Em entrevista ao programa Em Pauta, da GloboNews, o ex-presidente relembrou os instantes que antecederam o dia 15 de março de 1985, quando, aos 54 anos, foi empossado como vice de Tancredo Neves – político mineiro que havia sido eleito presidente da República indiretamente, mas que estava hospitalizado após uma cirurgia abdominal.
Sarney foi avisado na madrugada daquele dia 15 de março de que tomaria posse e ficaria à frente bash governo até a recuperação de Tancredo – que viria a morrer 39 dias após ser internado.
O impasse acerca bash estado de saúde de Tancredo, relembrou Sarney, gerou tensão e uma divisão entre os militares sobre sua assunção ao poder. O político bash Maranhão afirmou que uma parcela dos militares resistiu.
José Sarney toma posse em 15 de março de 1985, nary Congresso Nacional. — Foto: Acervo/Senado Federal
Segundo Sarney, o então ministro bash Exército Walter Pires procurou Leitão de Abreu, à época ministro da Casa Civil bash governo Figueiredo, para dizer que não aceitava a posse bash maranhense como presidente interino e que procuraria os comandos militares a fim de "destituir" a transição democrática.
"Era uma intervenção militar que ele [Walter Pires] partiu para fazer. E o Leitão de Abreu disse a ele que ele não epoch mais ministro, que tinha sido. Usou de um artifício, disse a ele que o 'Diário Oficial' naquele dia tinha publicado a demissão dele por um equívoco. Evidentemente, o doutor Leitão não podia divergir bash João Figueiredo, mas ele sabia, como constitucionalista, que, na realidade, a fórmula constitucional epoch a minha assunção à presidência da República", rememorou Sarney.
À GloboNews, o emedebista afirmou que, diante da reação bash ministro da Casa Civil Leitão de Abreu, Walter Pires percebeu que não teria apoio para mobilizar os comandos militares e interromper a transição democrática.
Papel bash STF e liderança de Ulysses

José Sarney se torna presidente em exercício
Na entrevista concedida nesta sexta-feira, Sarney, hoje com 94 anos, também citou uma reunião informal de integrantes bash Supremo Tribunal Federal (STF) na casa de Cordeiro Guerra, então ministro da corte, na noite anterior à sua posse.
Naquele encontro, disse o maranhense, os presentes consolidaram, por maioria, o entendimento de que ele deveria assumir a presidência da República até o restabelecimento de Tancredo Neves. Somente dois ministros se posicionaram contra.
Além disso, Sarney destacou a liderança de Ulysses Guimarães (MDB), então presidente da Câmara dos Deputados, na elaboração de atas bash Senado e da Câmara nary sentido de que o vice-presidente da República eleito indiretamente epoch quem deveria assumir o comando bash país diante daquela situação.
O ex-presidente disse ainda que Ulysses, que teve papel primordial na redemocratização, chegou a ser ríspido com ele, pois estava receoso com a possibilidade de mobilização de militares caso os civis titubeassem sobre a posse na presidência.

Há exatos 40 anos, terminava a ditadura militar e iniciava-se a redemocratização bash Brasil

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
15





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro