Para muitas pessoas, o celular usado perde a serventia logo após a compra. Por acreditarem que o smartphone não terá mais utilidade, usuários vendem, descartam ou deixam o aparelho esquecido em uma gaveta. No entanto, celulares antigos têm várias aplicações práticas, incluindo servir como aparelho reserva em casos de roubo ou dano do celular principal. Segundo dados do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, quase um milhão de celulares foram roubados ou furtados no Brasil em 2023. Ou seja, a cada 33 segundos um celular é roubado ou furtado.
Além disso, smartphones usados podem servir como câmera de segurança, monitor de bebês e dispositivos dedicados a GPS. Nas linhas a seguir, o TechTudo lista cinco motivos para não vender seu celular usado e ficar com ele. Continue a leitura e descubra como os aparelhos antigos podem ser úteis.
Homem idoso usando celular — Foto: Mariana Saguias/TechTudo 1. Use o celular como aparelho reserva
Muitas pessoas descartam o smartphone antigo após comprarem um modelo novo por acreditarem que ele não terá mais utilidade. No entanto, o celular anterior pode ser valioso em situações como quebra, furto ou roubo do aparelho principal. Como o smartphone é um dos meios de comunicação mais usados no nosso dia a dia e armazena muitas informações pessoais sensíveis, incluindo dados bancários, ficar sem ele pode representar um grande transtorno. Ao manter um celular reserva, você facilita o acesso a essas informações e agiliza a resolução de problemas. Para isso, configure o aparelho antigo com suas contas principais e aplicativos essenciais.
Tela do Poco F6 Pro — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo 2. Use-o como "Celular do Pix"
Com o aumento da criminalidade, usar um "celular do Pix" se tornou uma medida de segurança comum entre os brasileiros. A prática consiste em reservar um smartphone antigo exclusivamente para aplicativos bancários e mantê-lo em casa. A ideia é que, caso você seja roubado ou furtado, os criminosos não tenham acesso às suas contas bancárias e possam fazer operações como saques, empréstimos e outras transações indevidas. Se você tem um celular antigo em casa, considere usá-lo para esse fim.
Uso do "celular do Pix" cresce entre brasileiros — Foto: Mariana Saguias/TechTudo 3. Use o celular como GPS
Seu celular antigo também pode ser transformado em um dispositivo dedicado para GPS. Essa solução é especialmente útil para motoristas de aplicativo e caminhoneiros que passam o dia em trânsito. Ao usar o aparelho antigo exclusivamente para a visualização de rotas, você preserva a bateria do celular principal e minimiza os riscos de furtos, frequentes entre motoristas de transporte por aplicativo.
Celular com GPS ativo — Foto: Reprodução/Freepik 4. Use para controlar sua casa inteligente
A tecnologia para casas inteligentes está cada vez mais acessível, com recursos como lâmpadas controladas por aplicativos, tomadas inteligentes que podem ser ligadas e desligadas a distância e robôs aspiradores programáveis. Seu celular antigo pode ser dedicado exclusivamente a essas funções, centralizando o controle da sua casa conectada.
Celular pode ser usado para controlar eletrônicos de casa conectada — Foto: Reprodução/Unsplash Para controlar uma lâmpada inteligente da marca Elsys, por exemplo, basta instalá-la no bocal, baixar o aplicativo "Elsys Casa +" na loja de aplicativos (Google Play Store ou Apple Store) do sistema e realizar o pareamento. Após abrir o app, toque no botão "+", selecione "Adicionar dispositivo" e ative o Bluetooth para concluir a configuração. Além de lâmpadas, o app permite controlar fechaduras, interruptores e outros dispositivos inteligentes.
5. Use-o como câmera de segurança ou monitor de bebês
Outra utilidade prática para o smartphone antigo é transformá-lo em uma câmera de segurança ou monitor de bebês. Para isso, basta instalar um aplicativo específico para um dos fins, conectar o smartphone antigo a uma rede Wi-Fi e posicioná-lo em um local estratégico da casa. Feito isso, é possível monitorar as imagens remotamente pelo celular principal.
Monitoramente de bebê remoto por celular via app de Smart Câmera — Foto: Reprodução/Amazon Existem diversos aplicativos gratuitos ou pagos disponíveis, como "Babá Eletrônica Saby", "Simple Nanny - Baby Monitor", "BabyCam - Monitor de bebê", "Bibino: monitorador de bebês" e mais. Com 4,8 estrelas na Google Play Store, o "Simple Nanny" se destaca pela boa reputação. Após instalar o app no celular reserva, configure-o para funcionar como "Baby Camera". No celular principal, configure a opção "Parents" para visualizar as imagens.
🎥 Quer comprar um celular usado? Veja 6 coisas que você deve observar antes
Quer comprar um celular usado? Veja 6 coisas que você deve observar antes

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
17

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/I/5/ZZEW3WQfmjdBt4izHmLA/img-8811-1-.jpg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro