Comprar uma máquina lava-louças vem se tornando um desejo da grande maioria dos consumidores, já que ninguém gosta de perder horas do dia na pia da cozinha lavando as louças sujas. O eletrodoméstico ajuda a otimizar o dia a dia dos usuários, principalmente de quem mora com muitas pessoas ou passa pouco tempo em casa. Mas, um grande risco ao usar a lava-louças na empolgação, é acabar colocando itens que podem ser danificados com a potência do aparelho.
É normal achar que a máquina é inofensiva e, por isso, o TechTudo preparou uma lista para te mostrar alguns itens que não devem ser colocados no dispositivo de jeito nenhum. Afinal, ninguém quer ter a infeliz surpresa de perder um item caro por falta de atenção. Entre a seleção estão utensílios de material sensível, facas muito afiadas, objetos de prata, cerâmica, entre outros. Confira, logo abaixo, tudo que você deve saber para preservar seus objetos de cozinha.
Saiba os itens que não podem ir r à lava-louças de jeito nenhum — Foto: Reprodução/TechTudo O que não deve ser colocado na lava-louças?
Saiba quais os itens que devem ficar longe da lava-louças para preservar não só o funcionamento do aparelho, como também o próprio utensílio. Veja, no índice abaixo, os 12 itens selecionados pelo TechTudo:
- Canecas térmicas
- Tábuas de madeira
- Facas afiadas
- Objetos de prata
- Pratos e potes de porcelana antiga
- Panelas de ferro fundido
- Utensílios de madeira
- Potes de plástico fino
- Frigideira antiaderente
- Cerâmica
- Taças finas
- Panelas de alumínio
As famosas canecas térmicas são um dos itens que devem ficar longe de uma lava-louças. Isso porque, a alta temperatura e a pressão intensa dentro do aparelho podem comprometer o material que torna esses recipientes térmicos eficazes e, consequentemente, fazer com que as canecas percam a capacidade de manter os líquidos gelados ou quentes. Para manter a utilidade, o ideal é sempre lavá-las na pia, com uma esponja macia e detergente neutro.
A lava-louças pode comprometer a eficácia das canecas térmicas — Foto: Reprodução/Amazon Cuidado, pois basta uma única lavagem na lava-louças para que as tábuas de corte de madeira sejam danificadas. A temperatura da água afeta diretamente o material que, mesmo resistente, pode acabar sendo partido, deformado, entortado ou rachado. Embora as tábuas de corte de plástico e pedra possam ser lavadas no dispositivo, as de madeira devem, preferencialmente, seguir a lavagem convencional na pia.
A madeira pode ser deformada quando lavada na máquina lava-louças — Foto: Divulgação/Unsplash (Zaid Hussain Sayed) Para os chefs de cozinha, ou para quem só gosta de manter as facas afiadas, evite colocá-la na máquina de lavar louça, se quiserem manter a eficácia do utensílio. Isso porque, a água quente, em contato por muito tempo, pode danificar o fio da lâmina. Além disso, a intensidade dos ciclos de lavagem tende a fazer com que a faca se movimente no interior e bata em outros itens, comprometendo o fio e também os objetos com quais ela teve contato.
O atrito das facas com outros objetos no interior da máquina pode danificar o fio da lâmina — Foto: (Foto: Reprodução/Amazon) Apesar de não parecer, a prata é um material delicado e que pode sofrer diversa reações químicas, o que o torna muito suscetível a danos externos, principalmente quando lavados na lava-louças. O eletrodoméstico é desenvolvido para lavar itens de louça mais resistentes e duráveis e, por isso, em um ciclo de lavagem naturalmente agressivo, com altas temperaturas e muitos produtos de limpeza abrasivos, a prata corre grande risco corroer, perder o brilho e adquirir outras imperfeições, mesmo que a longo prazo.
Objetos de prata são sensíveis e os ciclos de lavagem itensos podem interferir na sua aparência — Foto: Reprodução/The New York Times Além disso, a interação da prata com utensílios de aço inoxidável pode causar reações que também comprometem o material. Mesmo que alguns especialistas aprovem a lavagem de itens de prata na lava-louças, sem o uso de produtos abrasivos, é menos arriscado lavar as peças à mão.
5. Pratos e potes de porcelana antiga
Os itens de porcelana costumam ser mais finos e frágeis, logo, colocá-los na máquina de lavar louça pode ser um risco para a integridade das peças, principalmente se forem antigas. Isso porque, os anos podem comprometer a resistência original do produto, fazendo com que fiquem mais suscetíveis aos danos. Ainda, a alta temperatura de lavagem e o detergente usado no aparelho podem causar deformações e danos irreparáveis aos objetos de porcelana, que costumam ter valores inestimáveis. Por isso, o mais seguro é sempre lavá-los à mão e com muito cuidado.
Os itens porcelana costumam ser mais finas e frágeis e não devem ser colocados na lava-louças — Foto: Reprodução/Pexels 6. Panelas de ferro fundido
Embora as panelas de ferro fundido passem de geração em geração em uma família, colocá-las na lava-louças interfere diretamente na sua durabilidade. Uma única lavagem na máquina pode danificar a superfície da panela, seja por conta da água quente ou dos produtos abrasivos usados na higienização, que removem os óleos responsáveis por manter a qualidade do material. Além disso, colocar o item com frequência na lava-louças ainda aumenta o risco de surgimento de ferrugem. Portanto, opte sempre por lavar suas panelas de ferro fundido à mão, preferencialmente com uma esponja macia.
Panelas de ferro fundido devem ser lavadas a mão para não perder a antiaderência — Foto: Reprodução/Freepik Assim como a tábua de corte de madeira, outros utensílios do mesmo material estão sujeitos aos danos que a lava-louças pode causar. Esses itens devem sempre ser lavados à mão, com detergente neutro, além de serem 100% secos imediatamente após a lavagem. Isso fará com que o risco de rachaduras, deformações e proliferação de bactérias seja muito menor.
Assim como a tábua de madeira, os demais objetos do mesmo material podem ser danificados na máquina de lavar louças — Foto: Reprodução/Freepik 8. Potes de plástico fino
Embora existam plásticos resistentes, muitos potes são desenvolvidos em versões inferiores do mesmo material. No caso desses itens de plástico fino, a recomendação é de que não sejam levados à lava-louça, pois o calor e os ciclos de lavagem intensos podem derreter, deformar ou danificar os objetos de forma geral. Fique atento e confira os sinais no corpo dos materiais, ou você pode acabar tendo seus pratos temperados com plástico derretido.
Potes e embalagens de plástico podem derreter se ficarem expostos a altas temperaturas — Foto: Reprodução/Freepik 9. Frigideira antiaderente
Apesar dos fabricantes liberarem a lavagem das frigideiras antiaderentes na lava-louças, escolher esse caminho nem sempre pode ser benéfico para o objeto. Isso porque, o revestimento antiaderente corre o risco de ser arranhado e se desgastar facilmente, se exposto a água muito quente, esfregado com força ou colidindo contra outros itens que estejam no aparelho. Dessa forma, opte sempre por lavar a mão.
As altas temperaturas e a intensidade da lavagem tendem a acabar com o revestimento antiaderente da fritadeira — Foto: Divulgação/Le Creuset As peças de cerâmica costumam ser mais delicadas e, por isso, não devem ser colocadas na lava-louças, principalmente quando for uma lavagem junto com outros objetos. A vibração da máquina pode ser um fator a se considerar, pois aumenta o atrito entre os itens, podendo danificar a superfície, ou até mesmo rachar e quebrar a peça. Portanto, é melhor que os itens de cerâmica sejam lavados da forma tradicional.
As peças de cerâmica costumam ser mais delicadas e não devem ser colocadas na lava-louças — Foto: Reprodução/Amazon Taças de vidro finas, como de vinho e champanhe, são peças que devem ficar longe da máquina lava-louças. As chances de quebrar são muito altas e dificilmente vai restar uma taça para contar história. Afinal, a lava-louças possui ciclos agitados, principal fator que pode comprometer essas peças finas e delicadas. Lavá-las na mão com uma esponja macia, secar logo após e guardar novamente é o jeito mais seguro de fazer a higienização.
Taças de vidro finas dificilmente sobrevivem a uma lavagem da máquina lava-louças — Foto: Reprocução/CNET As panelas de alumínio, embora sejam resistentes, arranham com muito mais facilidade, então, uma vez na lava-louças, a probabilidade de sair danificada é muito grande. A agitação dos ciclos de lavagem é o inimigo desse material. No entanto, colocar as panelas no eletrodoméstico não é proibido, desde que não seja feito com frequência, pois isso tende a escurecer, arranhar e deixar o material mais opaco. Logo, mais indicado é que as lavagens sejam alternadas entre à mão e a máquina, para ser possível preservar a aparência e a funcionalidade do objeto.
Com informações de CNET, Electrolux e The New York Times.
Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular
Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
2
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/Y/M/L8akboQ6aSCbqZvDJ2dw/produtos-caseiros-para-ferro-de-passar.png)
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/h/e/UcMQnmROWEelZFmjeSzA/tap-iphone.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/2/I/SIZ9ZmQcqyc1LfBxhFQw/uber-ifood.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro