8 meses atrás 27

7 fatos surpreendentes sobre o TikTok que quase ninguém conhece

O TikTok é uma das redes sociais mais populares do mundo, mas poucas pessoas sabem sobre as curiosidades do aplicativo. Lançada na China em 2016 e no mercado internacional em 2017, a plataforma de vídeos curtos já tem cerca de 1,6 bilhão de usuários ativos. Apesar de toda essa popularidade, fatos como a origem do nome TikTok, países onde o app foi banido e o influencer com mais seguidores da rede são desconhecidos para alguns usuários. Para quem ainda não está por dentro dessas informações, o TechTudo preparou uma lista com sete coisas que muita gente não sabe sobre o TikTok. Confira!

 Mariana Saguias/TechTudo 7 coisas que poucas pessoas sabem sobre o TikTok — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

7 coisas que poucas pessoas sabem sobre o TikTok

O TechTudo preparou uma matéria com 7 coisas que poucas pessoas sabem sobre o TikTok. No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados.

  1. O nome TikTok tem origem em uma onomatopeia
  2. O TikTok tem outro nome na China
  3. O TikTok está disponível em mais de 150 países e em diversos idiomas
  4. Os Estados Unidos são o maior mercado do TikTok
  5. O aplicativo já foi banido em alguns países
  6. É uma das redes sociais mais populares do mundo
  7. Khaby Lame é o criador com mais seguidores no TikTok

1. O nome TikTok tem origem em uma onomatopeia

Embora a ByteDance, dona do app, nunca tenha confirmado oficialmente, uma teoria amplamente difundida — inclusive entre criadores da própria plataforma — é que o nome "TikTok" seja uma onomatopeia. O termo define uma figura de linguagem que utiliza palavras ou fonemas para reproduzir sons naturais, como "boom" (explosão) ou "au-au" (latido de cachorro). No caso do TikTok, o nome remete ao som "tick-tock", associado ao funcionamento de relógios, à passagem do tempo e contagem regressiva.

 Getty Images/Picture Alliance O nome TikTok tem origem em uma onomatopeia — Foto: Getty Images/Picture Alliance

2. O TikTok tem outro nome na China

Quando foi lançado, em 2016, o aplicativo era chamado inicialmente de A.me. Pouco tempo depois, foi renomeado como Douyin (抖音) no mercado chinês. Em uma tradução livre, "Douyin" significa algo como "som trêmulo" ou "música vibrante". Por isso, vale notar que o logotipo oficial da plataforma é a fusão da letra "d" com uma nota musical. A identidade visual, criada por um designer anônimo, foi adotada pela rede social em 2017.

Ao expandir a plataforma para o mercado internacional, a ByteDance optou pelo nome TikTok. Apesar de serem redes “irmãs gêmeas”, o Douyin está sujeito às rígidas regras de censura do governo de Pequim, como ocorre com todas as plataformas que operam na China.

 Mariana Saguias/TechTudo A rede social TikTok tem outro nome na China — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

3. O TikTok está disponível em mais de 150 países e em diversos idiomas

O TikTok tem presença global em mais de 150 países e está disponível em diversos idiomas. Na página inicial da plataforma, o usuário pode selecionar entre mais de 40 línguas para navegar, incluindo croata, húngaro, gaélico, cebuano e suaíli. Além disso, a rede social oferece um sistema de tradução simultânea para idiomas como português, inglês, alemão, indonésio, italiano, coreano, mandarim, espanhol e turco.

 Reprodução/Unsplash/Solen Feyissa TikTok está presente em mais de 150 países — Foto: Reprodução/Unsplash/Solen Feyissa

4. Os Estados Unidos são o maior mercado do TikTok

Apesar dos recentes atritos entre os Estados Unidos e o TikTok, a relação dos usuários norte-americanos com a plataforma permanece forte. O país continua sendo o maior mercado da rede social chinesa, com mais de 170 milhões de usuários ativos. O Brasil ocupa a terceira posição no ranking, com 98,6 milhões de usuários ativos em 2024, segundo dados oficiais da própria plataforma. A Indonésia aparece em segundo lugar.

 Divulgação/Getty Images Estados Unidos é o maior mercado consumidor do TikTok — Foto: Divulgação/Getty Images

5. O aplicativo já foi banido em alguns países

Embora seja um sucesso em diversos países, o TikTok enfrenta restrições em algumas regiões e já foi banido em certos territórios. A plataforma está proibida no Paquistão, Nepal e Irã. Na Índia, a rede social foi bloqueada em 2020 e ainda não teve suas atividades restabelecidas. Já na Albânia, país do Leste Europeu, o TikTok foi banido neste ano e só deve voltar a operar em 2026.

Outros lugares impõem restrições ao uso do aplicativo por funcionários do governo, como Reino Unido, França e Áustria. Letônia, Dinamarca, Canadá e Estados Unidos também adotam a mesma política — assim como o Parlamento Europeu. A justificativa mais comum entre essas nações envolve preocupações com segurança cibernética e riscos à soberania nacional.

 Getty Images/Maeva Destombes TikTok foi banido em vários países — Foto: Getty Images/Maeva Destombes

6. É uma das redes sociais mais populares do mundo

 Mariana Saguias/Techtudo TikTok é uma das redes sociais mais populares — Foto: Mariana Saguias/Techtudo

7. Khabane "Khaby" Lame é o criador com mais seguidores no TikTok

O senegalês naturalizado italiano Khabane “Khaby” Lame é o criador de conteúdo com mais seguidores no TikTok, ultrapassando a marca de 162 milhões de fãs. Aos 25 anos, ficou famoso por mostrar, com bom humor, como simplificar tarefas do dia a dia que outras pessoas tornavam complicadas. O influencer criou sua conta na rede social em 2020, após perder o emprego durante a pandemia de Covid-19. Fã de futebol, ele conquistou a admiração de diversos jogadores e já gravou conteúdos com nomes como Vini Jr. e Lionel Messi.

 Reprodução/TikTok Khaby Lame é o criador mais seguido no TikTok — Foto: Reprodução/TikTok

Veja também: Como fazer backup no Whatsapp! Tutorial completo no iPhone e Android

Como fazer backup no Whatsapp! Tutorial completo no iPhone e Android

Como fazer backup no Whatsapp! Tutorial completo no iPhone e Android

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro