Os filmes surrealistas costumam deixar muitos espectadores sem entender nada, sobretudo quando parecem sonhos. Obras que não se fixam no real e abraçam elementos etéreos, extravagantes e absurdos estão próximos das aventuras que temos durante as boas noites de sono. Filmes consagrados O Globo de Prata (1988), Fonte da Vida (2006), Amores Expressos (1998) e A Viagem de Chihiro (2001) conseguiram replicar sensações oníricas como transição radical de ambientes, filtros visuais enevoados ou nublados, personagens e situações excêntricas e a sensação de que tudo pode ser possível.
Você pode sonhar acordado assistindo aos filmes dessa lista do TechTudo. São 15 produções que você pode facilmente encontrar e plataformas como Amazon Prime Video, Netflix, Looke, Mubi, Darkflix+, YouTube, entre outras. Em cada dica há informações sobre enredo, elenco e notas presentes no IMDb e Rotten Tomatoes.
Fonte da Vida reúne cenas oníricas de viagem no tempo — Foto: Reprodução/The Movie Database Nessa lista, você encontra:
- A Cor da Romã (1969): uma coletânea de cenas poéticas e musicais sobre a vida do poeta armênio Sayat-Nova (1712 – 1795).
- Paprika (2006): a doutora Atsuko Chiba usa de um aparelho para entrar nos sonhos de outras pessoas.
- Globo de Prata (1988): astronautas terráqueos habitam um planeta que, futuramente, dará início a uma sociedade mística.
- Sonhos (1990): coletânea de contos cinematográficos do diretor Akira Kurosawa que são baseados em seus sonhos.
- A Estrada Perdida (1997): um músico acusado de assassinato troca de corpo com um mecânico envolvido com a máfia.
- Persona (1966): uma atriz se envolve profundamente com uma enfermeira que está cuidando de sua voz.
- Memoria (2021): uma pesquisadora escocesa viaja à Colômbia e se depara com um som misterioso e estrondoso.
- Depois de Horas (1985): a perda de uma cédula se transforma no passaporte para diversas confusões na madrugada de Nova Iorque.
- Amores Expressos (1994): dois policiais se envolvem romanticamente com duas mulheres extravagantes e misteriosas.
- Fonte da Vida (2006): um homem viaja para três diferentes momentos da história para salvar a vida de sua esposa.
- A Viagem de Chihiro (2001): uma garota precisa salvar os pais que foram vítimas de um feitiço. Para isso, ela entra em um mundo de bruxas e criaturas estranhas.
- O Cristal Encantado (1983): em um mundo habitado por criaturas boas e más, só um cristal pode restaurar o equilíbrio de paz entre todos
- Stalker (1979): um grupo de pessoas invade um território protegido pelo governo para experimentar uma realidade além das normas da ciência.
- Amor Além da Vida (1998): após a morte e entrada no paraíso, um homem precisa resgatar sua esposa, que morreu e foi parar em outro plano.
- A Montanha Sagrada (1973): um alquimista e seus discípulos tentam superar os deuses que habitam uma montanha sagrada.
A Cor do Romã une o que há de mais extravagante, pitoresco e poético dentro da cultura armênia. Influente até os dias atuais, a obra serve como cinebiografia do poeta armênio Sayat-Nova (1712 – 1795). Seguindo uma narrativa não muito focada em diálogos, o filme acompanha a jornada de Sayat em diferentes capítulos e fases de vida, onde as cenas lembram pinturas e poesias animadas. Sofiko Chiaureli (O Trovador Kerib), Vilen Galstyan e Giorgi Gegechkori (A Selva) estão no elenco principal.
- Direção: Sergei Parajanov (Sombra dos Ancestrais Esquecidos)
- Gênero: filme de vanguarda, biografia
- Notas: 7,5 no IMDb e 95% de aprovação no Rotten Tomatoes
- Onde assistir: Amazon Prime Video e Mubi
A Cor da Romã é um musical com visual poético que referencia a cultura armênia — Foto: Reprodução/The Movie Database Junto com Perfect Blue (1997), Paprika é um dos filmes mais cultuados do saudoso diretor e animador japonês Satoshi Kon. A animação adulta vai fundo em temas neurais e que podem fascinar (e ao mesmo tempo bagunçar) a mente do espectador. Fantasia e realidade se misturam quando a Dra. Atsuko Chiba usa ilegalmente um aparelho capaz de fazer com que pessoas entrem nos sonhos de outras. Quando o aparelho é roubado, Chiba atua nessa realidade onírica como detetive para ajudar a solucionar o crime junto com um investigador pouco familiarizado com esse universo.
Fazem parte do elenco de dublagem brasileira Letícia Quinto (Bob Esponja), Antônio Moreno (Uma Família da Pesada), Gileno Santoro (Dragon Ball Z) e Wendel Bezerra (One Piece).
- Direção: Satoshi Kon
- Gênero: anime, ação
- Notas: 7,7 no IMDb e 87% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Onde assistir: Darkflix+
Paprika é uma criação do animador Satoshi Kon, mesmo criador de Perfect Blue — Foto: Reprodução/The Movie Database Resgatado pela nova geração de cinéfilos graças a edits (vídeos curtos e com edição amadora sobre filmes e séries) no Instagram e no TikTok, O Globo de Prata é tão extravagante e surreal que parece ter sido feito IA. O longa polonês une fantasia e ficção científica ao falar da viagem espacial de um grupo de astronautas em busca de um novo planeta. Eles desembarcam em um planeta aparentemente desabitado. Futuramente, a nova geração de exploradores espaciais dará início a uma nova civilização mística e cósmica. Estão no elenco Andrzej Seweryn (Terra Prometida), Jerzy Trela (Quo Vadis?) e Grazyna Dylag (Sem Tempo para Morrer).
- Direção: Andrzej Żuławski (Possessão)
- Gênero: ficção científica, suspense
- Notas: 7,1 no IMDb e 100% de aprovação no Rotten Tomatoes
- Onde assistir: Darkflix+
O Globo de Prata mistura ficção científica com fantasia surrealista — Foto: Reprodução/The Movie Database O antepenúltimo filme do diretor japonês Akira Kurosawa resume por completo toda a proposta dessa lista. Mais do que uma coletânea de oito contos (que retratam temas diversos, como lendas, jardinagem, casamento e o medo nuclear no Japão), Sonhos reúne diferentes imagens que nada mais são do que pinturas animadas que convergem com música, cultura e folclore nipônico – tudo inspirado em sonhos de Kurosawa. Akira Terao (Ran), Chishu Ryu (Era Uma Vez em Tóquio) e o cineasta Martin Scorsese (Assassinos da Lua das Flores) estão no elenco principal.
Em um de seus últimos filmes, Kurosawa reúne diferentes contos cinematográficos que parecem sonhos — Foto: Reprodução/The Movie Database 5. A Estrada Perdida (1997)
A narrativa lenta, a trilha sonora ambiente, os personagens surreais e a mudança aleatória de protagonista fazem do longa A Estrada Perdida um sonho que, aos poucos, vira pesadelo. Nessa obra do diretor David Lynch (Veludo Azul), vemos a angústia do saxofonista Fred Madison ao ser acusado injustamente de ter matado Renee, sua namorada. Na prisão, ele troca de corpo com Pete Drayton, um jovem mecânico que tem um caso com Alice, esposa de um mafioso e que é extremamente parecida com Renee.
Fazem parte do elenco principal Bill Pullman (Independence Day), Patricia Arquette (Ruptura), Robert Blake (Baretta) e Balthazar Getty (O Senhor das Moscas).
- Direção: David Lynch
- Gênero: drama, suspense
- Notas: 7,6 no IMDb e 69% de aprovação no Rotten Tomatoes
- Onde assistir: Telecine e Mubi
A Estrada Perdida é um suspense com misterios surreais no enredo — Foto: Reprodução/The Movie Database Também conhecido no Brasil como Quando Duas Mulheres Pecam, Persona ganhou fama atemporal entre os cinéfilos não só pela trama complexa, como também pelo famoso enquadramento de rostos sobrepostos que é replicado até hoje na sétima arte. A atriz Elisabeth Vogler fica muda após uma atuação intensa no teatro. Ela passa a viver sozinha em uma casa de praia, sob os cuidados da enfermeira Alma. Para além da atenção clínica, surge entre as duas uma relação de dependência mútua, mas também de reviravoltas.
- Direção: Ingmar Bergman (O Sétimo Selo)
- Gênero: drama, suspense
- Notas: 8 no IMDb e 91% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Onde assistir: Amazon Prime Video
Longa de Ingmar Bergman ficou conhecido pelos enquadramentos de sobreposição de rostos — Foto: Reprodução/The Movie Database O céu constantemente nublado de Bogotá, capital da Colômbia, favorece o clima soturno e misterioso do longa Memoria. A atriz escocesa Tilda Swinton (Dr. Estranho) interpreta Jessica Holland, uma colecionadora de orquídeas que viaja à capital colombiana para reencontrar sua irmã. Durante sua estadia, no entanto, ela é constantemente perturbada por estrondos sonoros dos quais ela não reconhece, fazendo com que Jessica investigue a fundo a origem desses barulhos. Além de Swinton, estão no elenco Jeanne Balibar (Deixe-me), Juan Pablo Urrego (Delírio) e Daniel Giménez Cacho (Cronos).
- Direção: Apichatpong Weerasethakul (Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas)
- Gênero: drama, suspense
- Notas: 6,4 no IMDb e 90% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Onde assistir: Amazon Prime Video e Mubi
Memória é um drama atmosférico estrelado por Tilda Swinton — Foto: Reprodução/The Movie Database 8. Depois de Horas (1985)
Sabe aquele tipo de sonho onde você está em um local e depois você aparece em outros completamente diferentes e absurdos? É o que ocorre no filme Depois de Horas, comédia de Martin Scorsese que se tornou um clássico nos anos 1980. O filme é protagonizado por Paul Hackett, um operador de computadores que, durante uma viagem de táxi noturna, acaba perdendo o dinheiro da corrida. Na tentativa de recuperar a grana, Paul acaba se envolvendo em uma série de situações constrangedoras, surreais e até ameaçadoras.
No elenco principal, estão presentes Griffin Dunne (Ladrões), Rosanna Arquette (Imensidão Azul), Verna Bloom (O Estranho Sem Nome), Linda Fiorentino (MIB - Homens de Preto), Cheech Marin (Queimando Tudo) e Will Patton (Sonhos de Trem).
- Direção: Martin Scorsese
- Gênero: comédia
- Notas: 7,6 no IMDb e 90% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Onde assistir: Amazon Prime Video, Looke e NetMovies
Clássico da comédia dirigido por Martin Scorsese acompanha a jornada louca de um homem por lugares obscuros durante a madrugada de Manhattan — Foto: Reprodução/The Movie Database 9. Amores Expressos (1994)
Uso de cores saturadas, histórias que se cruzam de forma não linear e personagens extravagantes demais para serem reais são os elementos que fazem de Amores Expressos um sonho urbano. Aqui conhecemos dois casais que vivem dinâmicas completamente fora do comum. Um policial, conhecido apenas pelo número 223, está interessado em uma mulher de peruca loira e que usa óculos escuros. Um outro colega policial, desta vez, se vê envolvido com uma jovem e peculiar garçonete de uma lanchonete 24 horas.
Amores Expressos é estrelado por Brigitte Lin (Cinzas do Passado), Takeshi Kaneshiro (O Clã das Adagas Voadoras), Tony Leung (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis), Valerie Chow (Fantasmas) e Faye Wong (2046 - Os Segredos do Amor).
- Direção: Wong Kar Wai (Anjos Caídos)
- Gênero: drama, romance
- Notas: 7,9 no IMDb e 89% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Onde assistir: Amazon Prime Video e Mubi
Dirigido por Wong Kar-Wai, longa chinês usa de cores vibrantes e uma narrativa não-linear — Foto: Reprodução/The Movie Database Diferente de outros filmes perturbadores da filmografia de Darren Aronofsky, como Réquiem para um Sonho (2000) e Mãe! (2017), Fonte da Vida segue um caminho mais contemplativo, futurista e existencial. Tomas Creo, o protagonista desta história, está obstinado a encontrar uma forma de manter viva sua mulher amada, mas que está enferma.
Ele consegue viajar por distintas eras do tempo onde Tomas assume diferentes personalidades: no século 16, está em busca da fonte da juventude; nos dias atuais, Tomas tenta encontrar a cura do câncer; séculos a frente no futuro, o protagonista descobre diversos segredos do universo. Hugh Jackman (Deadpool & Wolverine) e Rachel Weisz (A Múmia) estão no elenco.
- Direção: Darren Aronofsky
- Gênero: ficção científica, romance
- Notas: 7,1 no IMDb e 52% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "podre")
- Onde assistir: Disney+
Fonte da Vida é dirigido por Darren Aronofsky — Foto: Divulgação/IMDb 11. A Viagem de Chihiro (2001)
Vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2002, A Viagem de Chihiro colocou o Studio Ghibli no radar de interesse de muitos otakus pelo mundo que se apaixonaram pelas aventuras surrealistas criadas por Hayao Miyazaki (O Menino e a Garça). Durante uma viagem de carro, a família da garota Chihiro para em um estranho parque abandonado onde eles se transformam em porcos. Para desfazer essa maldição, Chihiro adentra em um mundo fantástico com habitantes ora encantadores, ora perturbadores.
- Direção: Hayao Miyazaki
- Gênero: animação, aventura
- Notas: 8,6 no IMDb e 96% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Onde assistir: Netflix
A Viagem de Chihiro: com uma estrutura narrativa semelhante ao clássico Alice no País das Maravilhas, o filme japonês é um dos mais famosos da cultura pop — Foto: Reprodução/Studio Ghibli 12. O Cristal Encantado (1983)
Dirigido por Frank Oz, marionetista da Vila Sésam, e Jim Henson, criador dos Muppets, O Cristal Encantado passa longe (mas nem tanto) da temática infantil dessas produções para adentrar num universo de fantasia sombria onde todos os personagens são bonecos de marionete. Nesta realidade mágica, o órfão Jen, que foi criado por feiticeiros benéficos, parte em uma jornada para reencontrar um cristal que pode restaurar a bondade em um mundo afetado por criaturas malignas que tomaram o poder.
- Direção: Frank Oz e Jim Henson
- Gênero: fantasia, aventura
- Notas: 8,6 no IMDb e 96% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Onde assistir: Amazon Prime Video, Looke e NetMovies (gratuito com anúncios)
Filme de fantasia sombria é dirigido por Frank Oz e Jim Henson, responsáveis pelas franquias Os Muppets e Vila Sésamo — Foto: Reprodução/The Movie Database Longo, atmosférico e com uma narrativa que flui no seu momento (para não dizer excessivamente lenta), o sci-fi soviético Stalker é uma adaptação do romance Piquenique na Estrada, escrito pelos irmãos russos Arkádi e Bóris Strugátski. Na trama, vemos que certas áreas da Rússia conhecidas como "zonas" são controladas e vigiadas constantemente pelo governo. Isso porque, nessas regiões, as normas da ciência que fazem parte da nossa realidade, como gravidade e o tempo, não se aplicam de forma convencional.
O protagonista do longa é um "stalker", uma pessoa que consegue entrar nas zonas sem ser percebido pelos guardas que as vigiam. Uma vez dentro desse ambiente, o "escritor" e o "professor", dois clientes dos serviços do stalker, vislumbram um mundo de sonhos, mas que também pode custar suas vidas. Alexander Kaidanovsky (Gost), Anatoly Solonitsyn (O Espelho), Alisa Freindlich (Romance de Escritório) e Nikolai Grinko (A Infância de Ivan) estão no elenco.
- Direção: Andrei Tarkovsky (Stalker)
- Gênero: drama, ficção científica
- Notas: 8 no IMDb e 100% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "fresh")
- Onde assistir: Darkflix+ (gratuito com anúncios)
Stalker é uma adaptação do romance russo Piquenique à Beira de Estrada, dos irmãos Arkádi e Bóris Strugátski — Foto: Reprodução/The Movie Database 14. Amor Além da Vida (1998)
Apesar de ignorado pela crítica durante seu lançamento, Amor Além da Vida continua a emocionar espectadores que gostam de romances fantásticos e que exploram temas melancólicos, como a morte de pessoas amadas e a superação do luto. Robin Williams (Jumanji) interpreta Chris Nielsen, um pai de família que supera, junto com a esposa, a perda de seus filhos em um acidente de carro.
Mas quando Chris morre, sua esposa não aguenta a depressão e comete suicídio. Agora, resta ao protagonista, que está no paraíso, resgatar a alma de esposa, que está no inferno. Cuba Gooding Jr. (American Crime Story), Annabella Sciorra (Febre da Selva), Jessica Brooks Grant (O Clube do Imperador) e Max von Sydow (O Exorcista) estão entre os principais nomes do elenco.
- Direção: Vincent Ward (Honra e Liberdade)
- Gênero: drama, romance
- Notas: 7 no IMDb e 51% de aprovação no Rotten Tomatoes (selo "podre")
- Onde assistir: aluguel no Amazon Prime Video e Apple TV
Amor Além da Vida fala sobre família que luta para se encontrar após a morte — Foto: Reprodução/IMDb 15. A Montanha Sagrada (1973)
Quem é obcecado por filmes surrealistas já deve conhecer a carreira do cineasta franco-chileno Alejandro Jodorowsky, que normalmente envereda por temas esotéricos em suas produções de difícil entendimento em termos narrativos, mas com grande potencial estético. Em A Montanha Sagrada, vemos uma explosão de referências do lado místico do cristianismo, judaísmo e islamismo. Um alquimista (Jodorowsky) reúne sete pessoas para que estes, representando planetas do Sistema Solar, possam escalar a Montanha Sagrada e, assim, substituir os deuses que lá habitam.
- Direção: Alejandro Jodorowsky (El Topo)
- Gênero: drama, romance
- Notas: 7,7 no IMDb e 84% de aprovação no Rotten Tomatoes
- Onde assistir: Darkflix+
Clássico do cinema surrealista, filme do diretor Alejandro Jodorowski mistura conceitos místicos de diferentes religiões e correntes esotéricas — Foto: Reprodução/The Movie Database 🎥 Qual filme MUDOU a sua vida? Perguntamos para a redação do TechTudo!
Qual filme MUDOU a sua vida? Perguntamos para a redação do TechTudo!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
4

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/7/Y/3R07tySTOaP5XlV88nVA/dare-you-to-death-dorama-tailandes-netflix-episodios.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/1/D/L04AQQRQiFf0VDOXqHzA/design-sem-nome-2026-02-06t103123.577.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/i/A/EqkbzXSpiE5BPS7OXoSA/apps-3-6-.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/o/u/v2hqAIQhAxupABJOskKg/1-captura-de-tela-2024-07-19-185812-39009722.png)






Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro