10 meses atrás 13

10 novelas dos anos 80 que deixaram saudade e estão no Globoplay

As novelas dos anos 80 deixaram saudades no coração de muitos noveleiros de plantão. Nessa época, a TV Globo produziu tramas envolventes com mocinhos e vilões marcantes, que marcaram a teledramaturgia brasileira. Para aqueles que querem reviver esse período ou embarcar pela primeira vez nessa viagem no tempo, o catálogo do Globoplay tem diversos clássicos como Tieta (1989), Guerra dos Sexos (1983), Vale Tudo (1988) e Roque Santeiro (1985).

Pensando em quem adora uma nostalgia, o TechTudo preparou uma lista com 10 novelas dos anos 80 para relembrar e reassistir no streaming. A seguir, confira mais detalhes de cada um dos títulos, como sinopse, elenco e repercussão.

 Reprodução/Rede Globo Vale Tudo fez sucesso como novela das 9 e vai ganhar remake — Foto: Reprodução/Rede Globo

Nessa lista, você confere as seguintes 10 novelas dos anos 80 que deixaram saudades para assistir no Globoplay:

  1. Tieta (1989)
  2. Roque Santeiro (1985)
  3. Guerra dos Sexos (1983)
  4. Sassaricando (1987)
  5. Vale Tudo (1988)
  6. Água Viva (1980)
  7. Sinhá Moça (1986)
  8. O Salvador da Pátria (1989)
  9. A Gata Comeu (1985)
  10. Baila Comigo (1981)

Em exibição no Vale a Pena Ver de Novo, programa da TV Globo, essa novela é baseada no romance Tieta do Agreste, do autor Jorge Amado, lançado em 1977. A história acompanha a personagem principal, uma mulher independente e com um espírito rebelde. Devido ao seu comportamento, a personagem é expulsa de sua cidade natal. Anos depois, a mulher retorna, rica, bem-sucedida e pronta para se vingar de todos que a maltrataram.

Estrelada por Betty Faria (Pecado Capital), a telenovela também conta com Joana Fomm (Espelho de Carne), Lília Cabral (Fina Estampa) e José Mayer (Laços de Família) no elenco. A obra se tornou um sucesso na década de 80 pelo público e crítica, tendo uma pontuação de 8.3 no agregador IMDb.

 Arquivo/Globo Tieta é protagonizada por Betty Faria — Foto: Arquivo/Globo

A trama acompanha a história de Luís Roque Duarte, conhecido como Roque Santeiro, um coroinha morto ao tentar defender a cidade de Asa Branca de um terrível bandido. Em razão de sua bravura, o homem se transformou em um santo adorado pelos moradores da região. No entanto, anos depois o personagem retorna e todos encaram sua história de heroísmo como uma farsa.

A produção é assinada pelo dramaturgo Dias Gomes (Mandala), além de ser estrelada por José Wilker (Gabriela) e Oswaldo Loureiro (Corrida do Ouro). Baseada na peça de teatro O Berço do Herói, do autor Dias Gomes, Roque Santeiro segue sendo a novela de maior audiência da história da TV Globo. A obra conquistou uma pontuação de 8.8 no IMDb.

 Arquivo/Globo A novela Roque Santeiro é baseada em O Berço do Herói, de Dias Gomes — Foto: Arquivo/Globo

3. Guerra dos Sexos (1983)

Sucesso de 1983, a comédia acompanha Charlô e Otávio, dois primos que brigam pela herança da família e tentam a todo custo provar a superioridade de seus respectivos sexos por meio de um acordo: ao final de 100 dias, um ficará com toda a fortuna, enquanto o outro sairá sem nada.

A obra é estrelada por Fernanda Montenegro (Central do Brasil) e Paulo Autran (Hilda Furacão). Além disso, a telenovela é uma criação de Sílvio de Abreu (Rainha da Sucata) e obteve uma aprovação de 8 no IMDb. Vale lembrar que em 2003, a produção ganhou um remake, escrito pelo próprio autor com a colaboração de Daniel Ortiz (Salve-se Quem Puder).

 Arquivo/Globo Guerra dos Sexos foi escrita por Sílvio de Abreu, com colaboração de Carlos Lombardi — Foto: Arquivo/Globo

A novela conta a história de Aparício Varela, um homem de sessenta anos que abandona o amor da vida para se casar com uma milionária, a fim de ficar com sua herança e levar uma vida de luxo. Além disso, a trama explora a história romântica de Tancinha, uma feirante analfabeta que se vê entre o namorado de infância e o publicitário Beto. O folhetim de Silvio de Abreu (Rainha da Sucata) é estrelado por Paulo Autran (Guerra dos Sexos), Tônia Carrero (Água Viva), Jandira Martini (O Clone), Claudia Raia (A Favorita) e Alexandre Frota (Top Model). Já a nota no IMDb é de 7,5.

 Divulgação/gshow A atriz Cláudia Raia ficou marcada pelo papel da feirante Tancinha na novela Sassaricando — Foto: Divulgação/gshow

A história deste folhetim gira em torno de uma mãe e uma filha completamente opostas. Raquel é uma mulher honesta e dedicada ao trabalho, enquanto Maria de Fátima é uma mau-caráter, que faz de tudo para se dar bem na vida. Durante a trama, a garota vende a casa da família e rouba todo o dinheiro para recomeçar sua vida no Rio de Janeiro. Desesperada, a mãe parte em sua busca, mas, para sobreviver, a personagem começa a vender sanduíches na praia.

O elenco é estrelado por Regina Duarte (Páginas da Vida) e Glória Pires (Babilônia). O sucesso de Gilberto Braga (Celebridade), Aguinaldo Silva (Império) e Leonor Bassères (O Primo Basílio) conquistou 9 pontos no IMDb e ganhará uma nova versão ainda esse ano.

 Reprodução/Rede Globo Em Vale Tudo, a mãe Raquel e a filha Maria de Fátima são verdadeiros opostos — Foto: Reprodução/Rede Globo

A trama do folhetim gira em torno da rivalidade entre os irmãos Fragonard, que disputam o amor de Lígia, uma mulher ambiciosa capaz de tudo para alcançar a alta sociedade. Em meio à narrativa, também acompanhamos a história de Maria Helena, uma órfã que se vê diante da possibilidade de ser transferida para outro orfanato.

Na direção-geral de Roberto Talma (Tim Maia), o elenco contou com as participações de Betty Faria (Pecado Capital), Reginaldo Faria (O Clone), Raul Cortez (O Rei do Gado), Lucélia Santos (Guerra dos Sexos) e o cantor Fábio Júnior (Superstar). No IMDb, a novela conquistou uma nota de 8.1.

 Divulgação/Memória Globo Água Viva acompanha a rivalidade dos irmãos Fragonard — Foto: Divulgação/Memória Globo

A novela de época, inspirada no romance Sinhá Moça, de Maria Dezonne Pacheco Fernandes, gira em torno da personagem título, filha de um coronel escravocrata e contrária à abolição. Sonhadora e romântica, a protagonista é uma mulher que vive tendo embates com os monarquistas. Durante uma viagem de trem, a estudante conhece um advogado republicano e amigo de seu pai, que finge concordar com o coronel.

A primeira versão, escrita por Benedito Ruy Barbosa (Pantanal), se passa em Araruna, uma pequena cidade do interior paulista, dois anos antes da promulgação da Lei Áurea. O folhetim possui uma avaliação de 6.8 no IMDb e é protagonizada por Lucélia Santos (Vereda Tropical), Marcos Paulo (Tieta) e Rubens de Falco (Escrava Isaura).

 Divulgação/Gshow Sinhá Moça é inspirada no romance de Maria Dezonne Pacheco Fernandes — Foto: Divulgação/Gshow

8. O Salvador da Pátria (1989)

No folhetim, acompanhamos as tramas do deputado Severo Toledo Blanco, dono de uma famosa fábrica de sucos. O personagem tenta esconder seu romance extraconjugal com Marlene, fazendo com que a personagem se case com Sassá Mutema, um boia-fria da cidade. A traição ganha força quando o radialista Juca Pirama explana o caso na mídia. Pouco tempo depois, os dois são assassinados, e Mutema se torna o principal suspeito.

A novela conta com Lima Duarte (Da Cor do Pecado), Francisco Cuoco (Cobras & Lagartos), Betty Faria (Duas Vidas), Maitê Proença (Gabriela) e José Wilker (Senhora do Destino). Na direção de Paulo Ubiratan (O Fim do Mundo), a obra foi avaliada com 7.2 no IMDb.

 Divulgação/Memória Globo O Salvador da Pátria conta com Lima Duarte e Francisco Cuoco no elenco — Foto: Divulgação/Memória Globo

A Gata Comeu acompanha Jô Penteado, uma mulher bonita, rica e mimada, que nunca encontrou o amor verdadeiro. Sua vida vira de cabeça para baixo quando conhece Fábio Coutinho, um professor viúvo. O rapaz organiza uma excursão marítima para alunos e pais, e a moça decide participar, mas uma tempestade violenta desvia a rota, e os dois acabam indo parar em uma ilha deserta, onde ficam presos e isolados por mais de dois meses. Após serem resgatados, a protagonista passa a fazer de tudo para conquistá-lo. A novela é estrelada por Fátima Freire (Gina), Nuno Leal Maia (Top Model) e Christiane Torloni (Fina Estampa). Na direção de José Carlos Pieri (Tarcísio e Glória), o folhetim foi avaliado em 7.8 no IMDb.

 Divulgação/Memórias Globo A Gata Comeu é uma adaptação de Ivani Ribeiro de outra novela de sua autoria, A Barba Azul — Foto: Foto: Divulgação/Memórias Globo

Criada pelo autor Manoel Carlos (Mulheres Apaixonadas), a novela acompanha a história de dois irmãos gêmeos separados na maternidade: Quinzinho, um carioca extrovertido e idealista, e João Victor, um advogado bem-sucedido e tímido que mora em Portugal. O enredo do folhetim é marcado pelos seus encontros e desencontros. Na obra, Tony Ramos (Caminhos das Índias) interpretou os gêmeos. Além do ator, integram o elenco Lílian Lemmertz (As Deusas) e Fernanda Montenegro e Betty Faria. No IMDb, Baila Comigo possui uma avaliação de 7.7.

 Divulgação/Rede Globo O astro Tony Ramos interpretou dois personagens gêmeos em Baila Comigo — Foto: Divulgação/Rede Globo

Com informações de IMDb, Globoplay e Memória Globo

🎥Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

 veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Globoplay: veja preço dos planos, catálogo e detalhes da assinatura

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro