4 meses atrás 9

5 eletrodomésticos que são aliados da sua saúde, segundo especialistas

Os eletrodomésticos têm o objetivo de realizar tarefas diárias manuais de forma automática e trazer praticidade para a rotina do consumidor, e só por isso já ajudam muito com o estresse que você teria fazendo certas atividades na mão. Alguns deles são capazes de auxiliar o usuário a cuidar da saúde, seja preparando refeições com menos gordura e óleo, filtrando o ar ou água e ajudando na faxina da casa, removendo microrganismos prejudiciais ao corpo humano.

Pensando nisso, o TechTudo elaborou um artigo completo, listando os benefícios à saúde de cinco equipamentos: air fryer, purificador de água, forno elétrico, purificador de ar e o robô aspirador. Dessa forma, fomos atrás de especialistas em nutrição e medicina, por meio de entrevistas exclusivas, e trouxemos as melhores opções para a sua saúde. Confira as dicas a seguir.

 Divulgação/WAP A air fryer é uma boa aliada da saúde do usuário — Foto: Divulgação/WAP

Eletrodomésticos que ajudam a cuidar da saúde

Alguns eletrodomésticos podem ser grandes aliados para a sua saúde, seja no preparo de comidas ou nos pequenos detalhes da rotina, ajudando a melhorar a qualidade de vida da sua família. Confira os aparelhos destacados a seguir:

  1. Air Fryer
  2. Purificador de água
  3. Forno elétrico
  4. Purificador de ar
  5. Robô aspirador

A air fryer é um eletroportátil com método de fritura por circulação de ar, cujo o intuito é deixar os alimentos crocantes, sem a necessidade do uso de óleos. De acordo com a nutricionista Janaína Claudia, esse tipo de cozimento reduz a carga de gorduras oxidadas e calorias extras, mantendo o equilíbrio no organismo e dando leveza na digestão. Enquanto isso, a fritura à óleo absorve mais gordura, aumentando o potencial inflamatório e de estresse oxidativo.

O aparelho também diminui o risco de exposição à acrilamida, um componente cancerígeno que se forma em comida em altas temperaturas. Mas, para isso, ele precisa ser utilizado da forma correta. Janaína Claudia recomenda programar a fritadeira de ar numa temperatura menor ou igual a 180º e buscar o ponto dourado, não queimar o alimento. “Se houver excesso de crosta ou queimado, a formação da acrilamida ainda acontece.”, ressalta a nutricionista.

Além disso, o equipamento melhora a qualidade do ar dentro de casa. Segundo Janaína Claudia, a air fryer libera menos poluentes, tornando o ambiente mais limpo e diminuindo a sobrecarga respiratória. Ela afirma que este é um ponto positivo para pacientes com rinite, asma e alergias. Ao mesmo tempo, a fritura convencional gera fumaça rica em compostos tóxicos, como aldeídos e partículas ultrafinas.

 Reprodução/Freepik A air fryer estimula a usar menos óleo nos preparos — Foto: Reprodução/Freepik

O purificador de água é, como o nome diz, um aparelho com a finalidade de deixar a água que vem do encanamento mais limpa e própria para consumo. De acordo com a Dra. Janaína Claudia, a água é um nutriente essencial para a desintoxicação, vitalidade celular e equilíbrio intestinal. Entre os benefícios de beber água filtrada, estão: a redução da carga tóxica (cloro, metais e pesticidas), que se ingeridas podem sobrecarregar fígado, rins e o sistema imune; além da melhora no sabor, o que ajuda no hábito de tomar uma maior quantidade.

A especialista também comenta sobre os métodos de filtragem mais eficientes, característica que deve ser observada ao comprar um aparelho do tipo. “A osmose reversa + remineralização leve é a opção mais funcional, porque reduz carga tóxica e mantém equilíbrio eletrolítico”, diz a nutricionista clínica. Além disso, ela destaca o carvão ativado + UV como outra boa alternativa, cujas vantagens são prevenir contra microrganismos e aprimorar a qualidade sensorial da água.

 Reprodução/Amazon O purificador de água com compressor permite que o usuário tenha água gelada de forma prática e rápida — Foto: Reprodução/Amazon

O forno elétrico é um equipamento de alta potência criado para realizar pratos assados e gratinados. O equipamento, assim como a air fryer, oferece uma alternativa à fritar os alimentos. A nutricionista explica as diferenças entre a comida assada e a frita: A primeira absorve menos gordura, diminui a formação de toxinas e possui menor impacto inflamatório. Em contrapartida, o segundo método é mais calórico e os alimentos fritos são oxidativos e pró-inflamatórios.

A especialista também recomenda a utilização de condimentos naturais e de ervas com riqueza em antioxidantes para tempero das receitas. Algumas opções podem ser o alecrim, a cúrcuma e o orégano. Da mesma forma, Janaína Claudia destaca a importância de não deixar a comida do forno queimar, preservando os valores nutricionais e reduzindo a geração de radicais livres.

 Reprodução/Amazon Forno Elétrico é uma boa opção para quem não quer fritar alimentos — Foto: Reprodução/Amazon

O purificador é um eletrodoméstico com o propósito de limpar o ar do ambiente, mas alguns modelos são melhores que outros. A imunologista Brianna Nicoletti explica que os produtos HEPA (High Efficiency Particulate Air), são a escolha certa. “Eles conseguem capturar até 99,97% das partículas de 0,3 micrômetros, que incluem poeira, pólens, pelos de animais, fumaça e fragmentos de ácaros — alguns dos principais desencadeadores de crises respiratórias”, afirmou a médica.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) e a European Academy of Allergy and Clinical Immunology (EAACI), a redução dessas partículas suspensas podem trazer alívio aos pacientes com alergias e asma e rinite. Dessa forma, Brianna ainda destaca que o aparelho melhora a qualidade do ar internamente, principalmente em cidades grandes, onde se passa maior parte do tempo em locais fechados.

 Divulgação/Xiaomi Purificador de ar da Xiaomi possui diversas funções que podem ser controladas por aplicativo — Foto: Divulgação/Xiaomi

Em relação a equipamentos semelhantes, como umidificador, climatizador ou ar-condicionado, ela ressalta: “O segredo está sempre em escolher o aparelho certo para cada necessidade e cuidar da higienização”. Também é necessário manter a limpeza e manutenção em dia. Já que eles são capazes de agravar os sintomas se acumularem poeira, microrganismos e até causar ressecamento do ar, irritando as vias áreas.

O robô aspirador é um dispositivo feito para realizar a limpeza de um ambiente de forma automática, sem a necessidade do usuário manuseá-lo como o aspirador tradicional. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, o controle da poeira doméstica está entre as principais medidas de prevenção de doenças alérgicas. A imunologista Brianna Nicoletti esclarece que, assim como os purificadores, os robôs aspiradores equipados com filtro HEPA podem ser aliados importantes, enquanto limpam o ambiente. Para isso. ela recomenda modelos com sistema selado de sucção, para evitar a recirculação do ar.

Além disso, a Dra. Nicoletti destaca a importância da manutenção adequada: esvaziar o compartimento de pó e higienizar os filtros de escovas conforme as instruções da do fabricante. Por fim, a especialista também ressalta que esses equipamentos não substituem a limpeza manual, mas reduzem de forma significativa a carga diária de alérgenos em casa.

 Reprodução/Freepik Robô aspirador é um aliado na hora de deixar a limpeza da casa mais prática; veja sete opções da WAP para comprar — Foto: Reprodução/Freepik

Vídeo: Testamos o WAP W500: robô limpa vidros que promete mudar a sua faxina

 robô limpa vidros que promete mudar a sua faxina

Testamos o WAP W500: robô limpa vidros que promete mudar a sua faxina

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro