Atualizada em
24/09/2025 13h30

Participar de um leilão de imóveis pode ser uma excelente oportunidade para adquirir propriedades a preços atrativos, mas exige atenção para não cair nas armadilhas e fraudes dos estelionatários.
O que aconteceu
Especialista em leilões, Renan Lopes oferece sete dicas para se preparar de forma adequada e ter mais segurança no processo. Ele atua no setor há seis anos e é um dos sócios e educadores da Smart Leilões, escola digital que ensina brasileiros a fazerem bons negócios em pregões.
O leilão de imóveis pode ser uma estratégia de alavancagem de patrimônio, mas atualmente precisa ter muito cuidado com golpes e ser perspicaz no momento do arremate do imóvel Renan Lopes, especialista em leilões
Veja as dicas:
1. Garimpagem de imóveis
Busque por leilões que tragam maior rentabilidade e não fique preso somente a imóveis da sua região.
2. Análise do edital
Leia atentamente o edital para entender as regras e condições da compra. Pode ter muita pegadinha escondida se não estiver atento. Além disso, confirme se o leiloeiro é cadastrado na junta comercial do estado, assim evita leilão falso.
3. Visite à distância os imóveis
Utilize ferramentas para localizar os imóveis, como Google Earth e Google Street View. Além disso, pode pedir para um motoboy da cidade tirar algumas fotos e enviar para você por whatsapp. Com isso, terá imagens atualizadas da parte externa do imóvel.
4. Atente-se à documentação
Verifique a situação jurídica do imóvel e se há processos do antigo proprietário que possam atrapalhar a posse após o leilão.
5. Não esqueça de fazer o cadastro
Faça seu cadastro no site do leiloeiro ou na instituição responsável com pelo menos 7 dias de antecedência. Já vi muitas pessoas perderem o leilão por não terem se cadastrado antes.
6. Respeite o seu limite financeiro
Participe do leilão e dê seu lance sempre respeitando o seu limite financeiro e margem de lucro.
7. Site seguro
Sempre verifique se consta denúncia do site ser falso na plataforma Leilão Seguro.
Leilão à vista
A Caixa Econômica Federal levará à leilão 487 imóveis livres de dívidas e com até 47% de desconto. O certame será no dia 2 de outubro, a partir das 10h (de Brasília), e acontece de forma online no site da Fidalgo Leilões, com ofertas de apartamentos, casas e terrenos.
Os lances iniciais são a partir de R$ 18 mil. Em alguns casos, é possível utilizar financiamento e recursos do FGTS, condições que devem ser verificadas individualmente no site da Caixa.
O imóvel mais em conta fica no Nordeste, mais especificamente em Itaitinga (CE). A casa de 82m², construída em terreno de 148,5m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, pode ser arrematada a partir de R$ 18.008,23.
Fonte: Rafael Lopes, especialista em leilões e um dos sócios e educadores da Smart Leilões, escola digital sobre pregões
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
2






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro