9 meses atrás 14

4 novidades do iOS 18.4 que tornam seu iPhone mais seguro e protegido

O iOS 18.4 trouxe diversas novidades de segurança que estão disponíveis para os modelos de iPhone compatíveis com o sistema operacional. Agora, as fotos do celular estão completamente protegidas — antes da atualização, uma falha permitia acessar as mídias ocultas da galeria sem usar a autenticação por Face ID ou Touch ID, por exemplo. Além disso, as imagens deixaram de ser exibidas na tela de bloqueio, garantindo mais privacidade. A atualização também impediu que sites acessem informações do usuário sem consentimento. Nas linhas a seguir, saiba mais sobre esses e outros pontos de melhora que chegaram com a atualização da Apple.

 Mariana Saguias/TechTudo iOS 18.4 traz noiades para corrigir vulnerabilidades do sistema; entenda — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

4 novidades do iOS 18.4 que tornam seu iPhone mais seguro e protegido

O iOS 18.4 trouxe diversas correções com foco na segurança dos usuários. Pensando nisso, o TechTudo reuniu 4 novidades que tornam os iPhones atualizados mais seguros. Confira os tópicos abordados na matéria a seguir:

  1. Correções para proteger fotos
  2. Mais segurança quando o dispositivo está bloqueado
  3. Proteção a ataques de negação de serviço
  4. Correções na navegação Web

1. Correções para proteger fotos

A atualização para o iOS 18.4 chegou com correções que mantém as fotos dos usuários seguras. Isso porque o sistema operacional da Apple apresentava uma vulnerabilidade que dava acesso aos itens ocultos da galeria, ou seja, os invasores não precisavam usar Face ID ou Touch ID para visualizar os conteúdos. A questão foi resolvida e não existem muitos relatos de que a falha tenha sido amplamente explorada. Além disso, um ponto corrigido foi a possibilidade de terceiros com acesso físico ao iPhone visualizarem conteúdos na tela de bloqueio; a medida visa garantir a privacidade dos usuários, que guardarão para si os registros pessoais.

Outra correção relacionada a fotos também faz parte do iOS 18.4. Antes dela, invasores podiam usar uma conexão USB-C para acessar as mídias de um dispositivo desbloqueado. Com a atualização, foram implementadas melhorias de autenticação, que passaram a impedir o procedimento invasivo.

 Victor Bastos/TechTudo Correções implementadas com o iOS 18.4 impedem que invasores tenham acesso às fotos dos usuários — Foto: Victor Bastos/TechTudo

2. Mais segurança quando o dispositivo está bloqueado

A Apple impediu que invasores utilizem a Siri e o Modo Foco para acessar informações sensíveis. Agora, as opções relacionadas à ferramenta são limitadas durante o bloqueio, enquanto o Foco exige verificações aprimoradas. Além disso, uma vulnerabilidade do sistema permitia que apps maliciosos inserissem tentativas de senha em dispositivos bloqueados, aumentando o intervalo de tempo após quatro tentativas incorretas. A falha também foi resolvida com a atualização.

Esse tipo de app também ocultava notificações de gravação na tela de bloqueio, impedindo que os usuários estivessem cientes de que cada passo do celular poderia ser monitorado por invasores. A Apple resolveu a questão através da implementação de restrições de acesso aprimoradas.

 Mariana Saguias/TechTudo Modificações na Siri e no Modo Foco aumentam a segura do usuário enquanto o iPhone está bloqueado — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

3. Proteção a ataques de negação de serviço

Os ataques de negação de serviço impedem que os usuários possam navegar normalmente pelas funções do dispositivo e, consequentemente, dá mais tempo aos invasores remotos. A atualização para o iOS 18.4, contudo, apresenta uma correção para esse tipo de problema. Ademais, agora os aplicativos estão impedidos de obter privilégios de roots, ou seja, eles deixaram de ter acesso ilimitado a arquivos e recursos do sistema.

Outro ponto é que determinados aplicativos conseguiam ignorar as Preferências de Privacidade do iOS. Diante disso, algumas verificações foram adicionadas juntamente com o iOS 18.4, resolvendo o problema de segurança.

 Mariana Saguias/TechTudo Atualização do iOS protege o sistema contra ataques de negação de serviço — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

4. Correções na navegação Web

A atualização mais recente do iOS trouxe, também, correções importantes relacionadas à navegação web. Agora, os aplicativos são impedidos de acessar a rede local do usuário, evitando o vazamento de dados ao visitar sites. Outra melhoria de segurança impede que os usuários sejam rastreados através do Safari, quando a navegação estiver no modo privado. As novidades também impedem a falsificação da interface dos usuários e da barra de endereço, além de passarem a existir impedimentos para o acesso às informações do usuário sem autorização.

 Mariana Saguias/TechTudo Diferentes correções na navegação web também chegaram com o iOS 18.4 — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Veja também: Meta AI Studio chega ao Brasil; veja como criar sua IA no Instagram e Messenger

Meta AI Studio chega ao Brasil; veja como criar sua IA no Instagram e Messenger

Meta AI Studio chega ao Brasil; veja como criar sua IA no Instagram e Messenger

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro