Foi descoberto em 1812 por Jean-Louis Pons, e foi avistado novamente em 1883 por William Robert Brooks, de acordo com o site TheSkyLive.com.
É um cometa periódico do tipo Halley. Isso significa que ele tem um período orbital entre 20 e 200 anos. Especificamente no caso do 12P/Pons-Brooks, ele passa pela Terra a cada 71 anos e sua última aparição aconteceu em 1952, segundo a Associação Britânica de Astronomia.
Tem cerca de 18 a 40 quilômetros de diâmetro. De acordo com a ABC News, os cometas são compostos de poeira, gases congelados, gelo e rochas unidas após a formação do sistema solar. À medida que se aproximam do Sol, eles ficam lentamente mais quentes e brilhantes. O gelo se transforma em gás e afasta a poeira, formando a tradicional cauda associada aos cometas.
Está cerca de 70 vezes mais longe da Terra do que a nossa lua, disse Miles ainda em entrevista à CBS News. Portanto, apesar de seu apelido e tamanho ameaçadores, especialistas dizem que o 12P/Pons-Brooks não representa nenhuma ameaça para os humanos.
Normalmente, o cometa não é visível. Porém, quanto estiver mais próximo do sol, ele poderá ser visto apenas com binóculos ou mesmo a olho nu.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro