O verão brasileiro é conhecido pelos dias muito quentes, que exigem cuidados para a preservação da saúde das pessoas e também dos eletrônicos, inclusive dos celulares. As altas temperaturas são inimigas naturais das baterias de íon-lítio, presentes na maioria dos smartphones. Quando combinadas a hábitos comuns do dia a dia, como carregar o aparelho ainda quente ou usar capas que impedem a dissipação do calor, elas podem acelerar o desgaste, reduzir a autonomia e até provocar desligamentos inesperados.
Entender quais atitudes aumentam o estresse térmico do celular é essencial para preservar o desempenho do aparelho ao longo do tempo. A seguir, veja erros comuns cometidos no calor que prejudicam a bateria do smartphone, entenda por que eles são problemáticos e saiba como agir corretamente para evitar danos durante o verão.
Saiba como agir corretamente para evitar danos ao celular durante o verão — Foto: Imagem criada com auxílio de IA/ChatGPT 5 erros comuns que detonam a bateria do celular no verão
No índice abaixo, você confere os tópicos abordados na matéria.
- Carregar o celular quente
- Usar capas grossas ou emborrachadas
- Usar o brilho no máximo o tempo todo
- Jogar, gravar vídeos ou usar GPS sob o sol
- Ignorar alertas de temperatura do sistema
- Como proteger o celular no verão
1. Carregar o celular quente
Conectar o celular à tomada enquanto ele ainda está quente, seja por uso intenso, exposição ao sol ou permanência no carro, é um dos erros mais comuns e prejudiciais à bateria. O carregamento gera calor naturalmente; iniciar esse processo quando o aparelho está quente aumenta ainda mais a temperatura interna, acelerando a degradação química das células da bateria. Com isso, a vida útil do componente diminui, e abre-se espaço para problemas no futuro.
Conectar o celular à tomada enquanto ele ainda está quente prejudica a bateria — Foto: Reprodução/ TechTudo A solução é simples: antes de carregar, aguarde alguns minutos até que o celular volte à temperatura ambiente. Sempre que possível, retire a capa durante o carregamento para facilitar a dissipação de calor e evite carregadores rápidos quando o aparelho estiver muito quente. Vale ainda lembrar que temperaturas abaixo de 0ºC também são prejudiciais à bateria, de forma que não é recomendado colocar o aparelho na geladeira ou freezer para esfriar.
2. Usar capas grossas ou emborrachadas
Capas de proteção são importantes para evitar arranhões no celular em caso de quedas, mas modelos muito grossos ou feitos de materiais emborrachados podem reter calor, especialmente no verão. Esse isolamento térmico impede que o calor gerado pelo uso do celular seja dissipado adequadamente e mantém a bateria em temperaturas elevadas por mais tempo. Para o smartphone esfriar, é necessário viabilizar a transferência de calor, seja por meio de contato direto ou de convecção com o ar.
Em dias muito quentes ou durante atividades intensas, vale considerar o uso temporário de capas mais finas ou a remoção da capa em ambientes seguros. Isso ajuda o aparelho a “respirar” melhor e reduz o estresse térmico sobre a bateria, além de contribuir para uma extensão da vida útil do smartphone.
Capinha de silicone costumam favorecer o acúmulo de calor no celular — Foto: Reprodução/Etsy 3. Usar o brilho no máximo o tempo todo
Em ambientes externos, especialmente sob luz solar intensa, os usuários tendem a elevar o brilho para enxergar melhor a tela. Mas o que nem todos sabem é que manter o brilho da tela constantemente no nível máximo não apenas aumenta o consumo de energia, como também contribui para o aquecimento do aparelho. Vale lembrar que o celular já costuma produzir calor, portanto, associar o brilho máximo prolongado à exposição ao sol ou a ambientes muito quentes pode prejudicar a vida útil do aparelho.
Aqui, o ajuste é simples e funcional: sempre que possível, ative o brilho automático ou ajuste manualmente apenas quando necessário. Em locais com sombra, reduzir um pouco a intensidade já faz diferença tanto na temperatura quanto na autonomia do aparelho.
Brilho da tela no máximo contribui para o aquecimento do celular — Foto: Reprodução/Samsung 4. Jogar, gravar vídeos ou usar GPS sob o sol
Atividades mais intensas, como jogos, navegação por GPS e gravação ou edição de vídeos em alta resolução, já exigem bastante do processador e da bateria do smartphone. Quando realizadas sob sol direto e calor intenso, o problema se agrava: o calor externo se soma ao aquecimento natural e eleva rapidamente a temperatura do aparelho.
Em dias de altas temperaturas, o ideal é evitar esse tipo de uso, especialmente sob sol intenso. Sempre que possível, procure sombra, faça pausas entre as atividades e fique atento a sinais de aquecimento excessivo, como quedas de desempenho ou mensagens do sistema. Em situações em que se exige o uso intensivo do celular, mantê-lo afastado do sol contribui para prolongar sua vida útil.
Usar o GPS sob o sol pode detonar a bateria no verão — Foto: Reprodução/Getty Images Ignorar alertas de temperatura do sistema
Quando o celular exibe alertas de temperatura elevada, é preciso obedecer às instruções do sistema. Esses avisos indicam que o smartphone atingiu níveis de calor que podem comprometer o desempenho e a saúde da bateria. Ignorar o alerta e continuar usando o aparelho ou colocá-lo para carregar pode causar danos permanentes à bateria e a outros componentes internos, ocasionando, até mesmo, em sua perda total.
Ao receber esse tipo de aviso, é preciso interromper imediatamente o uso do smartphone. Fechar todos os aplicativos pesados e deixar o celular descansar em um local fresco, longe do sol e de fontes de calor, também é altamente recomendado. Por fim, se o problema persistir mesmo com o abrandamento do calor, pode ser necessário levar o aparelho a uma assistência técnica autorizada pela marca, para fazer um check-up e garantir que tudo esteja funcionando corretamente.
iPhones exibem alertas de superaquecimento, que, quando ignoradas, podem levar à perda total do celular — Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo Como proteger o celular no verão
Embora as altas temperaturas sejam inevitáveis no verão, os danos à bateria não precisam ser. A maioria dos problemas está ligada à soma de calor com hábitos que aumentam o aquecimento do aparelho, como uso intenso, carregamento inadequado e acessórios que dificultam a dissipação térmica. Com algumas mudanças simples na rotina, é possível reduzir o estresse sobre a bateria, preservar a autonomia do celular e evitar quedas de desempenho ou alertas frequentes de superaquecimento.
Com algumas mudanças simples na rotina, é possível evitar que o calor extremo afete a bateria do celular — Foto: Reprodução/Pexels (Andrea Piacquadio) Confira as dicas para proteger o celular no calor:
- Evite expor o aparelho ao sol direto, especialmente por longos períodos;
- Não carregue o celular logo após uso intenso ou quando ele ainda estiver quente;
- Retire capas grossas durante o carregamento ou em dias muito quentes;
- Reduza o brilho da tela sempre que possível ou use o modo automático de ajuste da tela;
- Faça pausas ao jogar, gravar vídeos ou usar GPS sob altas temperaturas;
- Leve a sério os alertas de temperatura exibidos pelo sistema;
- Procure uma assistência técnica autorizada se o celular continuar esquentando mesmo após adotar os cuidados básicos.
🎥 Celular Esquentando Muito? Veja o Que Fazer AGORA
Celular Esquentando Muito? Veja o Que Fazer AGORA

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
18 horas atrás
1
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/i/h/twaIp0Q4O0zytwqlX4zw/dele-dela-serie-netflix-destaque.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/r/F/ZAl8XLSjGkg773RcU27g/loo2nirinbpk7pogr7vorhlwei.avif)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro