9 meses atrás 13

1º de abril: 7 mentiras sobre eletrodomésticos que você ainda acredita

O Dia da Mentira é cheio de pegadinhas e histórias inusitadas, e alguns mitos sobre eletrodomésticos ainda enganam muita gente. Por exemplo, quem nunca ouviu que micro-ondas causam câncer ou que desligar a geladeira à noite economiza energia? A verdade é que essas e outras crenças podem prejudicar seus aparelhos, influenciar maus hábitos e até aumentar demais a conta de luz. Para esclarecer o que é fato ou fake, o TechTudo desvendou sete invenções sobre o uso de geladeiras, fogões, air fryers, fornos e muito mais. Confira!

 Reprodução/EMobile 1º de abril: veja verdades e mentiras sobre eletrodomésticos como geladeiras, fogões, fornos, air fryers e mais — Foto: Reprodução/EMobile

Desvendando mitos sobre o uso de eletrodomésticos

No dia a dia com os eletrodomésticos, várias lendas, mesmo sem sentido, continuam a circular. Veja algumas delas e descubra o que é real ou não:

  1. Micro-ondas causa câncer
  2. Desligar a geladeira a noite economiza energia
  3. Mais sabão na máquina significa roupas mais limpas
  4. Lavar louça na mão economiza mais água que a lava-louças
  5. Tudo pode ser preparado na air fryer
  6. Deixar aparelhos em stand-by não consome energia
  7. Eletrodomésticos mais potentes são sempre melhores

1. Micro-ondas causa câncer

Essa é uma das maiores fake news sobre eletrodomésticos. Afinal, o micro-ondas usa radiação não ionizante, que é segura e diferente da utilizada em raios-X, que pode realmente prejudicar as células. Para eliminar qualquer dúvida sobre o assunto, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) ainda confirma que, se usado corretamente, o micro-ondas não oferece riscos à saúde. Mas, atenção: se a porta estiver quebrada, a vedação danificada ou houver outros problemas, é melhor parar de usar e trocar o aparelho.

 Reprodução/Lojas Colombo O micro-ondas é ideal para aquecer refeições ou preparar receitas rápidas — Foto: Reprodução/Lojas Colombo

2. Desligar a geladeira a noite economiza energia

Outra lenda comum é a de que desligar a geladeira à noite economiza energia, mas isso não é verdade. Ao fazer isso, o aparelho perde a capacidade de manter os alimentos refrigerados adequadamente, o que pode levar ao desperdício de produtos perecíveis, como carnes, frutas e laticínios. Além disso, em vez de ajudar a gastar menos luz, isso pode aumentar o consumo, já que o compressor precisará trabalhar mais intensamente ao ser religado.

 Reprodução/Electrolux A geladeira deve ficar ligada durante as 24 horas do dia para o seu melhor funcionamento e eficiência — Foto: Reprodução/Electrolux

3. Mais sabão na máquina significa roupas mais limpas

Embora a ideia de usar mais sabão na máquina de lavar possa parecer lógica para garantir roupas mais limpas, essa atitude vai resultar em apenas mais espuma e resíduos nas roupas. Na verdade, o excesso de detergente, seja líquido ou em pó, sobrecarrega o aparelho, aumentando o consumo de água e energia.

Além disso, em vez de ajudar, o sabão em excesso pode danificar e manchar as peças. Assim, o melhor é seguir as instruções do fabricante e usar a quantidade certa de detergente, conforme o tipo de carga, o ciclo de lavagem e os tecidos.

 Reprodução/Deposit Photos Não coloque sabão em pó não dissolvido diretamente na máquina. Sabão em excesso pode manchar as roupas — Foto: Reprodução/Deposit Photos

4. Lavar louça na mão economiza mais água que a lava-louças

Embora muita gente ache que as lava-louças gastam muita água, a realidade é bem diferente. Um estudo da Sabesp, concessionária de água e esgoto de São Paulo, revela que lavar louça à mão pode consumir entre 120 e 250 litros em 15 minutos, dependendo da pressão. Já uma lava-louças moderna usa apenas 8 litros para lavar mais de 50 itens. Isso acontece porque o aparelho foi projetado para usar água com alta temperatura e pressão, o que garante uma limpeza rápida e eficaz. Por isso, para economizar, a recomendação é usar a carga completa, seguindo as orientações do fabricante.

 FreePik Lavar louças a mão gasta cerca de dez vezes mais água do que uma máquina de lavar louças — Foto: FreePik

5. Tudo pode ser preparado na air fryer

Uma lenda que sempre circula é a de que a air fryer pode substituir todos os outros eletrodomésticos de preparo de receitas, mas não é bem assim. Ela é uma boa opção para fritar sem óleo, como batatas e nuggets, mas não funciona tão bem para pratos com muita água ou que exigem mais cuidado, como massas, bolos, peixes e carnes – a menos que sejam utilizados acessórios extras. Por isso, lembre-se: cada aparelho tem sua função, e escolher o certo faz toda a diferença.

 Reprodução/Freepik Lotar o cesto da air fryer de alimentos impede o cozimento por igual e acumula muita sujeira — Foto: Reprodução/Freepik

6. Deixar aparelhos em stand-by não consome energia

O modo stand-by, ou de espera, ocorre quando os aparelhos continuam ligados, mesmo sem uso, como a luz de LED acesa na TV desligada. Embora o consumo seja pequeno, ele varia conforme o modelo e a quantidade de aparelhos em casa. Então, no final do mês, o gasto acumulado pode representar de 10 a 15% da conta de luz.

Por isso, se você não quiser ser "sócio" da companhia elétrica, retire da tomada aparelhos que não estão em uso constante, como televisores, computadores, micro-ondas, ar-condicionado, carregadores de celular e outros eletrônicos.

 Enel/Divulgação Eletrodoméstico stand-by continua consumindo energia — Foto: Enel/Divulgação

7. Eletrodomésticos mais potentes são sempre melhores

Potência não significa eficiência! Por exemplo, um liquidificador de 1.000 W não vai fazer um suco mais gostoso do que um de 500 W, e um aspirador de 2.000 W não vai limpar melhor que um de 1.000 W. Assim, para saber qual eletrodoméstico é melhor, além da potência, o consumidor deve ficar atento ao consumo de energia, a durabilidade, ao design e a avaliação de outros usuários.

Em muitos casos, avaliar a eficiência energética de um aparelho pode ser muito mais vantajoso do que uma potência mais elevada. Por isso, avalie suas necessidades e escolha um eletrodoméstico adequado aos seus hábitos de uso.

 Letícia Rosa/TechTudo O liquidificador não necessariamente precisa ter a maior potência do mundo para funcionar bem; saiba avaliar — Foto: Letícia Rosa/TechTudo

Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro