Aplicativos de banco têm, muitas vezes, informações sensíveis de usuários, que podem causar dores de cabeça caso acessadas por pessoas mal intencionadas. É por isso que as instituições financeiras investem em recursos voltados à segurança de correntistas. Entre as funcionalidades, está a limitação do valor máximo a ser transferido diariamente. Além disso, é possível configurar os apps para que eles sejam acessados somente com biometria. Nas linhas a seguir, conheça 4 ajustes de segurança que você deve fazer nos seus aplicativos de banco agora mesmo.
Lista reúne 4 ajustes que ajudam a manter seus aplicativos bancários mais protegidos; confira — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo O Modo Rua do Nubank e o Modo Seguro do PicPay são ferramentas criadas para aumentar a proteção do usuário ao acessar os aplicativos bancários fora de casa. A função do roxinho permite limitar o valor máximo de transferências via Pix, TED e pagamentos de boletos quando o sistema detecta que o celular está fora de uma rede Wi-Fi considerada segura.
Já no PicPay, o Modo Seguro bloqueia transações de alto valor feitas longe dos cinco endereços cadastrados como confiáveis, exigindo uma verificação extra para liberar a operação. Também é possível configurar um limite para pagamentos feitos na rua. Ambos os recursos funcionam com base na localização do aparelho e ajudam a prevenir golpes e movimentações caso o celular caia nas mãos de terceiros. Para ativar o Modo Rua no Nubank, siga os passos a seguir:
Passo 1. Acesse o aplicativo do Nubank e toque no ícone de “Proteção”, localizado na parte superior direita da tela. Na seção “Modo Rua”, selecione “Ativar”;
Acessando as configurações de proteção no app do Nubank — Foto: Reprodução/Mariana Tralback Passo 2. Na tela de apresentação da ferramenta, toque em “Continuar”. Depois, selecione “Entendi” diante das instruções de uso;
Para ativar o Modo Seguro, é necessário conectar o celular em uma rede Wi-Fi segura e permitir o acesso à localização — Foto: Reprodução/Mariana Tralback Passo 3. Acesse “Conectar ao Wi-Fi" e, quando a conexão for detectada, toque em “Adicionar”;
Selecionando uma rede Wi-Fi confiável — Foto: Reprodução/Mariana Tralback Passo 4. Após adicionar a rede confiável, selecione “Continuar”. Em seguida, escolha o que você quer proteger e como suas proteções serão ativadas. É possível definir o limite das transferências, a forma de validação do acesso (como reconhecimento facial) e as redes Wi-Fi seguras;
Função do Nubank permite definir um valor máximo de transferência, a forma de proteção (como reconhecimento facial) e as redes Wi-Fi de confiança — Foto: Reprodução/Mariana Tralback Passo 5. Ao fim do procedimento, você receberá um aviso de que suas proteções extra estão ativadas. Selecione “Entendi” para finalizar.
Você receberá um aviso quando as proteções extras forem ativadas com sucesso — Foto: Reprodução/Mariana Tralback 2. Limitar o valor de transferências bancárias
O ajuste funciona como uma barreira extra de segurança, ao definir um limite baixo para transferências bancárias. Desse modo, caso criminosos tenham acesso à conta do usuário, o estrago poderá ser menor. O passo a passo varia em cada banco, e pode ser adequado à rotina do correntista.
Limitar o valor de transferências bancárias impede que invasores retirem grandes quantidades de dinheiro da conta — Foto: Marcela Franco/TechTudo 3. Ativar a autenticação em dois fatores
A autenticação em dois fatores é um recurso essencial para reforçar a segurança da sua conta bancária. Com a ativação da funcionalidade, não basta somente ter a sua senha para acessar um app — o sistema pede uma segunda confirmação, que pode ser um código enviado por WhatsApp, SMS, token, impressão digital, reconhecimento facial e até mesmo uma foto em tempo real. Isso dificulta o acesso de pessoas mal-intencionadas, mesmo que elas possuam seu código em mãos. O procedimento pode variar de acordo com o seu banco.
Com a autentificação de dois fatores ativada, não basta ter somente a senha da sua conta; uma segunda confirmação é necessária, como SMS, token ou reconhecimento facial — Foto: Mariana Saguias/TechTudo 4. Acesso aos apps com biometria
Ao configurar o acesso aos apps bancários somente com biometria, a conta passa a ter mais uma camada de segurança contra prejuízos financeiros. Com a função, somente a sua digital ou reconhecimento facial (dependendo da capacidade biométrica do dispositivo) farão a liberação do acesso ao aplicativo, o que impede que terceiros entrem nas plataformas bancárias, mesmo se estiverem com o seu celular em mãos. Além de aumentar a segurança, usar biometria também agiliza o login - isso porque você não precisa ficar digitando a senha a cada acesso. Utilizar essa camada extra de proteção vale muito a pena, principalmente se você costuma frequentar lugares arriscados, onde podem ocorrer roubos e furtos.
Ao configurar o acesso com biometria, você só poderá entrar no app bancário com a sua digital ou reconhecimento facial — Foto: Reprodução/Diego Cataldo Veja também: 'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar
'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
22
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/N/m/8BnkRzRPqUs6xUemh14Q/pexels-monstera-9430882.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/f/K/lW0O5eRKCqOa2B3i37Vg/2.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/B/A/WKXzTHTVKijZGFzWSpOg/o-que-e-a-bolha-de-ia-entenda-de-uma-vez-por-todas-de-maneira-simples.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/w/M/e7FT2gQwSONqjaB0M3GQ/imagem-2026-01-19-222013510.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro