3 meses atrás 21

7 coisas que você nunca pensou em limpar com a máquina de lavar

A máquina de lavar permite higienizar mais coisas do que você imagina, mesmo que muitos associem o eletrodoméstico exclusivamente às roupas do dia a dia. A versatilidade do aparelho pode ajudar a cuidar de objetos que normalmente exigiriam mais tempo e esforço na limpeza manual e, ao usar os ciclos corretos e tomar algumas precauções, é possível aproveitar sua máquina de forma mais ampla, com impacto direto na praticidade e na higiene da casa.

Logo, conhecer alternativas de uso do eletrodoméstico pode transformar a rotina e o tempo que você gasta com limpeza. Nesse sentido, o TechTudo reuniu exemplos de objetos que podem ser lavados na máquina com segurança, além de cuidados básicos que evitam danos tanto às peças quanto ao eletrodoméstico. Continue a leitura a seguir para entender melhor.

 Reprodução/Getty Coisas que podem ir na máquina de lavar e você não sabia! — Foto: Reprodução/Getty

7 coisas que você nunca pensou em limpar com a máquina de lavar

Ao longo desta matéria você descobrirá como lavar estes 7 itens na máquina de lavar sem sofrer danos. São eles:

  1. Sapatos
  2. Luvas de cozinha
  3. Animais de pelúcia
  4. Travesseiros
  5. Cortina de banheiro
  6. Bonés
  7. Tapete de yoga

Lavar sapatos na máquina é possível, desde que alguns cuidados sejam respeitados. No caso do tênis, a preparação começa pela remoção de cadarços e palmilhas, que devem ser limpos separadamente para evitar deformações. Em seguida, o ideal é colocar os pares em sacos de proteção, já que o atrito direto com o tambor pode danificar tanto o tecido quanto a máquina. A escolha do ciclo delicado, aliada a uma centrifugação leve, ajuda a preservar o formato.

Como lavar tênis na máquina de lavar? Pode? Veja dicas para limpar o calçado no eletrodoméstico sem causar danos em nenhum deles — Foto: Adobe Stock/Goffkein Como lavar tênis na máquina de lavar? Pode? Veja dicas para limpar o calçado no eletrodoméstico sem causar danos em nenhum deles — Foto: Adobe Stock/Goffkein

As luvas de tecido ou material térmico também podem ir à máquina, mas a limpeza precisa seguir alguns critérios. Antes de tudo, é recomendável retirar restos de alimentos visíveis, o que evita manchas persistentes. O ciclo curto com água morna e sabão neutro é suficiente para higienizar sem afetar a resistência. Vale destacar: se a luva for de silicone, você nunca deve usar água quente, pois isso pode danificar o tecido e torná-lo mais suscetível a rasgos. Essa dica – e esse truque de limpeza – também funciona para outros utensílios de cozinha.

Brinquedos de pelúcia compatíveis com água se beneficiam bastante da lavagem em máquina, já que a limpeza manual dificilmente alcança o interior. Para garantir segurança, acessórios soltos devem ser removidos e cada peça precisa ser colocada em saco de lavagem (embrulhar em uma fronha também funciona). Modere na quantidade de sabão e, de preferência, lave junto com outras roupas para tornar a lavagem ainda mais delicada.

 Reprodução/YouTube - Pakéquis Lavando bicho de pelúcia na máquina de lavar — Foto: Reprodução/YouTube - Pakéquis

Você pode (e deve) lavar os travesseiros na máquina de lavar a cada 6 meses (ou ainda com mais frequência, se tiver animais de estimação) para ficar livre de pêlos e ácaros. Tanto travesseiros de plumas quanto sintéticos podem ir à máquina, desde que respeitados os cuidados específicos. Neste caso, o ciclo da máquina deve estar no delicado, e a limpeza fica melhor com água quente.

 Reprodução/Minha Lavadora Lavar travesseiro na máquina de lavar é uma ótima saída! — Foto: Reprodução/Minha Lavadora

Cortinas de banheiro podem sim ser lavadas na máquina de lavar. Mas, deve-se retirar as argolas, os ganchos ou acessórios metálicos que possam danificar a máquina ou rasgar a cortina. Quando for lavar, opte por sabão neutro no ciclo e sempre, sempre mesmo, use o ciclo delicado para evitar danos. Independente do material, também é recomendado lavar com água morna, caso a sua lavadora tenha essa opção disponível.

Bonés podem ser lavados com cores semelhantes em um ciclo frio e suave. Se possível, coloque-os dentro de suportes próprios para lavagem ou sacos protetores, e opte por sabão neutro para não comprometer nem a cor nem a estrutura. Depois, molde a aba – ou enrole um pouco de jornal e coloque dentro dele – antes de deixar secar para garantir que ele mantenha o formato original. O ideal é lavar a cada três ou quatro usos. Se suar muito, pode fazer a lavagem a cada uso.

 Reprodução/Ype Seque o boné naturalmente após lavar na máquina — Foto: Reprodução/Ype

Tentar alcançar um estado meditativo com um tapete fedorento não rola. O lado bom é que, para lavá-lo, basta adicionar na máquina junto com uma carga de toalhas (ou lençóis) e colocar em um ciclo delicado usando água fria. Mas aqui, um alerta: remova o tapete antes do ciclo de rotação para que ele não rasgue! Ao término, deixe secar completamente à sombra.

 Reprodução/Viva Zen Tem como lavar o tapete de yoga na máquina de lavar! — Foto: Reprodução/Viva Zen

Com informações de Bob Vila

Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro