Os filmes curtos para adolescentes trazem histórias cativantes protagonizadas por jovens que podem ser assistidas em apenas uma hora e meia, em média. As Vantagens de Ser Invisível (2012), Morte Morte Morte (2022) e A Mentira (2010) são alguns exemplos de produções com temáticas teen de curta duração, perfeitas para maratonar. Esses e outros títulos integram os catálogos das principais plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video e HBO Max.
Com isso em mente, o TechTudo reuniu aqui uma lista completa trazendo os melhores filmes curtos para adolescentes! Veja enredos, elencos, repercussões e onde assistir a cada obra.
A Mentira (2010) foi um dos primeiros trabalhos de destaque de Emma Stone — Foto: Divulgação/HBO Max Veja os filmes curtos para adolescentes que o TechTudo selecionou:
Começando com essa comédia road trip, em que os amigos Chris e Bud cruzam os Estados Unidos de carro para que o primeiro se declare para uma paixão do colégio, enquanto são perseguidos pela irmã de Bud, a dona do carro que eles roubaram para a aventura. Estrelado por Eric Andre (Coração de Ferro) e Lil Rel Howery (Corra!), o filme da Netflix tem apenas 1 hora e 26 minutos de duração e conta com direção de Kitao Sakurai (Twisted Metal). No Rotten Tomatoes, Bad Trip foi aclamado com 80% de aprovação da crítica e 75% do público. Já no IMDb, a produção recebeu nota 6,5.
Bad Trip é uma comédia original Netflix — Foto: Divulgação/Netflix 2. Morte Morte Morte (2022)
Esse terror slasher com comédia acompanha um grupo de jovens de famílias ricas que passam um fim de semana em uma mansão isolada. Após começarem a jogar Detetive, cujo objetivo é descobrir o responsável por um crime, uma série de acontecimentos estranhos passa a ocorrer, envolvendo traição e morte. Amandla Stenberg (Jogos Vorazes), Maria Bakalova (Borat: Fita de Cinema Seguinte) e Rachel Sennott (Shiva Baby) formam o elenco principal da produção da A24, dirigida por Halina Reijn (Babygirl) e disponível na Netflix. Com 1 hora e 34 de duração, Morte Morte Morte soma 86% de aprovação da crítica e 69% do público no Rotten Tomatoes, além da nota 6,2 no IMDb.
Morte Morte Morte é um dos destaques entre os filmes de terror teen da Netflix — Foto: Divulgação/A24 3. A Caminho da Lua (2020)
Indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro como Melhor Filme de Animação, essa comédia de fantasia e aventura musical segue uma menina que, incentivada pelas histórias da mãe, decide construir uma nave espacial para ir até a Lua e encontrar uma deusa lendária. Com direção de Glen Keane (Enrolados), A Caminho da Lua tem Cathy Ang (And Just Like That...) e Robert G. Chiu (Abominável) no elenco principal e 1 hora e 40 minutos de duração. Disponível no catálogo da Netflix, a produção acumula 81% e 69% de aprovação da crítica e do público, respectivamente, no Rotten Tomatoes e nota 6,3 no IMDb.
A Caminho da Lua se destacou entre as animações nas principais premiações — Foto: Divulgação/Netflix 4. Um Dia Daqueles (2025)
A cantora SZA fez sua estreia como atriz de cinema ao lado de Keke Palmer (Não! Não Olhe!), nessa comédia sobre duas amigas que dividem quarto e correm contra o tempo para conseguirem arrecadar o dinheiro do aluguel antes de serem despejadas. Com 1 hora e 38 minutos de duração, a produção também marcou a estreia de Lawrence Lamont - conhecido pelo trabalho em videoclipes - na direção de um longa e pode ser conferida no catálogo da HBO Max. Um Dia Daqueles conquistou 94% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, 90% do público na mesma plataforma e nota 6,5 pelos usuários do IMDb.
SZA e Keke Palmer em Um Dia Daqueles — Foto: Divulgação/HBO Max 5. Alguém Especial (2019)
Outro filme com estreia na direção é essa comédia romântica assinada por Jennifer Kaytin Robinson (Justiceiras), também responsável pelo roteiro do longa. Com 1 hora e 32 minutos de duração, a trama segue uma jornalista musical que terminou um relacionamento de quase dez anos e, antes de se mudar para São Francisco, embarca em uma noite inesquecível em Nova Iorque com as melhores amigas para começar uma nova fase.
Com Gina Rodriguez (Jane the Virgin), LaKeith Stanfield (Atlanta), Brittany Snow (A Escolha Perfeita) e DeWanda Wise (Ela Quer Tudo) no elenco principal, Alguém Especial é uma produção original Netflix e foi avaliada com 84% de aprovação da crítica e 65% do público no Rotten Tomatoes e nota 6,2 no IMDb.
Alguém Especial é uma comédia romântica fora do normal — Foto: Divulgação/Netflix Outro terror slasher da Netflix entre os filmes curtos para adolescentes é Corte no Tempo, que gira em torno de uma jovem do ensino médio que encontra uma máquina do tempo e volta para 2003 com o objetivo de tentar impedir a morte da irmã. Contudo, ao alterar o passado, ela também afeta o futuro.
Hannah Macpherson (Espíritos na Escola) assina a direção do longa, que foi estrelado por Madison Bailey (Outer Banks) e Antonia Gentry (Ginny e Georgia). Com 1 hora e 32 minutos de duração, Corte no Tempo não soma bons desempenhos nos avaliadores digitais. No Rotten Tomatoes, são apenas 26% de aprovação da crítica e 33% do público. Já no IMDb, foi avaliado com nota 5 pelos usuários da plataforma.
Corte no Tempo mistura terror slasher com ficção científica em uma trama adolescente — Foto: Divulgação/Netflix 7. As Vantagens de Ser Invisível (2012)
Um dos dramas teen mais populares, esse marco dos anos 2010 é focado na história de um adolescente introvertido que, ao mudar de colégio, conhece dois alunos mais velhos que lhe introduzem a uma nova realidade. Estrelado por Logan Lerman (Percy Jackson e o Ladrão de Raios),
Emma Watson (Harry Potter) e Ezra Miller (The Flash), o filme é baseado no best-seller homônimo de Stephen Chbosky, que também assina direção e roteiro do longa. Com 1 hora e 38 minuto de duração, As Vantagens de Ser Invisível está disponível no Amazon Prime Video para assinantes Lionsgate+ e foi aclamado no Rotten Tomatoes com 85% de aprovação da crítica e 89% do público e no IMDb com nota 7,9.
Logan Lerman, Ezra Miller e Emma Watson em cena de As Vantagens de Ser Invisível — Foto: Reprodução/IMDb 8. Confissões de uma Garota Excluída (2021)
Essa produção brasileira da Netflix é baseada no best-seller de Thalita Rebouças e acompanha uma adolescente que acaba de mudar de colégio e tenta se enturmar, mas enfrenta as pressões do bullying e da autoaceitação.
Estrelado por Klara Castanho (Tudo por um Popstar), o longa tem direção de Bruno Garotti (Ricos de Amor) e conta ainda com Lucca Picon (Todas as Garotas em Mim), Marcus Bessa (Sob Pressão) e Caio Cabral (Garota do Momento) no elenco principal. Confissões de uma Garota Excluída tem 1 hora e 32 minutos de duração e recebeu apenas 33% de aprovação do público no Rotten Tomatoes e nota 5,3 no IMDb.
Klara Castanho como Tetê, a protagonista de Confissões de uma Garota Excluída — Foto: Reprodução/IMDb 9. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
A outra produção nacional da lista é um dos destaques dos filmes LGBTQIA+, cuja trama segue um adolescente que tem a vida mudada completamente com a chegada de um novo aluno em seu colégio. O recém-chegado apresenta ao protagonista um jeito de viver livre dos preconceitos, enquanto mexe com o coração dele.
Com 1 hora e 33 minutos, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é dirigido por Daniel Ribeiro (Café com Leite) e conta com atuações de Ghilherme Lobo (Divaldo - O Mensageiro da Paz), Fábio Audi (Vou Nadar Até Você) e Tess Amorim (Música para Morrer de Amor). Multipremiado Brasil afora, incluindo no Festival de Berlim, o longa foi aclamado com 93% de aprovação da crítica e 90% do público no Rotten Tomatoes e nota 7,9 no IMDb.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é um filme brasileiro reconhecido em premiações internacionais — Foto: Reprodução/IMDb Outro filme curto para adolescentes que integra o catálogo da Netflix é Invisível, com 1 hora e 26 minutos de duração. A produção argentina é focada em uma adolescente de 17 anos que trabalha em um pet shop e está no último ano do ensino médio, até que descobre que está grávida. Ela tenta seguir a vida normalmente, mas lida com as consequências de algo tão impactante.
Com direção de Pablo Giorgelli (Las Acacias), a obra é estrelada por Mora Arenillas (Los Amantes Astronautas), enquanto o elenco de apoio conta com Mara Bestelli (O Inverno), Diego Cremonesi (O Tigre Verón) e Agustina Fernandez (A Rainha do Medo). No Rotten Tomatoes, Invisível alcançou 86% de aprovação da crítica e 62% do público. Já no IMDb, o longa foi avaliado com nota 6.
Invisível é um dos destaques entre os filmes curtos para adolescentes da Netflix — Foto: Divulgação/Netflix Emma Stone (Pobres Criaturas) protagonizou essa comédia picante no início da carreira, sobre uma adolescente certinha que conta uma mentira para a melhor amiga popular, dizendo que perdeu a virgindade, o que acaba virando a maior fofoca da escola. Ela fica famosa de repente, mas pela razão errada. Com 1 hora e 33 minutos, A Mentira está disponível nos catálogos da HBO Max e do Amazon Prime Video para assinantes Sony One.
Além de Stone, o elenco conta com Penn Badgley (You), Amanda Bynes (Ela é o Cara), Thomas Haden Church (Homem-Aranha 3), Lisa Kudrow (Friends), Malcolm McDowell (Laranja Mecânica) e Stanley Tucci (O Diabo Veste Prada), enquanto a direção fica a cargo de Will Gluck (Pedro Coelho). A Mentira conquistou 85% de aprovação da crítica e 77% do público no Rotten Tomatoes, além da nota 7 no IMDb.
Emma Stone em cena de A Mentira — Foto: Reprodução/IMDb Por fim, essa comédia dramática estrelada por Hailee Steinfeld (Bravura Indômita). Na trama, que marcou a estreia na direção de Kelly Fremon Craig (Você Está Aí, Deus? Sou Eu, Margaret.), uma estudante enfrenta a complicada situação da melhor amiga namorando o seu irmão. Ela se sente sozinha e desconfortável, até que conhece um garoto atencioso.
Completam o elenco principal do longa Woody Harrelson (True Detective), Kyra Sedgwick (Divisão Criminal) e Haley Lu Richardson (A Cinco Passos de Você). Com 1 hora e 40 minutos de duração, Quase 18 está disponível no Amazon Prime Video com a assinatura Sony One e é considerado um sucesso de crítica e público, com 94% de aprovação da imprensa especializada e 83% da audiência geral no Rotten Tomatoes e nota 7,3 no IMDb.
Hailee Steinfeld como a protagonista Nadine em cena de Quase 18 — Foto: Divulgação/Amazon Prime Video 🎥 Vilões que estavam CERTO e ninguém aceita — na nossa opinião!
Vilões que estavam CERTO e ninguém aceita — na nossa opinião!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 meses atrás
21
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/k/d/QvmwabQB2p149B75Ribg/2025-02-16t142607z-263064880-rc2pvca4zvjm-rtrmadp-3-xai-ai.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/L/j/aI9gb0RsAYLVBjofB0GQ/40itx2ir5hxn74kc6r4fstwbvvq.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/z/W/2c8KrpSnGZY3x4thCWWg/2016-11-08-microsoft-teams2.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro