2 anos atrás 97

2º líder mais velho do G20, Lula completa 78 anos nesta 6ª feira

2º líder mais velho do G20, Lula completa 78 anos nesta 6ª feira 2º líder mais velho do G20, Lula completa 78 anos nesta 6ª feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 78 anos nesta 6ª feira (27.out.2023). Nascido em 1945, foi o mais velho a assumir a Presidência da República na história do Brasil, em 2022. É também o 2º chefe de governo mais velho do G20 -grupo que reúne as principais economias do mundo. Fica atrás só de Joe Biden, dos Estados Unidos, que tem 80 anos.

Em fevereiro de 2024, vai se tornar o presidente mais velho no cargo, ultrapassando Michel Temer (MDB), que tinha 78 anos e 3 meses quando deixou o comando do Executivo em 2019.

No fim de seu 3º mandato, Lula terá 81 anos. A possibilidade de uma candidatura à reeleição não foi descartada, o que poderia deixar o petista no poder até seus 85 anos.

Saúde de Lula

Apesar de estável hoje, a saúde de Lula passou por alguns problemas desde que assumiu o Planalto em janeiro. Em 25 de fevereiro, o petista fez uma ressonância na bacia, coluna e lombar no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Já em 25 março, cancelou sua viagem à China para se recuperar de uma broncopneumonia bacteriana e viral pelo vírus influenza A.

No final de setembro, o presidente precisou passar por uma cirurgia no quadril por causa de uma artrose na perna direita. A doença é um desgaste na articulação, que no caso de Lula acomete a que fica entre o quadril e o fêmur. Entenda como funciona o procedimento:

Lula aproveitou o procedimento e fez uma cirurgia plástica no mesmo dia. Retirou o excesso de pele nas pálpebras, que, segundo seu médico Roberto Kalil, por vezes atrapalhava a visão do petista.

Os 2 procedimentos foram bem sucedidos e sem intercorrências. Lula recebeu alta do hospital 2 dias antes do previsto. Ficou 3 semanas recluso no Palácio do Alvorada para evitar infecções e se dedicar a fisioterapia. Mas já na mesma semana da cirurgia conseguiu caminhar e subir alguns degraus de escada. Na 2ª semana já teve compromissos oficiais e voltou a trabalhar de forma remota.

Antes da 3ª presidência

Lula foi fumante por 50 anos. Em 2010, foi internado com crise de hipertensão, o que fez com que ele parasse de fumar. Em 2011, teve câncer de laringe. Fez tratamento com quimioterapia e radioterapia e foi considerado curado em 2012.

O câncer acabou produzindo uma perda de musculatura nas pernas e reduziu sua mobilidade. Depois de se recuperar da doença, Lula começou com o hábito de praticar exercícios físicos, principalmente para voltar com os movimentos dos membros inferiores.

Antes de assumir a presidência, Lula mantinha uma rotina de exercícios em “ritmo forte”, segundo a equipe de comunicação do presidente. Quando morava em São Bernardo do Campo, por exemplo, malhava regularmente pela manhã, caminhando na esteira e fazendo musculação.

O petista também praticava boxe. Compartilhava todas essas atividades em seus perfis nas redes sociais.

Lula ficou preso durante 1 ano e 7 meses na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, e mesmo durante todos esses dias nunca ficou doente e seguiu praticando os exercícios. Em maio de 2018, 1 mês depois de preso, a Justiça Federal do Paraná autorizou a entrada de uma esteira ergométrica na sala especial de Lula. Já na época, ele andava 9 km por dia.

O presidente interrompeu o costume quase diário em 2022, principalmente depois de passar a morar em um hotel na região central de Brasília.

Lula também já foi infectado pelo vírus da covid-19 duas vezes: em dezembro de 2020 e em junho de 2022, mas não teve sintomas graves.

Leia mais em Poder360

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro