Desenhos de Natal são uma ótima escolha para comemorar essa época do ano da melhor maneira. A tradição de filmes natalinos se estende às animações, com histórias cheias de neve e tradições passadas há gerações. Os desenhos fazem sucesso entre famílias que aproveitam a data para se reunirem e assistirem produções natalinas de sucesso, como Klaus (2019) e A Origem dos Guardiões (2012), são alguns dos destaques dos títulos disponíveis em plataformas de streaming como Netflix, Disney+, Amazon Prime Video e Max (antigo HBO Max).
Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com 12 animações que são ambientadas em narrativas natalinas para poder aproveitar ao máximo essa época do ano. Confira, a seguir, mais detalhes sobre as obras, como o elenco, a sinopse e em que plataforma assistir a cada uma delas.
A clássica animação O Natal de Charlie Brown está disponível no Apple TV+ — Foto: Divulgação/CBS Veja a lista com animações de sucesso para aproveitar com toda a família:
- Klaus (2019)
- Scrooge: Um Conto de Natal (2022)
- Grinch (2018)
- O Expresso Polar (2004)
- O Estranho Mundo de Jack (1993)
- Os Fantasmas de Scrooge (2009)
- A Origem dos Guardiões (2012)
- O Natal de Charlie Brown (1965)
- O Natal dos Muppets (2002)
- O especial de férias Lego Star Wars (2020)
- Operação Presente (2011)
- Como Salvar o Papai Noel (2013)
A história se inspira em contos tradicionais natalinos. O jovem Jesper foi enviado por seu pai, responsável pela entrega de cartas, à remota ilha Smeerensburg por não se esforçar em seu treinamento na academia de carteiros. A ilha é palco de disputa entre dois clãs, o que torna ainda mais difícil para Jesper cumprir sua meta de entregas. Ele precisa finalizar o seu objetivo a tempo para conseguir sair da ilha e não perder a fortuna da família. Um dia, o idoso e recluso Klaus pede que ele entregue um desenho junto de um brinquedo para uma criança, o que a fez brincar com outra de um clã rival. Assim, Jesper e Klaus se unem para presentear as crianças bem comportadas da ilha. A dupla conta com ajuda de Alva, uma professora da região.
O protagonista é interpretado por Jason Schwartzman (O Grande Hotel Budapeste), enquanto Klaus é J. K. Simmons (Whiplash). O elenco é composto também por Rashida Jones (The Office), como Alva, interesse romântico de Jasper. O filme, que está disponível para assinantes da Netflix, tem nota 8,2 no IMDb e aprovação de 92% no Rotten Tomatoes.
O longa Klaus é uma animação espanhola lançada em 2019 pela Netflix — Foto: Divulgação/Netflix 2. Scrooge: Um Conto de Natal (2022)
Essa é uma nova adaptação musical da obra de Charles Dickens, com uma releitura da história contada em Os Fantasmas de Scrooge (2009). Durante o século XVIII, o ranzinza e pão-duro Ebenerzer Scrooge corre o risco de perder a sua alma e precisa enfrentar o seu passado e, até mesmo, viaja no tempo. Tudo isso até o fim da véspera de Natal para que ele consiga rever suas atitudes para que possa ter um futuro ao lado de sua cadela Prudence.
Luke Evans (Fúria de Titãs) é quem dá a voz ao ranzinza Scrooge, enquanto Jessie Buckley (Guerra e Paz) interpreta Isabel Fezziwig, ex-noiva de Scrooge e filha do Sr. Fezziwig. Já Jonathan Pryce (Dois Papas) é Jacob Marley, importante personagem que é o falecido parceiro de negócios de Scrooge que tenta ajudá-lo. A animação tem nota 6,2 no IMDb e apenas 40% de aprovação da crítica no IMDb. O filme está disponível na Netflix.
Scrooge: Um Conto de Natal acompanha a história de Scrooge, que possui uma véspera de Natal para salvar sua vida — Foto: Promoção/Netflix A animação natalina, baseada no clássico filme homônimo de 2000, acompanha Grinch, um ser verde que detesta o natal e, anualmente, precisa lidar com a animação dos moradores da cidade vizinha Quemlândia durante a época de festas. O filme mostra a decisão de Grinch de acabar com o Natal, planejando roubar todos os enfeites relacionados à festa dos lares vizinhos para destruir a magia do Natal.
Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho) é quem dá a voz ao protagonista, e alguns nomes como Rashida Jones (The Office) e Kenan Thompson (Kenan & Kel) fazem parte do elenco. A narração do filme é feita pelo cantor vencedor de diversos Grammys Pharrell Williams. A animação está disponível no Amazon Prime Video e Globoplay. Grinch tem nota 6,4 no IMDb e 60% de aprovação no RT.
Grinch retorna e planeja, junto de seu cão Max, acabar com o Natal da cdade de Quemlândia — Foto: Divulgação/IMDb 4. O Expresso Polar (2004)
Durante uma noite de Natal na década de 1950, um jovem descrente da magia natalina anseia que sua crença na festa retorne. Ao longo da noite, ele ouve um barulho e vai investigar o que pode ser. Contudo, quando sai de casa, vê um grande trem preto e é convidado pelo condutor para embarcar no rumo ao Polo Norte e, assim, transformar sua visão sobre o Natal.
O jovem é interpretado por Josh Hutcherson (Jogos Vorazes), enquanto o maquinista é o vencedor do Oscar Tom Hanks (Forrest Gump). O elenco conta também com as vozes de Nona Gaye (The Matrix Reloaded) e Jimmy Bennett (Gilmore Girls). O filme está disponível para alugar no Amazon Prime Video.
O Expresso Polar chegou aos cinemas em dezembro de 2004 — Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures 5. O Estranho Mundo de Jack (1993)
Nessa clássica animação em stop motion de Tim Burton, Jack Skellington está cansado de comemorar o Halloween todos os anos em sua cidade, Halloweentown (ou Cidade do Halloween, em português). Porém, tudo muda quando ele encontra uma passagem para a Cidade do Natal. Impressionado com a data festiva, Jack fica tão obcecado pelo Natal que planeja, até mesmo, sequestrar o Papai Noel.
Com trilha sonora de Danny Elfman (Os Simpsons), O Estranho Mundo de Jack conta com Chris Sarandon (Wandinha) como Jack Skellington e Catherine O'Hara (Os Fantasmas Se Divertem) como Sally, seu interesse amoroso. Disponível no Disney+, a animação tem 95% de aprovação no RT e 7,9 no IMDb.
Indicado para Melhores Efeitos Especiais no Oscar 1994, O Estranho Mundo de Jack tem como origem um poema escrito pelo cineasta Tim Burton — Foto: Reprodução/Disney 6. Os Fantasmas de Scrooge (2009)
Com direção de Robert Zemeckis (De Volta Para o Futuro - direção), a animação adapta a história homônima do escritor Charles Dickens com uma captura de movimento inédita. A trama acompanha o milionário mesquinho, Ebenezer Scrooge, que se isola de tudo e de todos. Após a morte de seu sócio, ele recebe a visita de três fantasmas no Natal: do passado, presente e futuro. Através do contato com eles, sua visão sobre a vida acaba mudando.
Scrooge é interpretado pelo vencedor do Globo de Ouro Jim Carrey (O Show de Truman), enquanto Gary Oldman (Oppenheimer) dá a voz a Jacob Marley, o sócio falecido de Scrooge. O vencedor do Oscar, Bob Hoskins (Mona Lisa), e Robin Wright (House of Cards) dão a voz a alguns personagens na trama. O filme está disponível no Disney+ e tem nota 6,9 no IMDb e apenas 52% de aprovação no RT.
Os Fantasmas de Scrooge é uma animação clássica de Natal — Foto: Divulgação/Prime Video 7. A Origem dos Guardiões (2012)
Nesse filme baseado na série de livros The Guardians of Childhood, o mundo é protegido por quatro guardiões relacionados com as lendas infantis e sua inocência, são eles: Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman. Quando o Breu pretende transformar todos os sonhos do mundo em pesadelos, a Lua escolhe um novo guardião para ajudar ao grupo: o renegado jovem que controla o inverno, Jack Frost. Juntos, se esforçam para manter a inocência das crianças vivas e protegê-las.
Jack Frost é interpretado por Chris Pine (Star Trek), enquanto Coelhão é vivido por Hugh Jackman (Deadpool & Wolverine). Papai Noel é vivido pelo três vezes vencedor do Globo de Ouro, Alec Baldwin (30 Rock), enquanto a Fada dos dentes é Isla Fisher (Penetras Bons de Bico). O antagonista, Breu, é Jude Law (O Grande Hotel Budapeste). O filme disponível no Globoplay e para aluguel no Amazon Prime Video. Nos agregadores, a animação tem nota 7,2 no IMDb e 75% no RT.
A Origem Dos Guardiões é baseado na série de livros homônima de William Joyce — Foto: Reprodução/IMDb 8. O Natal de Charlie Brown (1965)
Nesse especial, Charlie Brown discorda do sentido natalino dado pelas pessoas que pensam nos presentes que darão e receberam, e com isso, Lucy dá a ele a sugestão para que ele dirigisse uma peça natalina, e ele aceita. Porém, as dificuldades tornam a tarefa de aprendizado em uma experiência frustrante e Charlie Brown pede a ajuda de Linus para entender o real sentido do Natal.
Charlie Brown é interpretado por Peter Robbins (Um Garoto Chamado Charlie Brown), enquanto Linus é Christopher Shea (Charlie Brown E a Grande Abóbora) e Lucy é vivida por Tracy Stratford (Além da Imaginação). A animação está disponível no Apple TV+ e tem nota 8,3 no IMDb e 86% de aprovação no RT.
O Natal de Charlie Brown é uma animação infantil presente no catálogo da Apple TV+ — Foto: Reprodução/IMDb 9. O Natal dos Muppets (2002)
Durante as férias, o Teatro dos Muppets passa por dificuldades financeiras e o grupo espera que Kermit dê uma solução. O problema se agrava quando Rachel Bitterman, que deseja tomar o teatro para transformá-lo em uma casa noturna, recebe a herança do Sr. Bitterman e adultera a hipoteca do imóvel. Então, ela afirma que irá executá-la um dia antes do grande show anual do grupo, o Moulin Scrooge. A trama acompanha a tentativa dos Muppets de resolver o problema das mais variadas formas e também mostra a preparação do show.
Steve Whitmire (Os Muppets) dá a vida à Kermit, enquanto Eric Jacobson (Vila Sésamo) é Miss Piggy e Dave Goelz (Divertida Mente 2) interpreta Gonzo. A jovem banqueira é Joan Cusack (Escola de Rock). O clássico natalino dos Muppets está disponível para assistir no Disney+. O filme tem nota 6,3 no IMDb e 83% de aprovação no Rotten Tomatoes.
A comédia natalina da Disney O Natal dos Muppets é um clássico infantil — Foto: Divulgação/Collider 10. O especial de férias Lego Star Wars (2020)
No primeiro Dia da Vida — data comemorativa fictícia da franquia que faz referência ao inusitado especial de Natal feito em 1978 — após a derrota da Primeira Ordem em A Ascensão Skywalker (2019), a jedi Rey segue sua jornada no caminho da força. Frustrada com seu progresso insatisfatório, ela vai ao planeta Kordoku com BB-8 ao descobrir que poderia encontrar o que buscava lá. Enquanto isso, Poe Demoron está em Kashyyyk para tentar organizar uma festa do Dia da Vida, o Natal em Star Wars, para a família do Wookie Chewbacca.
Helen Sadler (Love, Death & Robots) interpreta Rey, enquanto Omar Miller (8 Mile) é Finn e Jake Green (Animaniacs) é Poe Dameron. Ainda, Matt Sloan (Star Wars: The Force Unleashed - jogo eletrônico) dá vida a Darth Vader, Trevor Devall (Johnny Test) é o Imperador Palpatine e Matthew Wood (Star Wars: A Guerra dos Clones) é Kylo Ren. O especial natalino está disponível no Disney+. O filme tem 74% de aprovação no RT e 6,4 no IMDb.
A fraquia Star Wars possui uma animação natalina em formato Lego no Disney+ — Foto: Promoção/Disney+ 11. Operação Presente (2011)
Na trama, o Papai Noel é um título herdado entre gerações. Atualmente, o portador dele é Malcolm Claus, enquanto seu filho, Steve, é o operador das entregas, que agora é feita com tecnologia militar ao invés das tradicionais renas que puxam o trenó, Já Arthur é quem responde às cartas das crianças. Durante a entrega de presentes do Natal, uma criança acorda, fazendo com que a operação seja interrompida e um presente caia sem ser percebido durante a fuga. Com ajuda de seu avô, Grandsanta, Arthur precisa entregar o presente perdido a bordo do trenó antigo, levado pelas renas descendentes das que foram usadas um dia.
Arthur é interpretado por James McAvoy (Fragmentado), enquanto Steve é Hugh Laurie (House) e Malcolm é Jim Broadbent (Moulin Rouge). Grandsanta é vivido por Bill Nighy (O Amor Acontece). O filme está disponível para alugar no Amazon Prime Video e tem 92% de aprovação no RT e 7,1 no IMDb.
Arthu descobre que seu pai, o próprio Papai Noel, esqueceu de entregar um presente, e o filme conta sua aventura para entretá-lo — Foto: Promoção/Sony Pictures Animation 12. Como Salvar o Papai Noel (2013)
Quando Bernard, um elfo a serviço do Papai Noel no Polo Norte, descobre que a fábrica será invadida para roubarem a máquina do tempo que possui, ele decide utilizá-la para retornar ao início do dia com o objetivo de e salvar a vida do seu chefe e de salvar o Natal, além de impedir que a magia do evento seja perdida.
O pequeno elfo Bernard é interpretado por Martin Freeman (Sherlock), enquanto o antagonista, o terrorista Neville Baddington, é vivido por Tim Curry (Doctor Who). Além deles, Tim Conway (Dragões - Defensores de Berk) interpreta o Papai Noel, enquanto Noel Clarke (Juventude Rebelde) dá a vida ao investigador Snowy. O filme está disponível para alugar no Apple TV+ e conta com uma nota de 5,3 no IMDb e apenas 17% no RT.
Em Como Salvar o Papai Noel, o pequeno duende Bernard possui o sonho de fazer parte da equipe de grandes inventores do Papai Noel — Foto: Promoção/Apple TV 🎥Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
18
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/c/r/QvBxkBTEC98ydlzZv2Og/capa-1-.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/s/f/WyNjKFQYWW15BCInUDuA/pexels-picjumbo-com-55570-210662.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/0/z/xavA8JTImHQLo0Du0I5w/sukurinshiyotsuto-2025-11-27-145235.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro