Os melhores filmes medievais passam por narrativas que combinam drama histórico com ação intensa, ambientadas aproximadamente entre os séculos V e XV. Entre os favoritos dos especialistas, estão títulos que vão dos clássicos como Ran (1985) e Coração Valente (1995), até produções mais modernas como a Trilogia Senhor dos Anéis (2001 - 2003) e O Homem do Norte (2022), que exploram conflitos políticos entre reinos e batalhas por poder com direção e atuações memoráveis. Por sorte, esses e outros filmes do tipo estão disponíveis nas plataformas HBO Max Amazon Prime Video e Globoplay .
Pensando em quem quer conhecer ótimos filmes medievais, o TechTudo listou produções repletas de reinos, castelos e cavaleiros, ambientadas nesse período histórico, que conquistaram a crítica especializada. A seguir, confira informações a respeito das sinopses, elenco principal, repercussão e onde assistir. Essa lista foi feita levando em conta a repercussão em agregadores como o Rotten Tomatoes e o IMDb.
Com um roteiro baseado na lenda escandinava que inspirou Hamlet, O Homem do Norte (2022) conquistou a crítica especializada — Foto: Reprodução/IMDb Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar os melhores filmes medievais segundo a crítica:
1. Trilogia Senhor dos Anéis (2001 - 2003)
Iniciando a lista com a icônica fantasia medieval de Senhor dos Anéis, uma das franquias de adaptações literárias mais bem sucedidas do cinema, tendo vencido 17 Oscars ao longo dos três filmes, incluindo Melhor Filme e Diretor por O Retorno do Rei. Baseada na obra de J.R.R. Tolkien, a saga acompanha a jornada de Frodo, um jovem hobbit e seu amigo Sam, até a Montanha da Perdição, onde devem destruir um anel maligno criado por Sauron, cuja existência ameaça toda a Terra-Média. Ao longo do caminho, elfos, anões, magos e humanos unem forças para impedir que a escuridão retome o poder.
Com direção de Peter Jackson (King Kong) e um elenco estrelado Elijah Wood (O Anjo Malvado), Sean Astin (Como Se Fosse a Primeira Vez), Ian McKellen (X-Men),Liv Tyler (Armageddon) e Viggo Mortensen (Green Book: O Guia), a trilogia recebeu notas altíssimas da crítica especializada no agregador Rotten Tomatoes. A Sociedade do Anel, foi avaliado com 91%, As Duas Torres, recebeu 95% e O Retorno do Rei atingiu 94% de aprovação no portal — todos com certificado fresco. Os longas da trilogia estão disponíveis para assistir no Amazon Prime Video e na HBO Max.
A obra de Senhor dos Anéis faz referências e analogias ao período medieval não apenas na estética mas também em seu roteiro — Foto: Divulgação/IMDb Outra fantasia medieval que a crítica adora é Labirinto, do cineasta Jim Henson (Os Muppets). Na trama, a adolescente Sarah deseja que seu irmão caçula desapareça e tem seu desejo atendido por Jareth, Rei dos Duendes. Pouco depois, arrependida do que fez ao irmão, ela tem até a meia-noite para se redimir, atravessar um labirinto traiçoeiro e evitar que ele seja transformado para sempre.
Com uma ambientação que remete às lendas celtas e tem trilha sonora assinada por David Bowie, que também protagoniza a história ao lado de Jennifer Connelly (Uma Mente Brilhante). Disponível no catálogo da plataforma PLEX, o filme Labirinto recebeu aclamação do público e da crítica, com nota 7.3 no IMDb e aprovação de 77% no Rotten Tomatoes, com selo fresco.
Labirinto (1986) tem trilha sonora assinada por David Bowie — Foto: Reprodução/IMDb Trazendo uma história de terror para o período medieval, este drama psicológico conquistou a crítica especializada nos principais portais. Ambientada no século XVII, a trama acompanha uma família de puritanos que, após serem expulsos de uma comunidade cristã, passam a viver em uma pequena fazenda isolada. A vida pacata da família vira do avesso quando o bebê é raptado e os pais começam a desconfiar que sua filha mais velha é a responsável por seu desaparecimento.
Com texto e direção do cineasta Robert Eggers (O Homem do Norte), o elenco principal conta com atuações de Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha), Ralph Ineson (Nosferatu) e Kate Dickie (Game of Thrones). Com um roteiro inspirado em relatos históricos sobre eventos de paranoia religiosa e bruxaria, o filme de terror se tornou um queridinho da crítica e ostenta uma taxa de 92% de aprovação no Rotten Tomatoes e 7.0 pontos no IMDb. O título A Bruxa está disponível para alugar no Amazon Prime Video, Apple TV+, Claro TV+ e YouTube.
A Bruxa (2015) é um filme medieval de terror ambientado no no século XVII — Foto: Reprodução/IMDb 4. Coração Valente (1995)
Ambientado no século XIII, Coração Valente narra a história de William Wallace, um guerreiro escocês que se torna o principal nome da resistência camponesa contra o governo do Rei Eduardo I. Após perder a esposa em um ataque brutal das forças ingleses, ele lidera seu povo para buscar vingança pela destruição causada em nome do monarca.
Inspirado no poema épico do século XV, de autoria de Blind Harry, o longa-metragem teve uma repercussão positiva de 76% com a crítica no Rotten Tomatoes e 8.3 pontos no portal IMDb. O elenco principal do projeto é protagonizado por Mel Gibson (Mad Max), Patrick McGoohan (O Prisioneiro), Catherine McCormack (Extermínio 2) e Sophie Marceau (franquia 007). O título Coração Valente está no catálogo do Disney+ e Mercado Play.
Coração Valente (1995) se passa no século XIII e conta a história real de William Wallace, um guerreiro escocês que se torna o principal nome da resistência camponesa — Foto: Divulgação/IMDb Com Timothée Chalamet (Duna) no papel de Henrique V, este drama histórico é uma adaptação do cineasta David Michôd (Reino Animal), que une elementos das peças de Shakespeare sobre o monarca inglês. A trama acompanha a difícil ascensão do jovem príncipe ao trono após a morte do pai. Com uma personalidade imatura e relutante, Henrique se vê forçado a amadurecer para liderar a Inglaterra durante a Guerra dos Cem Anos contra a França, ao mesmo tempo em que enfrenta conspirações internas.
Além de Chalamet, o elenco é composto por Joel Edgerton (Matéria Escura), Sean Harris (Desconhecido), Lily-Rose Depp (The Idol), Robert Pattinson (Batman) e Ben Mendelsohn (Invasão Secreta). Disponível no catálogo da Netflix, o longa medieval conquistou o público com 7.3 pontos no IMDb e também a crítica ao atingir 71% de aprovação especializada no Rotten.
O Rei (2019) é uma adaptação estrelada por Timothée Chalamet (Duna) no papel de Henrique V — Foto: Reprodução/IMDb Este é outro longa medieval aclamado pela crítica que é baseado em uma obra Shakespeareana e funciona como uma releitura de Rei Lear. Com direção do cineasta japonês Akira Kurosawa (Os Sete Samurais), Ran narra uma história de disputa por poder ambientada Japão do século XI. Após o monarca Hidetora anunciar que seu reinado será transferido ao seu filho mais velho, os irmãos mais novos do príncipe nomeado iniciam uma conspiração para impedir que ele governe.
Estrelado por Tatsuya Nakadai (A Espada da Maldição), Akira Terao (Sonhos) e Jinpachi Nezu (Gonin), o longa é considerado uma das obras-primas tardias de Kurosawa. Nos agregadores, o projeto atingiu 8.2 pontos no IMDb e índice de 96% de aprovação especializada no Rotten Tomatoes. O título Ran está presente no catálogo do Telecine e Amazon Prime Video, com o canal adicional.
Ran (1985) é uma releitura japonesa da obra Rei Lear de Shakespeare — Foto: Reprodução/IMDb Baseado em fatos reais ocorridos na França do século XIV, O Último Duelo é um drama histórico dirigido por Ridley Scott (Gladiador) que expõe as tensões sociais e políticas da época. Após ser violentada pelo escudeiro Jacques Le Gris, Marguerite de Carrouges desafia as convenções ao denunciar o crime. Sem meios de provar sua palavra, ela se torna o centro do último duelo judicial autorizado pelo rei, travado entre Le Gris e seu marido, o cavaleiro Jean de Carrouges.
O Último Duelo se tornou um dos filmes medievais mais aclamados pela crítica, com avaliações de 7.3 no IMDb e um índice de aprovação de 85% no Rotten Tomatoes. O elenco principal dessa história é composto por Matt Damon (franquia Bourne), Adam Driver (Casa Gucci), Jodie Comer (O Clube dos Vândalos) e Ben Affleck (Águas Profundas).
O Último Duelo é um longa baseado em eventos reais que ocorreram na França do século XIV — Foto: Reprodução/IMDb 8. O Homem do Norte (2022)
Baseado na lenda escandinava que inspirou Hamlet, O Homem do Norte mistura mitologia e ação em uma história de vingança dirigida por Robert Eggers (A Bruxa). A história acompanha Amleth, príncipe viking que presencia o assassinato de seu pai, o rei Aurvandill, que é morto pelas mãos do próprio tio Fjölnir. Após crescer exilado, ele retorna determinado a cumprir seu destino e recuperar o trono que foi usurpado.
Com uma estética marcante e narrativa sombria, O Homem do Norte se destacou com a crítica especializada recebendo avaliações de 7.0 no portal IMDb e aprovação de 90% dos especialistas no Rotten Tomatoes. O sucesso da produção da A24 também se deve ao elenco estrelar com atuações de Alexander Skarsgård (True Blood), Nicole Kidman (De Olhos Bem Fechados), Anya Taylor-Joy (Furiosa: Uma Saga Mad Max), e mais. O título está disponível no Amazon Prime Video.
O Homem do Norte é um filme medieval nórdico produzido pelo estúdio A24 — Foto: Divulgação/Universal Pictures 9. A Lenda do Cavaleiro Verde (2021)
Inspirado em um dos contos mais enigmáticos da mitologia arturiana, A Lenda do Cavaleiro Verde é uma releitura sombria da jornada de Sir Gawain, sobrinho do Rei Arthur, que aceita um duelo contra uma entidade sobrenatural: o Cavaleiro Verde. Após decapitá-lo, Gawain descobre que a criatura permanece viva e exigirá retribuição em um ano. A partir desse momento, ele parte em uma jornada mística e introspectiva repleta de provações.
Dirigido por David Lowery (Peter Pan & Wendy), o filme medieval é estrelado por Dev Patel (A Incrível História de Henry Sugar), Alicia Vikander (Tomb Raider: A Origem) e Joel Edgerton (Bright). A produção foi bem recebida pela crítica e alcançou nota 6.6 no IMDb e índice de 89% de aprovação no Rotten Tomatoes. O título A Lenda do Cavaleiro Verde está no catálogo da HBO Max e também Amazon Prime Video, com o canal adicional.
A Lenda do Cavaleiro Verde é uma releitura sombria da jornada de Sir Gawain, sobrinho do Rei Arthur — Foto: Reprodução/JustWatch 10. O Martírio de Joana D'Arc (1928)
Considerado um dos pilares do cinema mudo, O Martírio de Joana D’Arc retrata o julgamento da jovem Joana em 1431, acusada de heresia pela Igreja. Baseado em registros históricos, o filme acompanha o sofrimento e a firmeza da heroína francesa diante da opressão dos inquisidores. Com direção do dinamarquês Carl Theodor Dreyer (Gertrud), a produção é lembrada pela performance impressionante de Maria Falconetti (La comtesse de Somerive), no papel da protagonista.
Aclamado pela crítica, o longa possui uma pontuação de 8.1 no IMDb e 98% de aprovação da crítica especializada no RT. O Martírio de Joana D'Arc pode ser assistido direto no Telecine ou pelo Amazon Prime Video com o canal adicional.
O Martírio de Joana D'Arc (1928) é considerado um dos pilares do cinema mudo — Foto: Reprodução/JustWatch 12. A Maldição da Bruxa (2017)
Situado na Áustria durante o século XV, no coração da Europa medieval, este longa de terror acompanha Albrun, uma jovem camponesa que vive isolada com sua mãe em uma cabana nas montanhas. Após a morte da matriarca, a garota enfrenta a repulsa da comunidade local e começa a ser assombrada por visões perturbadoras que desafiam sua sanidade.
Com direção de Lukas Feigelfeld (Zona de Interesse), em sua estreia no cinema, o longa alemão conquistou a crítica especializada com avaliação de 93% no Rotten Tomatoes, embora a recepção do público tenha sido mediana, com 5,8 pontos no IMDb. Para assistir a obra e seu elenco composto por Itay Tiran (Lebanon), Agnieszka Żulewska (A Onda) e Arkadiusz Jakubik (Corpus Christi) é necessário assinatura no Amazon Prime Video com o canal adicional Looke.
A Maldição da Bruxa é um filme medieval que combina terror e paranoia religiosa — Foto: Reprodução/IMDb 12. Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975)
O humor irreverente do grupo britânico Monty Python encontra a lenda arturiana nesta comédia cult que satiriza a busca pelo Santo Graal. A trama, segue o Rei Arthur em sua busca por cavaleiros que aceitem participar de sua jornada até um cálice sagrado supostamente utilizado por Jesus na santa ceia.
Dirigido por Terry Gilliam (Medo e Delírio) e Terry Jones (A Vida de Brian), o longa é considerado uma joia da comédia britânica e permanece relevante décadas após seu lançamento, conquistando 8.2 pontos no IMDb e aprovação de 97% da crítica no Rotten Tomatoes. No momento, Monty Python em Busca do Cálice Sagrado pode ser alugado no YouTube.
Neste longa o grupo britânico Monty Python encontra a lenda arturiana nesta comédia cult que satiriza a busca pelo Santo Graal — Foto: Reprodução/MUBI 🎥Como mudar o plano da Netflix
Como mudar o plano da Netflix

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
33
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/B/X/Tg5yhPRdSzeW4k8bZaeA/captura-de-tela-2026-01-24-074127.png)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro