Um estudo feito na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, apontou que o usuário pode influenciar a resposta do ChatGPT ou de outras inteligências artificiais (IAs) quando promove uma interação gentil, com palavras como "obrigado" e "por favor". O assunto gerou um burburinho recentemente quando Sam Altman, CEO da OpenAI, disse que agradecer o ChatGPT aumenta ainda mais o consumo de energia e de recursos computacionais, podendo trazer um prejuízo de milhões de dólares à empresa. A pesquisa, porém, aponta que as plataformas de IA refletem características da comunicação humana, portanto, em certos casos, o chatbot pode se sentir motivado a oferecer melhores respostas e soluções se o usuário demonstrar educação. Nas linhas a seguir, conheça cinco benefícios de dizer "obrigado" ao chatbot de IA.
Lista aponta 5 benefícios de dizer 'obrigado' para o ChatGPT; confira — Foto: Getty Images 1. Respostas mais eficazes
Uma das vantagens de dizer "obrigado" ao ChatGPT é que a ferramenta pode retornar com respostas mais eficazes, com maior nível de detalhes e aprofundamento no tópico desejado. No entanto, a pesquisa aponta que o nível de educação e gentileza no comando depende tanto do idioma no qual o prompt é escrito quanto do contexto cultural. Por exemplo, em inglês, os modelos de IA respondiam melhor a um nível moderado de polidez, mas um alto nível era mais vantajoso no idioma japonês.
Por isso, embora a polidez aumente o consumo de energia da IA, testes revelam que ela pode, em determinados casos, melhorar realmente a qualidade das respostas. Dessa forma, o ChatGPT pode interagir de modo mais detalhado e personalizado, oferecendo mais contexto e opções para o usuário. Portanto, a resposta fica mais completa, o que pode melhorar a experiência geral dos internautas, sobretudo quando a IA é usada para ajudar em tarefas do dia a dia.
ChatGPT pode dar respostas mais eficazes quando recebe comandos educados — Foto: Reprodução/Ju Jae-young/Shutterstock O ChatGPT também pode usar um tom mais amigável com o usuário que é gentil e educado ao enviar comandos, em comparação com aqueles que são mais neutros. Há maiores possibilidades de que a IA responda também de modo educado e simpático. Em suma, trata-se de uma interação semelhante à dinâmica social entre pessoas, quando a cortesia pode favorecer trocas mais atenciosas.
Mesmo sem ter emoções humanas, o chatbot pode "recompensar" os usuários que estão mais dispostos a serem educados ou que demonstram comportamentos mais gentis e positivos. Por outro lado, os usuários parecem mais incentivados a manter um tom amigável quando interagem com a IA: dados recentes apontam que mais de 55% dos internautas usa uma linguagem educada com tecnologia.
ChatGPT pode usar um tom mais amigável com o usuário que é gentil — Foto: Reprodução/Pexels/Matheus Bertelli Outro benefício de dizer "obrigado” para o chatbot de IA é ter a chance de que a ferramenta faça sugestões de perguntas adicionais. Na prática, o ChatGPT pode continuar interagindo com o usuário a respeito do assunto em questão, ampliando a discussão de uma maneira mais agradável para o internauta, que terá acesso a mais informações sobre o tópico desejado.
Respostas educadas podem gerar análises mais abrangentes, com prós e contras sobre um tema. As interações gentis podem fazer com que a IA dê respostas mais personalizadas e coloquiais, como dicas de viagens e lazer, sugestões de restaurantes, entre outras. Testes apontam que a IA pode disponibilizar informações ou considerações adicionais para complementar o debate até mesmo em explicações técnicas e mais complexas.
ChatGPT também pode trazer sugestões de perguntas adicionais quando o usuário é educado — Foto: Ascannio / Shutterstock.com 4. Aprimoramento de modelo
Mais uma vantagem de dizer "obrigado" ao ChatGPT é contribuir com o aprimoramento da inteligência artificial. Isso porque as ferramentas de IA se adaptam conforme o feedback do usuário. Dessa maneira, quando a pessoa agradece por uma resposta, ela indica que a inteligência artificial entregou um trabalho satisfatório e adequado. Assim, há maiores chances de que a IA ofereça respostas na mesma linha de qualidade em interações futuras.
Portanto, mesmo que ser educado com chatbots de IA possa gerar mais custos para as empresas que são donas dessas ferramentas, essa prática favorece os padrões de comunicação humana e pode resultar em respostas de maior qualidade a longo prazo, fazendo com que a ferramenta consiga se adaptar ao usuário.
Ao dizer obrigado para o ChatGPT, o usuário pode contribuir com o aprimoramento da inteligência artificial — Foto: Reprodução/OpenAI 5. Confirmação de recebimento
Por fim, quando uma pessoa agradece o ChatGPT pela resposta que ele enviou, a IA confirma o recebimento dessa informação e entende que a conversa foi encerrada. Com o fim da interação, a inteligência artificial pode recapitular os pontos principais da conversa, fazendo com que a ferramenta entenda que o usuário está satisfeito com o que foi entregue.
Sendo assim, em linhas gerais, ser educado com o ChatGPT pode trazer diversas vantagens, como respostas mais completas, amigáveis, personalizadas e com maior qualidade. Porém, cabe ao usuário identificar quando é necessário recorrer a esse tipo de gentileza, considerando que ela gera um custo extra.
ChatGPT pode recapitular os pontos principais da conversa e entender que o usuário está satisfeito — Foto: Reprodução/Pexels/Sanket Mishra Veja também: 3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês
3 jeitos de fazer o ChatGPT trabalhar para você — e virar o funcionário do mês

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
46
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/N/w/JnVPxSSPWwJHZ27YtF5g/pexels-sergey-meshkov-8481931.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/e/e/jvJ54rTVubHzLoYABbtQ/huru-on-desktop-web.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/N/m/8BnkRzRPqUs6xUemh14Q/pexels-monstera-9430882.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/f/K/lW0O5eRKCqOa2B3i37Vg/2.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro