8 meses atrás 18

12 filmes de espionagem que valem a pena dar uma chance e assistir

Os filmes de espionagem abordam temas diversos, que podem ir de tramas com crimes internacionais a períodos de guerra. Mesmo assim, e algo têm algo em comum: estimulam a imaginação do espectador. Alguns grandes sucessos são Infiltrado na Klan (2018), Sem Saída (1987) e Argo (2012). Essas produções estão disponíveis em plataformas de streaming como Apple TV+, Netflix e Amazon Prime Video.

Pensando nisso, o TechTudo montou uma lista com os 12 principais filmes de espionagem que merecem uma chance. Confira abaixo os títulos, enredos, elenco, repercussões e onde encontrar cada uma das produções.

 Reprodução/Focus Features Infiltrado na Klan é um de vários filmes de espionagem que se passam durante momentos históricos — Foto: Reprodução/Focus Features

Entre os títulos da lista de filmes de espionagem, você encontra:

  1. Operação Red Sparrow (2017)
  2. Infiltrado na Klan (2018)
  3. Intriga Internacional (1959)
  4. Queime Depois de Ler (2008)
  5. Sem Saída (1987)
  6. O Espião que Sabia Demais (2011)
  7. Salt (2010)
  8. Argo (2012)
  9. Espectro (2023)
  10. O Agente da U.N.C.L.E (2015)
  11. Alerta Vermelho (2021)
  12. Código Preto (2025)

1. Operação Red Sparrow (2017)

No longa dirigido por Francis Lawrence (Jogos Vorazes: Em Chamas), a atriz Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida) dá vida à bailarina Dominika Egorova. Após uma lesão que interrompe sua carreira na dança, a personagem principal é recrutada pela melhor escola de espionagem da Rússia. Depois do fim do treinamento, passa a lidar com o agente da CIA, Nathaniel Nash, vivido por Joel Edgerton (O Rei). Ambos desenvolvem uma paixão perigosa, que deixa muitas pessoas em risco.

Disponível para streaming no Disney+, o filme também conta com a participação de Matthias Schoenaerts (A Garota Dinamarquesa), Charlotte Rampling (Duna: Parte 2) e Mary-Louise Parker (Weeds). No IMDb, recebeu a nota 6,6, já no Rotten Tomatoes somente 45% da crítica aprovou a produção.

 Reprodução/20th Century Fox A produção é baseada no livro homônimo do autor americano Jason Matthews — Foto: Reprodução/20th Century Fox

2. Infiltrado na Klan (2018)

Nos Estados Unidos ao final da década de 70, os detetives Ron Stallworth, vivido por John David Washington (Malcom & Marie), e Flip Zimmerman, personagem de Adam Driver (Paterson), conseguem se infiltrar na Ku Klux Klan. Baseada em uma história real, a comédia do diretor Spike Lee (Ela Quer Tudo) mostra como o primeiro homem negro do departamento de polícia de Colorado Springs, com a ajuda de um policial branco, se torna líder da seita. Nos bastidores, ele sabota linchamentos e crimes de ódio planejados pelo grupo, enquanto seu colega se passa por ele em encontros presenciais.

A produção chegou a ganhar o Oscar de melhor roteiro adaptado em 2018. E também caiu no gosto dos espectadores - com nota 7,5 no IMDb e aprovação de 96% da crítica no Rotten Tomatoes, está disponível para aluguel na Apple TV+. Outros grandes atores presentes no elenco são Laura Harrier (Homem-Aranha: De Volta ao Lar), Topher Grace (Em Boa Companhia) e Alec Baldwin (Simplesmente Complicado).

: O roteiro é baseado no livro escrito por Ron Stallworth, homem que inspirou o personagem principal. Lançado em 2014, a obra ficou em primeiro lugar na lista de best-sellers do The New York Times — Foto: Reprodução/Everett Collection : O roteiro é baseado no livro escrito por Ron Stallworth, homem que inspirou o personagem principal. Lançado em 2014, a obra ficou em primeiro lugar na lista de best-sellers do The New York Times — Foto: Reprodução/Everett Collection

3. Intriga Internacional (1959)

Neste clássico do diretor Alfred Hitchcock (Psicose), um publicitário é confundido com um agente do governo. Gary Grant (Jejum de Amor) interpreta o personagem principal Roger Thornhill, e James Mason (Lolita) dá vida a Phillip Vandamm, espião que persegue o civil enquanto ele foge pelos Estados Unidos. Durante a jornada, Roger conhece a bela Eve Kendall, vivida por Eva Marie Saint (Sindicato de Ladrões).

No Oscar de 1960, foi indicado aos prêmios de Melhor Roteiro Original, Melhor Edição e Melhor Direção de Arte. Desde então, Intriga Internacional é consagrado para cinéfilos: 97% da crítica do Rotten Tomatoes aprovou o longa. No IMDb, sua média é de 8,3. O filme pode ser alugado por na Apple TV+.

 Reprodução/Everett Collection Para muitos, “Intriga Internacional” é um dos filmes que consagrou Hitchcock enquanto diretor de cinema. O longa também costuma ser considerado um dos melhores de todos os tempos — Foto: Reprodução/Everett Collection

4. Queime Depois de Ler (2008)

Quando a funcionária de uma rede de academias Linda Litzke, vivida por Frances McDormand (Moonrise Kingdom), entra em contato com um CD perdido ultrassecreto, ela e seu amigo Chad Feldheimer, personagem de Brad Pitt (Clube da Luta), tentam tirar proveito da situação. O material era de Osbourne Cox, interpretado por John Malkovich (Na Linha de Fogo), analista da CIA que tinha acabado de ser demitido.

O elenco é de peso: Tilda Swinton (Expresso do Amanhã), George Clooney (Conduta de Risco) e Richard Jenkins (Quase Irmãos) fazem parte da comédia. O roteiro e a direção são dos irmãos Joel Coen (A Tragédia de MacBeth) e Ethan Coen (Um Homem Sério). Disponível para aluguel na Apple TV+, o longa tem uma média de aprovação de 78% no Rotten Tomatoes e nota 7,0 no IMDb.

 Reprodução/Everett Collection “Queime Depois de Ler” é uma comédia dirigida e escrita pelos irmãos Joel Coen e Ethan Coen — Foto: Reprodução/Everett Collection

A trama gira em torno do jovem tenente naval Tom Farrell, personagem de Kevin Costner (O Mensageiro). O rapaz começa um caso com Susan Atwell, interpretada por Sean Young (Duna). Porém, a moça já era amante do secretário de Defesa David Brice, vivido por Gene Hackman (Operação França). Tom vê Brice assassinando Susan, e o secretário percebe que alguém o flagrou. Mais tarde, ordena que o tenente investigue o caso.

Dirigido por Roger Donaldson (Desafiando os Limites), o longa é um remake do thriller O Relógio Verde que, por sua vez, é baseado no livro de Kenneth Fearing. Para assistir ao filme, basta alugá-lo por Apple TV+. No IMDb, sua média é de 7,1. Já no Rotten Tomatoes, 92% da crítica aprova a produção.

 Reprodução/MUBI “Sem Saída” é lembrado pelo seu final marcante e inesperado — Foto: Reprodução/MUBI

6. O Espião que Sabia Demais (2011)

O romance do diretor Tomas Alfredson (Deixa Ela Entrar) se passa na Inglaterra durante a Guerra Fria. O veterano do serviço secreto inglês, George Smiley, interpretado por Gary Oldman (Batman: O Cavaleiro das Trevas), é acionado após a morte do seu ex-chefe para encontrar um espião soviético que trabalhou para o MI6. A missão dele é encontrar o informante entre os colegas.

Além de Oldman, os atores Tom Hardy (A Origem), Mark Strong (Shazam!) e Colin Firth (Direito de Amar) também fazem parte do elenco. O filme faz parte do catálogo do Amazon Prime Video, e pode ser alugado na Apple TV+. Sua nota média de avaliação no IMDb é de 7,0. No Rotten Tomatoes, recebeu aprovação de 84%.

 Reprodução/Everett Collection O enredo é inspirado no livro de mesmo nome, lançado pelo autor britânico John le Carré em 1974 — Foto: Reprodução/Everett Collection

Angelina Jolie (Garota, Interrompida) interpreta Evelyn Salt, agente da CIA que é acusada de ser uma espiã russa. Em uma tentativa de provar sua inocência, ela foge e utiliza suas habilidades para se manter a salvo. Mas quanto mais tenta escapar, mais a personagem parece culpada.

O suspense de espionagem também é estrelado por Liev Schreiber (Spotlight: Segredos Revelados), Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão), Daniel Olbrychski (Potop) e August Diehl (Bastardos Inglórios). Já a direção é de Phillip Noyce (O Doador de Memórias). Com aprovação de 62% no Rotten Tomatoes e nota média de 6,5 no IMDb, a produção se encontra no catálogo do Prime Video e da Max (antiga HBO Max).

 Reprodução/Columbia Pictures O filme foi originalmente pensado para um protagonista masculino, que seria interpretado por Tom Cruise. Angelina Jolie entrou para a produção depois do cineasta Brian Helgeland reescrever o roteiro — Foto: Reprodução/Columbia Pictures

Baseado em uma história real, o longa acompanha o agente Antonio Mendez, interpretado pelo ator e diretor Ben Affleck (Garota Exemplar). “Argo” se passa em 1979 no Irã, logo após a chegada do aiatolá Khomeini ao poder. O contexto era de protesto contra os Estados Unidos, o que resulta na invasão da embaixada. Seis diplomatas conseguiram se esconder durante meses na embaixada do Canadá, e precisam ser resgatados. O personagem principal, então, sugere usar uma produção de Hollywood como fachada, inspirado na popularidade de “Star Wars”.

Queridinho do público, recebeu 96% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,7 no IMDb. Também venceu o Oscar de melhor filme na cerimônia de 2013. O suspense conta com a participação de Bryan Cranston (Breaking Bad), John Goodman (Rua Cloverfield, 10), e Alan Arkin (Pequena Miss Sunshine). Interessados podem assistir ao filme no Amazon Prime Video.

 Reprodução/Warner Bros. Pictures “Argo”, que é baseado em uma história real, venceu o Oscar de melhor filme na cerimônia de 2013 — Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures

Este suspense sul-coreano dirigido por Lee Hae-young (Believer) se passa durante a colonização japonesa na Coreia, em 1933. Depois que uma organização clandestina contra o governo japonês assassinar o novo residente-geral em Seul, as autoridades reúnem cinco suspeitos para identificar o culpado. Os envolvidos são levados para um hotel em um penhasco à beira mar, e precisam caçar o “fantasma” do grupo.

O elenco é composto por artistas como Sul Kyung-gu (Oásis), Lee Hanee (Flor de Cavaleiro), Park So-dam (Parasita) e Park Hae-soo (Round 6). No IMDb, sua nota média é de 6,2.. Ele faz parte do catálogo do streaming Rakuten Viki.

 Reprodução/CJENM O filme é baseado no romance “Feng Sheng” de 2007, escrito por Mai Jia — Foto: Reprodução/CJENM

10. O Agente da U.N.C.L.E (2015)

No contexto da Guerra Fria, na década de 60, uma organização criminosa quer acessar armas nucleares para desestabilizar ainda mais a relação entre os Estados Unidos e a União Soviética. Com isso, o agente Napoleon Solo da CIA, personagem de Henry Cavill (Liga da Justiça), e o espião da KGB Illya Kuryakin, vivido por Armie Hammer (Me Chame pelo Seu Nome), precisam unir forças. O único problema é que os dois são inimigos mortais.

Sob a direção de Guy Ritchie (Sherlock Holmes), o filme obteve aprovação de 68% no Rotten Tomatoes e 7,2 no IMDb. Também fazem parte do elenco Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa), Elizabeth Debicki (O Grande Gatsby), Hugh Grant (Um Grande Garoto) e Sylvester Groth (Bastardos Inglórios). O filme está disponível na Max.

 Reprodução/Warner Bros. Pictures. Na época do lançamento, o longa foi um fracasso de bilheteria. Porém, em 2021, a revista Rolling Stone o colocou em 50º lugar na lista dos melhores filmes de todos os tempos — Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures.

11. Alerta Vermelho (2021)

Na trama, o melhor agente do FBI, John Hartley, vivido por Dwayne Johnson (Adão Negro), tenta capturar a criminosa conhecida como O Bispo com a ajuda de Nolan Booth, personagem de Ryan Reynolds (Deadpool). A ladra, interpretada por Gal Gadot (Mulher-Maravilha), rouba obras de arte do mundo inteiro. O nome do filme é, inclusive, uma referência ao código emitido pela Interpol depois de localizar o ladrão mais procurado do mundo.

A produção escrita e dirigida por Rawson Marshall Thurber (A Mentira) recebeu nota 6,3 no IMDb, e conquistou a aprovação de 37% da crítica no Rotten Tomatoes. Alerta Vermelho faz parte do catálogo da Netflix.

 Reprodução/Netflix De acordo com a Netflix, o longa foi o mais assistido em seu fim de semana de estreia. Também se tornou o quinto filme mais transmitido em 2021 — Foto: Reprodução/Netflix

O novo longa de Steven Soderbergh (Minha Vida com Liberace) gira em torno de um dilema. Michael Fassbender (Prometheus) dá vida ao espião George, que é casado com a agente Kathryn, interpretada por Cate Blanchett (Carol). Quando surgem suspeitas de que a mulher está traindo sua nação, George precisa escolher entre seu matrimônio e a sua lealdade ao seu país.

Outros nomes do elenco são Gustaf Skarsgård (Oppenheimer), Tom Burke (The Souvenir) Regé-Jean Page (Bridgerton) e Marisa Abela (Industry). Com aprovação de 96% no Rotten Tomatoes e nota 6,8 no IMDb. Interessados podem alugar o filme na Apple TV+.

 Reprodução/Claudette Barius / Focus Features O roteirista David Koepp já afirmou que conversou com espiões e agentes para poder escrever a base do filme — Foto: Reprodução/Claudette Barius / Focus Features

Com informações de IMDb e Rotten Tomatoes.

🎥 Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Como mudar o plano da Netflix

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro