O Android é um sistema operacional cheio de atalhos e ferramentas escondidas que passam despercebidas pela maioria dos usuários. Por trás das configurações básicas, existem recursos secretos capazes de acelerar o desempenho, aumentar a segurança, facilitar tarefas e até tornar o celular mais inteligente no dia a dia. É o caso, por exemplo, do Modo Desenvolvedor e do Menu de Acessibilidade. Pensando nisso, o TechTudo reuniu dez truques secretos do Android que talvez você não conheça, mas deveria.
10 truques secretos do Android que talvez você não conheça, mas deveria — Foto: Katarina Bandeira/TechTudo 10 truques secretos do Android que talvez você não conheça, mas deveria
No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.
- Ativar o Modo Desenvolvedor Oculto
- Acelerar a Velocidade das Animações
- Encontrar e Usar o “Menu de Acessibilidade”
- Limpar o Cache de Todos os Apps de Uma Vez
- Bloquear o Acesso à Internet em Apps Específicos
- Fixar Tela (Bloquear um App em Uso)
- Personalizar os Tiles de Acesso Rápido
- Ativar a “Lupa” ou “Zoom de Tela”
- Usar o Compartilhamento por Proximidade (Nearby Share)
- Gerenciar Permissões de Localização Avançadas
1. Ativar o Modo Desenvolvedor Oculto
O Modo Desenvolvedor é uma área escondida do Android que libera ferramentas avançadas normalmente destinadas a programadores, mas que podem ser úteis para qualquer usuário (desde que manuseadas com cautela). O recurso permite ajustar o desempenho do sistema, controlar animações, ativar depuração USB e até simular condições de rede. Em outras palavras, é como abrir uma caixa de ferramentas que possibilita personalizar o funcionamento interno do aparelho.
Para ativá-lo, basta ir em “Configurações” e clica em “Sobre o telefone”. Na opção “Número da versão”, toque sete vezes até aparecer a mensagem de que o modo foi liberado. Depois, o acesso fica disponível em Configurações > Sistema > Opções do desenvolvedor.
Modo Desenvolvedor desbloqueia ferramentas ocultas no Android — Foto: Adriano Assumpção/TechTudo 2. Reduzir a Velocidade das Animações
As animações do Android tornam a experiência visual no aparelho mais agradável, mas podem dar a sensação de lentidão, principalmente em aparelhos intermediários ou antigos. Ao reduzir ou desativar essas transições, o sistema passa a responder de forma muito mais rápida e cria a impressão de que o celular ganhou desempenho extra.
O ajuste é feito no Modo Desenvolvedor, onde é possível alterar a Escala de animação da janela, a Escala de transição e a Escala de duração do animador. Neste caso, o recomendado é configurar todas para 0.5x ou desativá-las.
Reduzir a velocidade de animações aumenta a percepção de bom desempenho do telefone — Foto: Mariana Saguias/TechTudo 3. Encontrar e Usar o “Menu de Acessibilidade”
O Menu de Acessibilidade é um conjunto de ferramentas criado para facilitar o uso do Android por pessoas com necessidades especiais, mas que pode ser útil para qualquer usuário que queira mais praticidade. Quando habilitado, o recurso ativa um menu flutuante que reúne atalhos para funções essenciais como captura de tela, bloqueio, notificações e controle de volume, eliminando a necessidade de gestos complexos ou múltiplos toques na tela.
Para ativá-lo, vá em “Configurações” e acesse a seção “Acessibilidade”. Depois, clique em 'Menu de acessibilidade” e habilite a função. Um ícone irá a aparecer na tela com o atalho para o acesso rápido às ferramentas.
Menu de acessibilidade cria atalho fluente para acesso rápido à ferramentas — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo 4. Limpar o Cache de Todos os Apps de Uma Vez
Você certamente já leu aqui sobre o cache, mas é sempre bom lembrar. O cache é uma memória temporária que ajuda os aplicativos a funcionarem mais rápido, mas com o tempo acumula arquivos desnecessários que ocupam espaço e podem deixar o sistema mais lento.
Por isso, o recomendado é tirar um tempo e limpar o cache de todos os apps de uma vez. Para isso, acesse o recurso em “Configurações” e depois em “Armazenamento”, onde é possível selecionar a opção de limpar o cache acumulado.
Acúmulo de cache pode atrapalhar o funcionamento do Android — Foto: Letícia Rosa/TechTudo 5. Bloquear o Acesso à Internet em Apps Específicos
Nem todos os aplicativos precisam estar conectados à internet o tempo todo. Alguns consomem dados móveis sem necessidade, outros podem comprometer a privacidade enviando informações em segundo plano. Por sorte, o Android permite bloquear o acesso à internet de apps específicos.
Dessa forma, o sistema garantindo mais controle sobre o consumo de dados e aumenta a segurança. Para configurar, basta acessar “Configurações” e tocar em “Redes e Internet”. Em seguida, vá em “Uso de dados”, selecione o aplicativo desejado e desative o acesso à internet móvel ou Wi-Fi.
Bloqueio de acesso à internet impede consumo desnecessário de dados móveis — Foto: Katarina Bandeira/TechTudo 6. Fixar Tela (Bloquear um App em Uso)
Emprestar o celular para alguém pode ser arriscado, mesmo essa pessoa sendo alguém próximo. E para contornar esse risco, o Android oferece uma solução simples, que é a fixação de tela. O recurso mantém somente um aplicativo ativo até que seja desbloqueado manualmente, impedindo que a pessoa acesse outros apps ou informações pessoais.
Por exemplo: se pedirem o telefone emprestado para você na ligação, o usuário pode criar um espaço dedicado e deixar lá apenas o app correspondente. Para ativar, vá em “Configurações”, clique em “Segurança” e habilite a função “Fixação de tela e habilite”. Em seguida, abra o app desejado, toque em Visão geral (apps recentes) e selecione o ícone de fixação.
Use o recurso de fixação de tela — Foto: Gisele Barros/TechTudo 7. Personalizar os Tiles de Acesso Rápido
O painel de notificações do Android pode ser muito mais do que um espaço para alerta. É possível, por exemplo, personalizar os tiles de acesso rápido. Isso permite reorganizar ou adicionar atalhos para funções como Wi-Fi, Bluetooth, Modo Avião ou até recursos mais recentes como gravador de tela.
A personalização torna o uso do celular mais produtivo, já que coloca as funções mais importantes sempre à disposição. Para configurar, basta puxar a barra de notificações, tocar no ícone de lápis ou em “Editar” e escolher quais tiles deseja adicionar ou mover do painel.
É possível personalizar o painel de notificações do Android — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo 8. Ativar a “Lupa” ou “Zoom de Tela”
O recurso de ampliação da tela é uma ferramenta de acessibilidade que também pode ser utilizada em outras situações cotidianas. Ele permite ampliar partes da tela para facilitar a leitura de textos pequenos ou observar detalhes em imagens, funcionando como fosse uma lupa digital sempre disponível.
Para habilitar a função, acesse as “Configurações” e vá em “Acessibilidade”. Em seguida, toque em “Ampliação” e ative a funcionalidade. Para usá-la, faça gestos de pinça (aumentar e diminuir) ou toque triplo para ampliar o conteúdo.
Habilite a lupa e zoom na tela para ampliar pontos específicos da tela — Foto: Rubens Achilles/TechTudo 9. Usar o Compartilhamento por Proximidade (Nearby Share)
Transferir arquivos entre dispositivos nunca foi tão fácil quanto com o Nearby Share. O recurso funciona semelhantemente ao AirDrop da Apple, e permite enviar fotos, vídeos e documentos para aparelhos próximos sem precisar de internet. A transferência é rápida, segura e prática, recomendada para compartilhar arquivos grandes sem depender de aplicativos de terceiros.
Para ativar, vá em “Configurações” e clique em “Google”. Em seguida, acesse “Dispositivos e compartilhamento” e habilite a opção “Nearby Share”. Depois, basta usar a opção Compartilhar em qualquer arquivo e selecionar Nearby Share.
Use o recurso de compartilhamento rápido entre dispositivos Android — Foto: Letícia Rosa/TechTudo 10. Gerenciar Permissões de Localização Avançadas
A privacidade é uma das grandes prioridades para usuários de Android, e o gerenciamento avançado de localização é uma ótima ferramenta para isso. Com ela habilitada, é possível escolher se um aplicativo terá acesso à localização precisa ou apenas aproximada — o recurso evita o rastreamento desnecessário e garante maior controle sobre os próprios dados.
Para ajustar a função, em “Configurações”, toque em “Privacidade” e depois em “Permissões de localização”. Em seguida, selecione o app desejado e defina o tipo de acesso permitido.
Gerencie as permissões de localização avançada no Android — Foto: Rubens Achilles/TechTudo Veja também: Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!
Melhores antivírus Grátis para celular Android! Veja o Top 3 atualizado para 2025!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 dias atrás
6
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Y/V/U8Daj7RYSertSCYZGMWw/251130-montagem-criancas-casadas-desktop.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/8/H/O0rlGvQgmUsHXCD2RsQw/tecnologi-air.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/I/v/LShxKsSiaZD3F2IJ1hfQ/captura-de-tela-2024-05-01-163804.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/b/j/xakO5oQPCQIf6ZhVDT8A/imagem-2024-07-11-174924014.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro