8 meses atrás 18

12 filmes antigos muito bons que todo mundo devia assistir antes de morrer

Alguns filmes antigos são tão bons que não podem passar despercebidos pelos fãs da sétima arte. A indústria do cinema recebeu inúmeros longa-metragens ao longo dos anos e alguns deles trazem histórias incrivelmente marcantes, sendo imperdíveis. Entre os títulos mais antigos, é possível mencionar as produções De Volta Para o Futuro (1985), A Lista de Schindler (1993) e Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994), que podem ser assistidos em plataformas de streaming como o Globoplay, o Amazon Prime Video e o Mercado Play.

Desse modo, pensando nesses e outros filmes antigos icônicos do cinema, o TechTudo organizou uma lista com 12 títulos que precisam ser conferidos por qualquer pessoa antes de morrer. A seguir, veja a seleção completa, com informações detalhadas sobre sinopse, elenco, repercussão e onde assistir às produções.

 Reprodução/Universal Pictures A franquia De Volta Para o Futuro se tornou um dos ícones entre os enredos que abordam a viagem no tempo nos cinemas — Foto: Reprodução/Universal Pictures

Nessa lista produzida pelo TechTudo, você vai encontrar os seguintes filmes:

Dirigido pelo célebre Quentin Tarantino (Era Uma Vez em Hollywood), Pulp Fiction aborda três tramas interligadas e que são apresentadas em uma narrativa não-linear. No enredo, Vincent e Jules são dois assassinos profissionais que trabalham para o senhor do crime Marsellus e fazem "negociações" ao mando do gangster. Paralelamente, o pugilista Butch cria um atrito com Marsellus após quebrar um acordo envolvendo uma luta e tenta fugir de vários ataques.

Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro Original do Oscar 1995 e disponível atualmente no Mercado Play e via aluguel no Amazon Prime Video, o filme é estrelado por John Travolta (Os Embalos de Sábado à Noite), Samuel L. Jackson (O Banqueiro), Uma Thurman (Kill Bill), Bruce Willis (franquia Os Mercenários) e Ving Rhames (Vingança entre Assassinos). Nos sites agregadores de críticas, Pulp Fiction tem 8.9 de pontuação pelo IMDb e 92% de aprovação dos especialistas pelo Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb Pulp Fiction foi nomeado para quatro estatuetas no Oscar 1995, conquistando o prêmio de Melhor Roteiro Original na edição — Foto: Reprodução/IMDb

2. Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994)

Com direção de Robert Zemeckis (Náufrago), Forrest Gump: O Contador de Histórias segue a trajetória do personagem-título, um homem otimista e com limitações cognitivas, mas que vive momentos marcantes ao longo de décadas. Dono de uma simplicidade única, Forrest inspira várias pessoas ao seu redor, sendo envolvido em acontecimentos históricos dos EUA. Por outro lado, seu maior desejo é reencontrar sua amada Jenny e viver ao seu lado. A produção está disponível nos serviços Mercado Play, Amazon Prime Video (via aluguel) e Globoplay (via Telecine).

Baseado na obra homônima escrita pelo autor Winston Groom e vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1995, Forrest Gump: O Contador de Histórias é estrelado por Tom Hanks (O Pior Vizinho do Mundo) e possui também as interpretações de Robin Wright (Um Lugar), Gary Sinise (Enquanto Estivermos Juntos), Mykelti Williamson (Um Limite Entre Nós) e Sally Field (Um Lugar no Coração). Na avaliação dos críticos pelo Rotten Tomatoes, o longa apresenta uma aprovação de 75%. Já no IMDb, sua pontuação é de 8.8.

 Divulgação/IMDb Forrest Gump: O Contador de Histórias conquistou seis prêmios no Oscar 1995, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator (com Tom Hanks) — Foto: Divulgação/IMDb

3. Beleza Americana (1999)

Disponível no Mercado Play e via aluguel no Amazon Prime Video, Beleza Americana é dirigido pelo britânico Sam Mendes (007 - Operação Skyfall). Na trama, Lester Burnham é um homem de meia-idade insatisfeito com o trabalho e se sente frustrado com sua rotina ao lado da esposa controladora e da filha adolescente que tem problemas de autoestima. Após conhecer Angela, uma amiga de sua filha, Lester se encanta pela jovem e deseja retomar o controle da própria vida.

Premiado com a estatueta de Melhor Filme no Oscar 2000, Beleza Americana apresenta um elenco formado pelos atores Kevin Spacey (House of Cards), Mena Suvari (Segredos Ocultos), Annette Bening (Nyad), Thora Birch (Abracadabra) e Chris Cooper (A Grande Virada). Na avaliação pelo IMDb, a pontuação do longa é de 8.3. Enquanto isso, no Rotten Tomatoes, sua classificação pela crítica especializada é de 87%.

 Divulgação/IMDB Beleza Americana arrematou cinco categorias no Oscar 2000, incluindo os prêmios de Melhor Filme e Melhor Diretor (com Sam Mendes) — Foto: Divulgação/IMDB

4. A Lista de Schindler (1993)

O renomado Steven Spielberg (Os Fabelmans) é o diretor de A Lista de Schindler, disponível pelo Amazon Prime Video. A história do filme se passa durante o regime nazista na Alemanha e segue Oskar Schindler, um empresário que inicialmente aproveita a Segunda Guerra Mundial para o seu lucro, construindo uma fábrica que emprega trabalhadores judeus. No entanto, Schindler presencia as atrocidades do Holocausto e decide se arriscar, ao fazer uma lista de judeus que seriam salvos dos horrores dos campos de concentração.

Adaptação do livro Schindler's Ark, produzido pelo escritor australiano Thomas Keneally, e vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1994, A Lista de Schindler é protagonizado por Liam Neeson (Vingança a Sangue Frio), com Ben Kingsley (Nosso Amigo Extraordinário), Ralph Fiennes (O Menu) e Caroline Goodall (Curtindo a Liberdade) completando o elenco. Nos sites especializados de críticas, o filme possui uma aprovação de 98% pela imprensa especializada no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 9.0 pelo IMDb.

 Reprodução/IMDb A Lista de Schindler conquistou sete estatuetas na edição de 1994 do Oscar, incluindo como Melhor Filme e Melhor Diretor (com Steven Spielberg) — Foto: Reprodução/IMDb

5. De Volta Para o Futuro (1985)

De Volta Para o Futuro é o primeiro título da sequência icônica dirigida por Robert Zemeckis e acompanha a jornada do jovem Marty McFly, um adolescente que se reúne com o cientista Emmett "Doc" Brown e acidentalmente ativa uma máquina do tempo, voltando ao ano de 1955. Nesse período, os pais de Marty estavam no colégio e o garoto acaba provocando danos graves na linha do tempo. Assim, junto de Doc, o protagonista tentará consertar toda essa história.

Disponível nas plataformas Globoplay e Amazon Prime Video, o longa arrematou o Oscar de Melhor Edição de Som em 1986. Michael J. Fox (Spin City) e Christopher Lloyd (The Mandalorian) estrelam o elenco, que também conta com Crispin Glover (Juventude Assassina), Lea Thompson (Tudo por um Gato) e Thomas F. Wilson (Freaks and Geeks). No Rotten Tomatoes, De Volta Para o Futuro exibe uma aprovação de 93% pela crítica. Enquanto isso, pelo IMDb, sua pontuação é de 8.5.

 Reprodução/IMDb Vencedor do Oscar de Melhor Edição de Som em 1986, De Volta Para o Futuro se tornou uma das ficções de viagem no tempo mais marcantes do cinema — Foto: Reprodução/IMDb

Outro diretor ilustre presente na lista é Stanley Kubrick (Laranja Mecânica), diretor de O Iluminado, disponível para assistir nas plataformas Max e Amazon Prime Video. Nessa trama, Jack Torrance é um escritor iniciante que aceita o cargo de caseiro no remoto Hotel Overlook, esperando encontrar inspiração para os textos. Ele se muda para o local com sua esposa Wendy e o filho Danny, que possui dons psíquicos e começa a ter visões inquietantes. Nesse cenário, forças sobrenaturais que habitam o hotel afetam a sanidade de Jack, o deixando em um estado ameaçador.

Adaptado da obra homônima escrita pelo autor Stephen King, O Iluminado é estrelado por Jack Nicholson (Um Estranho no Ninho) e o elenco é complementado por Shelley Duvall (Popeye), Scatman Crothers (Coonskin) e Danny Lloyd (Doutor Sono). Nos sites agregadores de críticas, a produção tem uma pontuação de 8.4 no IMDb e uma classificação de 83% pela crítica especializada pelo Rotten Tomatoes.

 Reprodução/Warner Bros. O Iluminado é um clássico para amantes de filmes de suspense e terror — Foto: Reprodução/Warner Bros.

Pontapé inicial de uma franquia duradoura, Duro de Matar está disponível no Disney+ e tem a direção de John McTiernan (Violação de Conduta). No enredo, o policial John McClane parte para encontrar a espoa Holly em Los Angeles, onde ela está trabalhando para a empresa Nakatomi Plaza. Contudo, durante as festas de Natal, o edifício é invadido por terroristas e as pessoas são feitas de reféns pelo grupo. Com isso, McClane arma uma estratégia para salvar a esposa e os outros convidados dos criminosos.

Indicado para quatro categorias no Oscar 1989, Duro de Matar tem inspirações na obra Nothing Lasts Forever, do autor Roderick Thorp. O elenco conta com as atuações de Bruce Willis e Alan Rickman (franquia Harry Potter), além de Paul Gleason (Clube dos Cinco), Bonnie Bedelia (O Início do Fim) e Reginald VelJohnson (Uma Dupla Quase Perfeita). No IMDb, o longa apresenta uma pontuação de 8.2. Já pelo Rotten Tomatoes, sua aprovação pelos especialistas é de 94%.

 Reprodução/20th Century Fox Duro de Matar: após o primeiro filme lançado em 1988, a franquia teve mais quatro títulos, com o último sendo lançado em 2013 — Foto: Reprodução/20th Century Fox

8. Alien: O Oitavo Passageiro (1979)

O primeiro longa da franquia de sci-fi com terror é dirigido pelo inesquecível Ridley Scott (Gladiador) e pode ser assistido pelo Disney+. A trama se passa em 2122, quando a nave espacial Nostromo retorna à Terra e intercepta sinais misteriosos vindos de um asteroide. Durante a investigação, um dos tripulantes é atacado por uma criatura desconhecida, trazendo um perigo desconhecido para dentro da nave. Aos poucos, os tripulantes são caçados pelo ser enigmático, que deseja matar cada um deles.

Vencedor do prêmio de Melhores Efeitos Visuais no Oscar 1980, Alien: O Oitavo Passageiro conta com um elenco formado por Sigourney Weaver (Nas Montanhas dos Gorilas), Tom Skerritt (Top Gun), Veronica Cartwright (Os Pássaros), Harry Dean Stanton (Twister) e Ian Holm (franquia O Senhor dos Anéis). Nos sites especializados de críticas, a produção apresenta uma aprovação de 83% pela imprensa especializada no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 8.5 pelo IMDb.

 Divulgação/IMDb Alien: O Oitavo Passageiro conquistou um Oscar em 1980 e se tornou uma das franquias mais aclamadas do cinema — Foto: Divulgação/IMDb

9. Clube dos Cinco (1985)

Dirigido por John Hughes (Curtindo a Vida Adoidado), o longa é centrado em cinco adolescentes de perfis distintos, que são forçados a passar um sábado de detenção na biblioteca da escola. A princípio, os jovens acreditam serem totalmente diferentes, com nada em comum entre eles. Entretanto, o grupo começa a conversar, trazer desabafos e compartilhar sonhos e segredos. Assim, os cinco descobrem que podem ser mais parecidos do que imaginavam.

Considerado um clássico cult dos anos 80 e disponível via aluguel no Amazon Prime Video, Clube dos Cinco é protagonizado pelos atores Emilio Estevez (Vidas Sem Rumo), Molly Ringwald (A Garota de Rosa-Shocking), Ally Sheedy (Duas Vezes na Vida), Anthony Michael Hall (Mulher Nota 1000) e Judd Nelson (O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas). Na avaliação pelo IMDb, o filme possui uma pontuação de 7.8. Enquanto isso, no Rotten Tomatoes, sua aprovação é de 87% pelos críticos.

 Divulgação/Universal Pictures Clube dos Cinco é um dos filmes clássicos de John Hughes e um dos símbolos do cinema dos anos 80 — Foto: Divulgação/Universal Pictures

Atualmente disponível no Amazon Prime Video (via Cindie), Apocalypse Now é um filme popular da carreira extensa do cineasta Francis Ford Coppola (A Conversação). Ambientada na Guerra do Vietnã, a história gira em torno de Benjamin Willard, um capitão do exército dos EUA enviado em uma missão sigilosa para encontrar o antigo coronel das Forças Especiais que desapareceu nas selvas do Camboja. Nessa viagem, Willard se depara com os horrores da guerra e o caminho da tarefa vai se tornando cada vez mais perigoso.

Com o roteiro inspirado no livro O Coração das Trevas, produzido pelo escritor britânico Joseph Conrad, o longa ganhou duas estatuetas no Oscar 1980. Os atores Martin Sheen (Nos Bastidores do Poder) e Marlon Brando (Último Tango em Paris) estrelam o elenco, que é completado por Robert Duvall (THX 1138), Laurence Fishburne (franquia John Wick) e Harrison Ford (franquia Indiana Jones). Na avaliação pelo Rotten Tomatoes, Apocalypse Now possui uma aprovação de 90% dos especialistas. Já no IMDb, sua pontuação é de 8.4.

 Reprodução/IMDb Apocalypse Now arrematou duas categorias do Oscar 1980, vencendo como Melhor Fotografia e Melhor Som — Foto: Reprodução/IMDb

11. O Poderoso Chefão (1972)

Outro filme do diretor Francis Ford Coppola, sendo o seu maior sucesso de todos, O Poderoso Chefão narra a ascensão da família mafiosa Corleone, comandada por Vito Corleone. Após uma tentativa de assassinato que deixa Vito incapacitado, o foco recai sobre seu filho mais novo, Michael, que inicialmente reluta em se envolver com os negócios da família. Porém, ao longo do tempo, ele se transforma em um líder implacável e procura seguir o legado do pai.

Considerado um dos melhores longas já feitos, O Poderoso Chefão é baseado no livro homônimo escrito pelo autor Mario Puzo e venceu três Oscars na edição de 1973. O elenco conta com as atuações de Marlon Brando, Al Pacino (Perfume de Mulher), Robert Duvall, Diane Keaton (Alguém Tem que Ceder) e James Caan (Louca Obsessão). Disponível nas plataformas Mercado Play, Globoplay, Paramount+ e Amazon Prime Video, a produção ostenta uma pontuação de 9.2 pelo IMDb e uma aprovação de 97% pela imprensa especializada no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb O Poderoso Chefão conquistou três Oscars na edição de 1973, incluindo como Melhor Filme e Melhor Ator - que foi recusado por Marlon Brando — Foto: Reprodução/IMDb

Disponível via aluguel no Amazon Prime Video, o longa se passa no ano de 1937, em Los Angeles, onde o detetive particular Jake Gittes é contratado por uma mulher rica que suspeita da infidelidade do marido, engenheiro-chefe do Departamento de Águas e Energia. Por outro lado, Gittes descobre que a situação é mais do que um simples caso de adultério. Nesse contexto, o detetive encara uma teia de corrupção, assassinato e segredos familiares.

Chinatown se inspirou na série de conflitos ocorridos durante as Guerras da Água na Califórnia e arrrematou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 1975. Jack Nicholson estrela a produção, que ainda conta com as interpretações de Faye Dunaway (Network: Rede de Intrigas), John Huston (franquia Planeta dos Macacos) e Diane Ladd (Alice Não Mora Mais Aqui). Nos sites especializados de críticas, o filme dirigido por Roman Polanski (O Pianista) exibe uma classificação de 98% pelo Rotten Tomatoes, além de uma pontuação de 8.1 no IMDb.

 Reprodução/IMDb Chinatown recebeu onze indicações ao Oscar de 1975, conseguindo conquistar a categoria de Melhor Roteiro Original — Foto: Reprodução/IMDb

Com informações de IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro