Os animes seinen são conhecidos por suas temáticas mais maduras e complexas e por isso se tornaram os favoritos de muitos fãs de produções japonesas. Obras desse gênero estão disponíveis em streamings como Crunchyroll e Netflix, incluindo dublagem em português, e cada vez mais estão conquistando novos públicos. Produções clássicas como Berserk (1997), que narra a jornada do mercenário Guts, e Neon Genesis Evangelion (1995), obra que explora questões filosóficas e religiosas de uma perspectiva pouco comum ou a jornada dos caçadores de recompensa em Cowboy Bebop (1998) são algumas consideradas animes seinen.
Se você quer conhecer um pouco mais do gênero e mergulhar em obras complexas e que abordam diversos temas, o TechTudo preparou uma lista com 12 animes seinen que valem a pena você assistir. Confira, a seguir, a lista com títulos, enredo, elenco e repercussão de cada um.
Cowboy Bebop é um ícone da cultura pop e se tornou uma das referências para o gênero faroeste espacial — Foto: Reprodução/JustWatch Na lista do TechTudo, você vai encontrar os seguintes títulos:
Os animes seinen são produções que tem como público-alvo homens adultos. A palavra seinen, em japonês, significa “jovem”, e os animes desse gênero abordam temáticas mais maduras, com tópicos que podem incluir questões sociais e psicológicas, política, violência, sexo, entre outros. Apesar de serem direcionados a esse púlico, as tramas também agradam outros públicos como adolescentes, mulheres adultas, ou mesmo pessoas com outras identidades de gênero.
Qual é a diferença entre seinen e shounen?
Enquanto os animes seinen são mais sérios e maduros, com personagens e tramas complexas, e destinados a um público mais adulto, os shounen visam os mais novos. Além disso, os animes shounen acompanham uma jornada de crescimento dos personagens, através de temas como treinamento, trabalho duro, esportes e lutas. Apesar das diferenças, os dos gêneros podem agradar os mais diversos públicos.
Attack on Titan (2013) é uma das tramas consideradas shounen — Foto: Divulgação/IMDb Baseado na obra do renomado mangaká Kentaro Miura, a trama se passa em um mundo inspirado na Europa medieval e segue Guts, um guerreiro solitário que, após ser traído por Griffith, sobrevive a um ritual demoníaco que o transforma por completo. Ele então se torna um mercenário solitário, e enquanto busca sua vingança, caça humanos que fizeram pactos com o grupo de demônios A Mão de Deus.
Disponível na Netflix, Berserk é uma produção do estúdio OLM (Super Onze) e conta com as vozes de Nobutoshi Canna (Os Cavaleiros do Zodíaco), Toshiyuki Morikawa (Black Clover), Yuko Miyamura (Neon Genesis Evangelion) e Akira Ishida (Fruits Basket). A produção tem nota 8.7 no IMDb, enquanto no My Anime List garantiu 8.6.
Berserk é um clássico entre os seinen e considerado uma das grandes obras do Japão — Foto: Divulgação/CBR/ Marcus Jones 2. Hellsing Ultimate (2001)
Em um mundo onde vampiros, ghouls e outros seres sobrenaturais atormentam o mundo, é responsabilidade da Ordem Real dos Cavaleiros Protestantes, liderada pela família Hellsing, proteger os humanos desses perigos. A organização conta com uma arma muito poderosa: o vampiro Alucard. Junto de Seras, uma vampira que foi policial, e outros membros, a Hellsing precisa investigar o aumento nas atividades vampirescas. O anime, que se tornou um dos clássicos do terror, é baseado no mangá de Kouta Hirano.
Hellsing é uma produção do estúdio Gonzo (Gantz) e no Brasil está disponível na Netflix e Crunchyroll. A dublagem em português tem Affonso Amajones (Naruto) como Alucard, além de outros nomes como Fernanda Bock (Go Astro Boy Go!), Melissa Garcia (Dragon Ball Z) e Sidney Lilla (Neon Genesis Evangelion). A produção tem nota 7.7 no IMDb e 7.49 no My Anime List.
Hellsing acompanha a batalha do vampiro Alucard contra as forças malignas que ameaçam os humanos — Foto: Divulgação/IMDb Baseado na obra aclamada de Naoki Urasawa, a trama gira em torno do neurocirurgião Kenzou Tenma, que ao salvar a vida de uma criança, ao invés de priorizar a de um prefeito, perde seu status. Quase uma década depois, Kenzou descobre que a criança que foi salva se tornou um assassino implacável e decide que cabe a ele encarar o serial killer. Produção do estúdio Madhouse (Hunter X Hunter), Monster tem as vozes de Nozomu Sasaki (7 Seed), Hidenobu Kiuchi (Violet Evergarden) e Mamiko Noto (Kimi ni Todoke). O anime tem nota 8.7 no IMDb e 8.89 no My Anime List, estando em 28º lugar no ranking geral do site.
Monster mistura suspense e terror psicológico, prendendo o público até o último episódio — Foto: Reprodução/The Movie Database 4. Devilman: Crybaby (2018)
Quando uma raça de demônios volta para dominar o mundo, Akira Fudo se une a um demônio para poder derrotar os inimigos e ao ter sucesso, se transforma no Devilman, um ser com poderes de um demônio, mas alma de humano. Baseada no mangá de Go Nagai, a animação é do estúdio Science SARU (Dan Da Dan) e está disponível na Netflix com dublagem em português, tendo as vozes de Demétrios Augustus (Forest of Piano), Renan Alonso (Soul Eater) e Mariana Pozatto (Sword Art Online). Devilman: Crybaby tem nota 7.6 no IMDb. Já no My Anime List, garantiu 7.74.
Devilman Crybaby (2018) é baseado na obra de Go Nagai, considerado uma grande referência entre os mangakás — Foto: Divulgação/IMDb 5. Neon Genesis Evangelion (1995)
Conhecido por abordar questões filosóficas e psicológicas de forma única, a trama de Neon Genesis Evangelion se passa 15 anos após a humanidade presenciar uma catástrofe chamada Segundo Impacto, que causou destruição ao redor do mundo. A história segue o jovem Shinji Ikari, que é escolhido para pilotar um robô gigante chamado Evangelion, e deve defender Tóquio dos Anjos, seres misteriosos que tentam destruir a cidade.
Produção original do estúdio Gainax (Tengen Toppa Gurren Lagann), Evangelion foi criado pelo diretor Hideaki Anno (Shin Ultraman), que colocou muito da sua própria experiência com a depressão na obra. Disponível na Netflix, conta com as vozes de Fábio Lucindo (Pokémon), Priscilla Concepcion (InuYasha), Fernanda Bullara (Cardcaptor Sakura) e Priscila Franco (One Piece). No IMDb, a produção garantiu nota 8.5, enquanto no My Anime List ficou com 8.36.
A humanidade usa robôs gigantes para lutar contra uma ameaça misteriosa em Neon Genesis Evangelion — Foto: Reprodução/IMDb Em 2071, após a humanidade deixar a Terra e se espalhar pelos planetas, caçadores de recompensa viajam pelo espaço capturando criminosos. Nesse cenário, acompanhamos o caçador de recompensa Spike Spiegel, que enquanto tenta lidar com as dores do seu passado, viaja na nave Bebop acompanhado de seu amigo Jet Black. Projeto do estúdio Sunrise (Code Geass), Cowboy Bebop se tornou uma grande referência do gênero faroeste espacial. Disponível na Netflix, o elenco de dublagem conta com grandes nomes como Guilherme Briggs (Toy Story), Mauro Ramos (Jinbei), Miriam Ficher (Yu Yu Hakusho) e Leticia Celini (Naruto). A produção tem nota 8.9 no IMDb e 8.75 no My Anime List.
Spike Spiegel viaja pelo espaço acompanhado de seus amigos caçando criminosos — Foto: Divulgação/TMDb Criada por Akihito Tsukushi, a história gira em torno de Riko, uma menina que vive em Orth, uma cidade que circunda uma cratera enorme e misteriosa, e que atrai muitos exploradores. Quando Riko conhece Reg, um garoto-robô, ela se junta a ele para explorar a cratera e procurar por sua mãe, que nunca voltou de uma expedição ao abismo. O anime é do estúdio Kinema Citrus (Black Bullet) e conta com as vozes de Mariya Ise (Fairy Tail), Miyu Tomita (Dorohedoro) e Shiori Izawa (Chainsaw Man). No IMDb, ficou com nota 8.3, enquanto no My Anime List, 8.63. Está disponível na Crunchyroll e Netflix.
Made in Abyss tem duas temporadas disponíveis na Crunchyroll — Foto: Divulgação/Crunchyroll Baseado na obra de Kei Sanbe, o enredo gira em torno de Satoru Fujinuma, um jovem mangaká recluso, mas que possui uma habilidade sobrenatural: ele consegue voltar no tempo para evitar acidentes. Quando ele se envolve em um ocorrido e é acusado de assassinato, Satoru volta desesperadamente ao passado, mas acaba voltando para quando ele é apenas um estudante do primário e descobre que os acontecimentos do futuro podem estar ligados ao desaparecimento de uma colega de classe.
O anime é uma produção do estúdio A-1 Pictures (Sword Art Online) e está disponível na Netflix e Crunchyroll. Os personagens contam com as vozes de Shinnosuke Mitsushima (Mutafukaz), Aoi Yuuki (One Punch Man), Minami Takayama (Fullmetal Alchemist) e You Taichi (Haikyuu!!). Erased ficou com nota 8.4 no IMDb e 8.3 no My Anime List.
Erased mistura viagem no tempo e drama em uma narrativa envolvente — Foto: Divulgação/Amazon Prime Video Baseado na light novel de Gen Urobuchi, a trama de Fate/Zero antecede os acontecimentos de Fate/stay night (2006). Durante a Quarta Guerra do Santo Graal, um torneio realizado no Japão, sete magos lutam até a morte pelo Santo Graal, um cálice mágico capaz de conceder desejos. O anime é do estúdio ufotable (God Eater) e tem as vozes de Ayako Kawasumi (Carole & Tuesday), Rikiya Koyama (Solo Leveling) e Tomokazu Seki (Demon Slayer). No IMDb, a produção garantiu 8.2. Já no My Anime List, ficou com 8.27. Está disponível na Netflix e Crunchyroll.
Fate/Zero é um prequel da série Fate/stay night (2006) — Foto: Divulgação/Crunchyroll 10. Darker than Black (2009)
Produção do estúdio Bones (Noragami), a trama se passa em um mundo onde surgiram duas áreas misteriosas que deram origem a indivíduos com habilidades sobrenaturais, os Contratantes. Porém, após usar seus poderes, eles sentem a necessidade de realizar rituais compulsivos. Em meio a isso, o Contratante conhecido como Ceifador Negro descobre fatos sombrios e que podem ameaçar a sua própria existência. O anime tem as vozes de Hidenobu Kiuchi (Violet Evergarden), Misato Fukuen (My Hero Academia) e Nana Mizuki (Dororo). Disponível na Crunchyroll, alcançou nota 7.7 no IMDb e 8.04 no My Anime List.
Darker Than Black é uma produção original do estúdio Bones criada por Tensai Okamura — Foto: Reprodução/IMDb Baseado no mangá homônimo de Yuki Urushibara, o enredo gira em torno de Ginko, um homem que viaja pesquisando os Mushis, seres sobrenaturais, e ajudando pessoas que sofrem por conta de problemas causados por eles. Produção do estúdio Artland (Bokura ga Ita), Mushishi está disponível na Crunchyroll, tendo Nestor Chiesse (My Hero Academia) e Fritz Gianvito (Fate/stay night) no elenco de dublagem. O anime garantiu nota 8.5 no IMDb, enquanto no My Anime List ficou com 8.65.
Mushishi acompanha a jornada do pesquisador Ginko — Foto: Divulgação/MUBI Kei Kurono é um jovem de 15 anos que após ser atropelado por um metrô, é transportado para uma sala estranha, onde estão outras pessoas. No meio dela surge uma esfera negra, chamada Gantz, que lhes passa uma missão: sobreviver ao jogo e matar alienígenas. O anime é baseado no mangá de Hiroya Oku e foi produzido pelo estúdio Gonzo (Hellsing), contando com as vozes de Daisuke Namikawa (Sakamoto Days), Masashi Oosato e Hitomi Nabatame (Made in Abyss). Gantz tem nota 7.1 no IMDb e 6.97 no My Anime List. Não está disponível no streaming.
Em Gantz, humanos são colocados em um jogo de sobrevivência contra alienígenas — Foto: Reprodução/IMDb Com informações de Netflix, Crunchyroll, Just Watch, IMDb, My Anime List e CBR.
🎥 Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
13
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/B/X/Tg5yhPRdSzeW4k8bZaeA/captura-de-tela-2026-01-24-074127.png)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro