lei marcial no país, e acompanha os jovens Jia-han e Birdy. Apaixonados, em meio ao dia a dia na escola, os dois também precisam lidar com questões como homofobia e estigma social. Estrelado por Edward Chen (Lição de Amor) e Tseng Jing-hua (Olá, Fantasma!), a produção foi dirigida por Kuang-Hui Liu (Hello Again!) e se tornou um dos principais filmes BL (Boys’ Love) da Ásia. Seu Nome Gravado em Mim recebeu nota 7.3 no IMDb, além de 89% de aprovação da crítica no RT.

  • Direção: Kuang-Hui Liu
  • Nota IMDb: 7.3
  • Aprovação RT: 89%
  • Duração: 1h 58min
 Divulgação/IMDb Seu Nome Gravado Em Mim é uma das principais produções taiwanesas dos últimos anos — Foto: Divulgação/IMDb

Estrelado por Colman Domingo (The Four Seasons), Rustin é um filme biográfico que acompanha a história de Bayard Rustin, conselheiro de Martin Luther King Jr. Apesar de dedicar sua vida à busca pela igualdade racial e pela democracia, por ser um homem negro e gay, Rustin teve sua luta pelos direitos civis praticamente apagados da história. Com direção de George C. Wolfe (A Voz Suprema do Blues), a produção foi indicada a diferentes prêmios, o que rendeu a indicação de Colman ao Oscar de Melhor Ator em 2024. Rustin tem nota 6.5 no IMDb e 83% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

  • Direção: George C. Wolfe
  • Nota IMDb: 6.5
  • Aprovação RT: 83%
  • Duração: 1h 46min
 Divulgação/Netflix Rustin relembra a vida de uma figura importante da história dos direitos civis americana — Foto: Divulgação/Netflix

Um drama comovente e sensível, o enredo gira em torno de Léo e Remi, dois meninos de 13 anos que são melhores amigos inseparáveis. Porém, quando a amizade acaba se desfazendo e uma tragédia a atinge, tudo vira de cabeça para baixo. Close é uma produção belga, dirigida por Lukas Dhont (Girl), que foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Estrelado por Eden Dambrine e Gustav De Waele, o longa recebeu nota 7.8 no IMDb. No Rotten Tomatoes, garantiu 91% de aprovação da crítica.

  • Direção: Lukas Dhont
  • Nota IMDb: 7.8
  • Aprovação RT: 91%
  • Duração: 1h 44min
 Reprodução/MUBI Close foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023 — Foto: Reprodução/MUBI

Mais um filme biográfico, a produção é dirigida e estrelada por Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida) e segue a vida do pianista e compositor Leonard Bernstein, considerado um dos músicos mais importantes dos Estados Unidos. O longa foca na relação do pianista com a atriz Felicia Montealegre, com quem se casou, mas também revela mais sobre a sexualidade de Bernstein e seu relacionamento com o clarinetista David Oppenheim. O elenco também conta com Carey Mulligan (O Grande Gatsby) como Felicia e Matthew Bomer (Magic Mike) como David. Maestro tem nota 6.5 no IMDb. Já no Rotten Tomatoes, recebeu 78% de aprovação da crítica.

  • Direção: Bradley Cooper
  • Nota IMDb: 6.5
  • Aprovação RT: 78%
  • Duração: 2h 9min
 Reprodução/IMDb Bradley Cooper dirige e estrela Maestro, filme que conta a história do pianista Leonard Bernstein — Foto: Reprodução/IMDb

11. Bônus: Heartstopper (2022)

Para quem gosta de um romance fofo, divertido e cheio de representatividade, a série baseada nos quadrinhos de Alice Oseman pode ser a escolha perfeita. O enredo gira em torno de Charlie Spring e Nick Nelson, dois garotos do ensino médio que possuem personalidades muito diferentes, mas que conforme se aproximam, logo se apaixonam um pelo outro. Estrelada por Joe Locke (Agatha Desde Sempre) e Kit Connor (Tempo de Guerra), a produção se tornou um sucesso do streaming vermelho, e garantiu nota 8.5 no IMDb. No Rotten Tomatoes, ficou com 98% de aprovação da crítica.

 Reprodução/Netflix Joe Locke e Kit Connor são Charlie Spring e Nick Nelson em Heartstopper — Foto: Reprodução/Netflix

12. Bônus: The Politician (2019)

Payton Hobart é um estudante rico, que acredita fortemente que um dia será o presidente dos Estados Unidos. Mas, primeiro, ele precisa encarar a política do ensino médio. Comédia do diretor Ryan Murphy (Glee), The Politician tem nomes conhecidos no elenco, como Ben Platt (Querido Evan Hansen), Gwyneth Paltrow (Homem de Ferro), Zoey Deutch (Academia de Vampiros) e David Corenswet (Superman). A produção tem nota 7.4 no IMDb, além de 51% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb The Politician é uma série de comédia criada por Ryan Murphy — Foto: Reprodução/IMDb

Com informações de Netflix, Just Watch, IMDb e Rotten Tomatoes.

🎥 Personagens que são bonzinhos, mas nem todo mundo gosta 👀

Personagens que são bonzinhos, mas nem todo mundo gosta 👀

Personagens que são bonzinhos, mas nem todo mundo gosta 👀

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro