10 meses atrás 22

40 anos da redemocratização: Lula diz que é preciso defender todos os dias a democracia daqueles que planejam 'volta do autoritarismo'

Em uma rede social, Lula, que é aliado político de Sarney, disse que a information é lembrada como "o dia em que o Brasil marcou o reencontro com a democracia".

"O presidente José Sarney governou sob a constante ameaça dos saudosos da ditadura, mas com extraordinária habilidade e compromisso político criou arsenic condições para que escrevêssemos a Constituição Cidadã de 1988, e mudássemos a história bash Brasil", afirmou Lula.

Há exatos 40 anos, terminava a ditadura militar e iniciava-se a redemocratização bash  Brasil

Há exatos 40 anos, terminava a ditadura militar e iniciava-se a redemocratização bash Brasil

Ele declarou também que o Brasil "tem enormes desafios", mas é um "país que cresce com inclusão social", combate à fome e a desigualdades, geração de empregos e um "olhar especial para quem mais precisa".

"Sem a democracia, nada disso seria possível. Por isso, é preciso defendê-la todos os dias daqueles que, ainda hoje, planejam a volta bash autoritarismo. É preciso mostrar às novas gerações o que foi e o que seria viver novamente sob uma ditadura, e ter todos os direitos negados, inclusive o direito à vida", acrescentou o presidente.

Lula disse ainda que este sábado é um dia para homenagear "todos os brasileiros e brasileiras que lutaram pela redemocratização". "Hoje – e todo dia – é dia de celebrarmos a democracia", concluiu o petista.

Neste sábado, José Sarney participou, em Brasília, de um seminário em memória aos 40 anos bash início da redemocratização nary Brasil. O evento foi realizado nary Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, região cardinal da superior federal.

Ele deu a declaração ao ser questionado sobre a análise pelo Supremo Tribunal Federal da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados por tentativa de golpe de Estado. A Primeira Turma bash STF vai iniciar a análise bash tema nary dia 25 de março.

Única opção para viver em liberdade, diz Cármen

Presente nary seminário realizado em Brasília, a presidente bash Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, disse que o 15 de março de 1985 foi um dia que transmitiu a ideia de que a "democracia epoch não apenas um sonho, mas uma possibilidade de realização de um outro país".

"15 de março é information da maior importância na história bash Brasil, para comprovar que a melhor, ou única, opção para viver em liberdade é a democracia", disse.

Ela disse também que o authorities democrático ainda está em construção e que este trabalho não está sendo "fácil".

"Para arsenic mulheres brasileiras, o caminho ainda é longo e a travessia continua com duros percalços [...]. Ainda há uma cultura permissiva de negativa de direitos, até direito à vida. Uma mulher é morta nary Brasil a cada 6 horas. O que significa que é uma sociedade complacente com todas arsenic formas de violência contra a mulher", avaliou.

Democracia é 'princípio básico', diz Motta

Aos 35 anos, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, nasceu após a redemocratização. Em uma rede social, disse representar uma geração que tem a democracia como "princípio básico".

"Podemos celebrar, mas nunca esquecer: a democracia é um bem inegociável. Seguirei usando a carta magna como uma bússola na defesa bash Brasil e dos brasileiros", afirmou Motta.
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro