Os melhores filmes de ficção cientíica de 2024 foram grandes sucessos no cinema e em streamings como Netflix, Amazon Prime Video e Max (antiga HBO Max). Tanto o cinema hollywoodiano quanto de fora dos Estados Unidos investiram em tramas onde os avanços da tecnologia estiveram diretamente ligadas à narrativas dos mais diversos gêneros, como animações infantis, romance, drama, comédia e ação. Enquanto Hollywood produziu blockbusters como Furiosa (2024), Alien: Romulus (2024) e Duna: Parte 2 (2024), outros países da Europa e Ásia também se destacaram nesse ano.
É o caso do franco-espanhol Meu Amigo Robô (2024), o sul-coreano Em Ruínas (2024) e francês A Besta (2024). Todos os títulos que tiveram lançamento comercial nesse ano e que você deve assistir o quanto antes estão nesta lista do TechTudo. São dicas essenciais para quem é assinante de plataformas de streaming e aluguel. Além disso, em cada dica há informações sobre as notas do público e crítica no Rotten Tomatoes e IMDb. Veja, a seguir.
Furiosa: Uma Saga Mad Max está entre os 10 filmes de ficção científica de 2024 que você já pode assistir online — Foto: Divulgação/Rotten Tomatoes Quer começar o ano de 2025 já por dentro das novidades científicas? Então não deixe de acompanhar os filmes abaixo.
A franquia Alien está mais viva (e aterrorizante) do que nunca graças a Romulus, novo capítulo da franquia lançado nos cinemas em agosto nesse ano. Dirigido por Fede Álvarez (O Homem nas Trevas), o título está disponível no Disney+ junto com os outros filmes da franquia de horror espacial. Fazem parte do elenco Cailee Spaeny (Guerra Civil), David Jonsson (Industry), Archie Renaux (Upgrade: As Cores do Amor) e Isabela Merced (Madame Teia).
O enredo se passa entre cronologia de Alien: O Oitavo Passageiro (1979) e Aliens: O Resgate (1986). Nesse novo capítulo, um grupo de exploradores espaciais recebe um chamado de uma estação abandonada. Ao entrarem no local, dão de cara com uma criatura parasita e assassina com desejo de exterminar todos os seres vivos que encontrar pelo caminho. Além da nota alta de 7,1 no IMDb dada pelo público, os críticos garantiram ao novo filme 79% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Alien: Romulus é o último lançamento da franquia, que se iniciou com Alien: O Oitavo Passageiro (1979), do cineasta Ridley Scott — Foto: Reprodução/20th Century Studios Duna foi mais uma franquia aclamada dentro do sci-fi (seja dentro do reduto literário como no cinema) a ganhar uma nova produção nesse ano. A segunda parte da odisseia trazida pelo cineasta Denis Villeneuve (Os Suspeitos) contou com Timothée Chalamet (Wonka), Zendaya, Rebecca Ferguson (Silo), Florence Pugh (Midsommar), Christopher Walken (Ruptura), Dave Bautista (Blade Runner 2049), Javier Bardem (A Pequena Sereia) no elenco principal. Tanto os filmes quanto a série Duna: A Profecia estão na Max.
Paul Atreides (Chalamet) se alia aos Fremen para derrubar a influência da Casa Harkonnen no planeta Arrakis, mais conhecido como "Duna". Enquanto parte do povo nativo vê o príncipe como o novo Lisan al Gaib, o profeta capaz de levar os Fremen à libertação, Atreides está interessado em manipular as crenças do povo nativo para ter um largo exército capaz de pôr em prática sua vingança. A parte 2 obteve 8,2 no IMDb e 92% no Rotten Tomatoes.
Duna - Parte 2 já está disponível para aluguel nas principais plataformas online — Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures 3. Furiosa: Uma Saga Mad Max (2024)
Com Anya Taylor-Joy (O Menu) no papel principal, Furiosa se tornou o primeiro filme da franquia Mad Max a ser estrelado por uma mulher. O primeiro spin-off da saga contou novamente com a direção do diretor George Miller. O enredo se centraliza na vida pregressa da Imperatriz Furiosa antes dos eventos de Estrada da Fúria (2015). Vemos como a personagem foi raptada ainda na infância por homens do líder tirano Dementus e como ela, já adulta, foi parar no harém do vilão Immortan Joe.
Para compor essa nova história, foram convocados Chris Hemsworth (Resgate), Tom Burke (Só Deus Perdoa), Lachy Hulme (A Pequena Morte), Nathan Jones (Troia) e Alyla Browne (As Flores Perdidas de Alice Hart) para o elenco. Furiosa, assim como os demais filmes da franquia, está disponível no Max. As médias são de 90% de aprovação no RT e nota 7,6 no IMDb.
Furiosa: Uma Saga Mad Max é protagonizado por Anya Taylor-Joy — Foto: Divulgação/IMDb 4. Ultraman: A Ascensão (2024)
O gigantesco herói japonês Ultraman ganhou um filme que celebra seus 58 anos dentro da cultura pop. Em A Ascenção, vemos o astro do baseball Ken Sato assumindo seu papel como Ultraman em meio ao caos da cidade de Tóquio, que a cada dia é destruída por monstros gigantescos. Mas uma grande surpresa em sua vida é a presença de um bebê kaiju de 35 metros que precisa dos seus cuidados, pois a criaturinha é alvo de um grupo que quer usá-la para planos perversos.
A animação feita entre a Netflix e Tsuburaya Productions teve direção de Shannon Tindle (Kubo e as Cordas Mágicas) e a dublagem de Christopher Sean (Hawaii Five-0), Gedde Watanabe (Mulan), Tamlyn Tomita (Karatê Kid 2), Keone Young (Hi Hi Puffy AmiYumi) e Julia Harriman (The Eddy). O longa recebeu nota 6,9 no IMDb e aprovação de 86% no Rotten Tomatoes.
Ultraman: A Ascensão saiu exclusivamente para Netflix — Foto: Reprodução/IMDb 5. Um Lugar Silencioso: Dia Um (2024)
Estrelado por Lupita Nyong'o (Pantera Negra) e Joseph Quinn (Stranger Things), Um Lugar Silencioso: Dia Um coloca o espectador no momento exato da invasão de alienígenas assassinos guiados pelo som. Samira (Nyong'o) é uma poetisa que luta contra um câncer terminal. Já Eric (Quinn) é um intercambista inglês que não tem condições de sobreviver sozinho a essa ameaça. Juntos, eles buscam uma forma de chegar ao um lugar seguro fazendo o mínimo de ruído.
O longa está no catálogo do Paramount+. A obra do diretor Michael Sarnoski (Pig) ainda é estrelada por Alex Wolff (Hereditário), Djimon Hounsou (Gladiador), Eliane Umuhire (Árvores da Paz), Alfie Todd (A Casa do Dragão) e Takunda Khumalo (Mittens & Pants). Dia Um recebeu nota 6,3 no IMDb e aprovação de 87% no Rotten Tomatoes.
Um Lugar Silencioso: Dia Um narra o dia da invasão alienígena — Foto: Divulgação/IMDb 6. Planeta dos Macacos: O Reinado (2024)
Presente na cultura pop desde 1968, a franquia Planeta dos Macacos ganhou uma nova trilogia nesse ano com a estreia de O Reinado. Com direção de Wes Ball, a trama se passa gerações após a trilogia de Caesar (2011 à 2017). Noa é um chimpanzé que vive em uma comunidade símia aterrorizada pelo exército de Proximus Caesar, um tirano que se autointitula o novo herói entre os macacos. Para destronar o líder, Noa conta com a ajuda de Nova, uma humana que esconde um segredo capaz de gerar ainda mais conflitos entre os símios falantes.
Para o elenco (tanto na captura de movimentos como de forma real), foram convocados Owen Teague (It: A Coisa), Freya Allan (The Witcher), Peter Macon (The Orville), William H. Macy (Shameless), Travis Jeffery (Preacher) e Kevin Durand (Noé). O Reinado está no catálogo do Disney+ junto com os outros filmes da franquia Planeta dos Macacos. As notas elogiosas dadas pela crítica e público foram de 6,9 no IMDb e 80% no Rotten Tomatoes.
O Reinado segue uma nova história após os eventos da saga prequel iniciada em 2011 — Foto: Reprodução/The Movie Database Adaptação do livro homônimo de Peter Brown, Robô Selvagem botou crianças e adultos para se emocionarem com uma história de aventura, amizade e muita ficção científica robótica. A narrativa é protagonizada por ROZZUM 7134, um robô gigante que caiu por acidente em uma ilha paradisíaca habitada por animais de diferentes espécies. Seu principal amigo nesse novo território é Bico-Vivo, um pequeno ganso órfão que precisa de cuidados.
Disponível para aluguel no Amazon Prime Video, Apple TV+ e YouTube, o longa recebeu avaliações de 97% no Rotten Tomatoes e 8,2 no IMDb. O título é dirigido por Chris Sanders (Lilo & Stitch) e conta com as vozes de Lupita Nyong'o, Pedro Pascal (The Last of Us), Kit Connor (Heartstopper), Bill Nighy (Simplesmente Amor), Stephanie Hsu (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo), Mark Hamill (franquia Star Wars), Catherine O'Hara (Os Fantasmas Se Divertem) e Ving Rhames (franquia Missão Impossível) na dublagem.
Baseado na série literária do autor Peter Brown, Robô Selvagem traz Lupita Nyong'o como a voz da robô Roz — Foto: Reprodução/DreamWorks A Besta é um drama sci-fi francês que circulou em festivais no ano passado, mas que estreou comercialmente no Brasil e no mundo no começo de 2024. Com direção e roteiro de Bertrand Bonello (Saint Laurent), a trama se passa em uma realidade onde a inteligência artificial está ativa na vida de todos e as emoções humanas são radicalmente suprimidas. Gabrielle é uma mulher que quer purificar seu DNA para cumprir essa norma, mas o procedimento a leva para uma viagem aos seus antepassados onde ela passa a refletir sobre sua personalidade.
Léa Seydoux é a estrela do filme, enquanto George MacKay (1917), Guslagie Malanda (Saint Omer), Dasha Nekrasova (A Casa Dividida), Martin Scali (Asteroid City), Elina Löwensohn (Simples Desejo), Marta Hoskins (Retrato do Artista) e Julia Faure (Coma) completam o elenco. Disponível no Mubi, o título possui nota 6,5 no IMDb e aprovação de 86% no Rotten Tomatoes.
A Besta acompanha a jornada temporal de uma mulher por três eras diferentes — Foto: Reprodução/The Movie Database 9. Eu Vi O Brilho da TV (2024)
Mais voltado ao terror, Eu Vi O Brilho da TV é um sci-fi que navega pelas ondas mais sombrias da TV e da personalidade humana. Com Justice Smith (Detetive Pikachu) e Brigette Lundy-Paine (Atypical) no elenco principal, a trama narra a obsessão dos amigos Owen (Smith) e Maddy (Lundy-Paine) em um misterioso programa televisivo exibido de madrugada. As transmissões sobrenaturais fazem com que eles percam a total noção sobre a realidade onde vivem.
Presente no catálogo do YouTube para aluguel, o título é estrelado por Helena Howard (A Madeline de Madeline), Conner O'Malley (Morte, Morte, Morte), Emma Portner (Ghostbusters: Mais Além), Danielle Deadwyler (Till - A Busca por Justiça) e os cantores Lindsey Jordan e Fred Durst, este último vocalista da banda Limp Bizkit. Eu Vi o Brilho da TV rendeu avaliações de 84% no Rotten Tomatoes e 5,8 no IMDb.
Dois jovens ficam fascinados com o conteúdo de um programa misterioso de TV — Foto: Reprodução/The Movie Database A estreia do astro Daniel Kaluuya (Corra!) na direção junto com Kibwe Tavares (Jonah) rendeu um dos filmes mais assistidos da Netflix nesse ano. The Kitchen é uma trama de ação distópica e cheia de críticas sociais onde vemos uma civilização segregada pelas diferenças de classe. Izi é morador do The Kitchen, um conjunto habitacional dedicado aos mais pobres. Ele está prestes a participar de um plano criminoso que pode tirá-lo da miséria. Mas quando um garoto chamado Benji surge, sua vida ganha um novo propósito.
The Kitchen estreou em festivais no ano passado, mas só em janeiro desse ano é que o longa estreou na Netflix. Dos principais nomes do elenco estão Kane Robinson (Top Boy), Jedaiah Bannerman, Hope Ikpoku Jr (O Dia do Chacal), Teija Kabs, Demmy Ladipo (Five Dates) e o rapper BackRoad Gee. Enquanto o filme rendeu apenas 4,8 entre os usuários do IMDb, no Rotten Tomatoes a aprovação da crítica foi de 91%.
O rapper britânico Kano atua ao lado de Jedaiah Bannerman em The Kitchen — Foto: Reprodução/IMDb Apesar de ter sido lançado em festivais em 2022, O Podcast só chegou nos circuitos comerciais em 2024. O longa australiano ficou conhecido por apresentar apenas uma atriz em tela; nesse caso, Lily Sullivan (A Morte do Demônio: A Ascensão). A história se desenvolve de forma simples, com Lily interpretando uma podcaster que conversa com seus ouvintes sobre casos ufológicos. Uma conversa sobre um tijolo preto evolui para diferentes versões da mesma teoria.
Cada uma das histórias, narradas apenas por áudio, leva à podcaster no ápice de sua ansiedade e fragmentação mental. A direção do longa é do cineasta australiano Matthew Vesely (O Resabio). Disponível no Max, o título recebeu nota 5,8 no IMDb e aprovação de 87% no Rotten Tomatoes.
O Podcast é um sci-fi de horror onde uma podcaster fica intrigada com uma teoria da conspiração envolvendo alienígenas — Foto: Reprodução/The Movie Database 12. Meu Amigo Robô (2023)
Exibido no Festival de Cannes e indicado ao prêmio de Melhor Longa de Animação no Oscar 2024, Meu Amigo Robô é uma tragicomédia franco-espanhola que chegou aos cinemas brasileiros em janeiro desse ano. Sem ter nenhum diálogo, a obra narra a amizade improvável entre um cão solitário e um robô feito por encomenda. Eles vivem numa Nova Iorque dos anos 1980 repleta de animais antropomórficos. Tudo vai bem na amizade, até o momento em que eles são forçados a se separarem. Com direção de Pablo Berger (Abracadabra), a animação rendeu nota 7,6 no IMDb e aprovação de 98% no Rotten Tomatoes. Pode ser assistido no Amazon Prime Video.
Filme espanhol indicado ao Oscar chegou aos cinemas brasileiros em janeiro de 2024 — Foto: Reprodução/The Movie Database Não foi somente os filmes ocidentais que receberam continuações em suas franquias. O longa sul-coreano Em Ruínas dá segmento ao longa Sobreviventes Depois do Terremoto (2023).Vale lembrar que Em Ruínas está na Netflix, enquanto Sobreviventes está no Prime Video. A continuação tem no elenco principal Ma Dong-seok (Eternos), Lee Hee-joon (A Killer Paradox), Lee Jun-young (Amor com Fetiche) e Roh Jeong-eui (18 Outra Vez) e a direção de Heo Myeong-haeng (Força Bruta).
Um terremoto de enorme proporção deixou a cidade de Seul completamente devastada. Nesse ambiente inóspito, o caçador Nam-sam (Dong-seok) tenta garantir sua própria sobrevivência e a da comunidade onde vive. No entanto, ele precisa entrar em ação quando uma adolescente é raptada por um cientista que quer fazer experimentos em humanos. Entre público e crítica, o longa recebeu nota 5,9 no IMDb e aprovação de 67% no Rotten Tomatoes.
Em Ruínas é o novo sul-coreano original da Netflix — Foto: Divulgação/Netflix O novo filme da diretora francesa Coralie Fargeat (Vingaça) literalmente deu uma injeção de vigor no gênero body horror. Com A Substância, Fargeat, junto das atrizes Demi Moore (Ghost: Do Outro Lado da Vida) e Margaret Qualley (Pobres Criaturas), narram uma história alegórica sobre etarismo, objetificação feminina e a busca descontrolada por jovialidade em Hollywood. A produção exclusiva do Mubi ainda conta com o Dennis Quaid (Mundo Estranho), Hugo Diego Garcia (Tony), Gore Abrams (Marinette) e Oscar Lesage (Bardot) no elenco.
Elizabeth Sparkle (Moore) é uma apresentadora veterana de TV que, mesmo tendo uma história de sucesso, nos dias atuais vive uma crise pessoal e profissional após ser descartada da emissora onde trabalha. A frustração com a chegada da idade faz com que Elizabeth use de uma misteriosa substância que faz com que ela gere um clone mais jovial seu. Sue (Qualley) toma todas as atenções do seu corpo original, o que gera um desequilíbrio entre ambas. O filme conquistou médias de 90% no RT e 7,4 no IMDb.
Um experimento científico faz com que uma atriz gere um clone mais jovem seu — Foto: Reprodução/The Movie Database 15. Deadpool & Wolverine (2024)
O mercenário tagarela e o mutante casca-grossa dos X-Men se reuniram em uma trama de aventura no multiverso que rendeu mais de US$ 1 bilhão nas telonas mundiais. Presente no Disney+, Deadpool & Wolverine conta com Hugh Jackman (O Grande Truque) e Ryan Reynolds (O Projeto Adam) nos papéis principais, enquanto Emma Corrin (The Crown), Matthew Macfadyen (Succession), Jon Favreau (Homem de Ferro), Wunmi Mosaku (Lovecraft Country) e a brasileira Morena Baccarin (Firefly) no elenco.
Após muitas missões como Deadpool, Wade Wilson (Reynolds) quer distância de seu alter-ego assassino. Mas é durante sua festa de aniversário que ele é cooptado pela Autoridade de Variância Temporal (TVA). Wade fica encarregado de encontrar uma nova versão do Wolverine (Jackman) para impedir que as linhas temporais fiquem desalinhadas. Mesmo conseguindo reencontrar o mutante, a dupla precisa lidar com uma outra ameaça inesperada. O longa do Universo Marvel recebeu 75% de aprovação no Rotten Tomatoes, além de nota 7,8 no IMDb.
Deadpool vs. Wolverine se conectará com diferentes linhas do tempo de X-Men — Foto: Reprodução/The Movie Database 🎥 Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
42
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/A/f/PUcujWRP6ObqLxFqM7HA/pexels-cookiecutter-17489156.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/A/4/5IofP6Qd2wLaBNbYSnMg/the-price-of-confession-netflix.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/I/V/a1SchuT0CDqHnsBj94tg/aaaaqsmlnt1v4hg5xrbiyoqb8nhqpgumhcjskewhivnewnamktahlpi5x7qpeo5pcv-keml7dtx98v4gaz7wt8cuunwltenninupr5x42ed-g-yyks-nn9fx7yt5ybgmn-m-nr5ws2sycpvwxdrff8a-w10y.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/d/X/U8Dy3ATt2BROIDP4QB9w/stranger-things-quem-pode-morrer.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro