10 meses atrás 15

8 coisas que você precisa saber se quiser comprar uma Air Fryer econômica

Quer comprar uma air fryer econômica? Então cuidado, pois é importante considerar mais do que o preço inicial para escolher a melhor opção. Embora algumas fritadeiras elétricas possam parecer vantajosas devido a ofertas tentadoras, o verdadeiro custo envolve fatores como o consumo de energia, durabilidade e a qualidade dos materiais. Afinal, comprar um modelo sem avaliar esses fatores pode sair muito caro para o seu bolso.

Desde a potência até as funções adicionais, cada detalhe da ficha técnica pode impactar o desempenho do aparelho. Por isso, o TechTudo reuniu dicas para ajudar você a fazer uma escolha mais inteligente e segura. Veja, a seguir, tudo o que você precisa saber para investir em uma air fryer eficiente.

 Divulgação/Britânia Confira dicas para comprar uma air fryer econômica sem cair em ciladas — Foto: Divulgação/Britânia

Air Fryer econômica: o que você precisa saber

  1. Veja a potência da air fryer
  2. Escolha a capacidade certa para o seu uso
  3. Eficiência energética como prioridade para a escolha
  4. Fique atento com air fryers baratas
  5. Compre com marcas confiáveis
  6. Observe a garantia do aparelho
  7. Analise a qualidade das peças
  8. Priorize funções que ajudam a economizar

1. Veja a potência da air fryer

A potência é uma das especificações mais importantes da ficha técnica da air fryer, pois ela influencia diretamente no gasto de energia e no tempo de preparo dos alimentos. Modelos acima de 1500W são geralmente mais potentes e cozinham mais rápido, o que pode economizar tempo e energia. Porém, air fryers com potência entre 800W e 1400W costumam ser suficientes para quem deseja um aparelho econômico e eficiente para o dia a dia.

Já as versões acima de 2000W são indicadas para quem precisa preparar muita comida rapidamente. Logo, o ideal é encontrar um equilíbrio entre potência e consumo para garantir eficiência sem pesar na conta de luz.

 Divulgação/WAP Avalie a potência da air fryer econômica — Foto: Divulgação/WAP

2. Escolha a capacidade certa para o seu uso

Modelos menores de air fryer, entre 1 e 3 litros, são recomendados para quem mora sozinho ou cozinha pequenas refeições. Já para famílias de três a quatro pessoas, o ideal é uma fritadeira com capacidade entre 3 e 5 litros. Se a ideia é preparar refeições com frequência para mais de cinco pessoas, vale investir em um modelo com mais de 5 litros.

Também deve-se considerar que air fryers menores ocupam menos espaço na cozinha e consomem menos energia, mas podem exigir mais tempo de preparo. Por outro lado, opções maiores permitem preparar mais quantidades de uma só vez, mas também ocupam mais espaço na bancada.

Outro ponto importante é que a capacidade anunciada pelo fabricante pode não refletir o espaço útil real. Algumas air fryers têm cestos mais estreitos ou formatos que limitam a quantidade de alimentos que podem ser preparados de uma só vez. Antes de comprar, vale a pena conferir o tamanho interno do cesto e avaliar se ele atende suas necessidades sem comprometer a eficiência.

 Divulgação/Oster Confirme qual a sua demanda antes de comprar uma air fryer de alta capacidade — Foto: Divulgação/Oster

3. Eficiência energética como prioridade para a escolha

Se você quer economizar com a compra da air fryer, também é importante tomar o cuidado de pagar pouco pelo uso dela. É a eficiência energética que pode determinar, por exemplo, que modelos maiores sejam mais econômicos apesar de apresentarem maior potência.

Vale apontar que, em geral, air fryers economizam mais do que o forno convencional no preparo de alimentos, pois o calor por convecção aquece mais rápido usando menos eletricidade. Porém, dependendo da sua frequência de uso, a air fryer pode sair mais cara. Por isso, consulte na ficha técnica o consumo energético em quilowatts por hora e avalie o seu perfil de uso da air fryer.

 Divulgação/Oster Forno com air fryer apresenta maior consumo de energia — Foto: Divulgação/Oster

4. Fique atento com air fryers baratas

Air fryers à venda por preços muito abaixo do mercado podem ser tentadoras à primeira vista, mas o barato pode sair caro. Por exemplo, muitos desses modelos têm eficiência energética inferior e podem demorar mais para aquecer e cozinhar os alimentos, o que pode gastar muito a longo prazo.

Outro problema comum em air fryers mais baratas é a baixa durabilidade. Componentes como a resistência, termostato e o revestimento do cesto podem se desgastar mais rápido por serem de qualidade inferior. Isso termina em mau funcionamento, reparos frequentes e, em alguns casos, na troca do aparelho mais cedo do que o usuário esperava.

 Reprodução/Freepik Tome cuidado ao comprar uma air fryer barata demais — Foto: Reprodução/Freepik

5. Compre com marcas confiáveis

Opte por marcas confiáveis na hora de comprar uma air fryer. Fabricantes mais conhecidas do mercado, como Electrolux, Mondial, Oster, Philips Walita e Philco, costumam ter melhor desempenho e maior durabilidade.

Também verifique a reputação da marca no atendimento ao cliente e a disponibilidade de assistência técnica. Esses dois pontos são importantes, por exemplo, para repor peças defeituosas no futuro. Comprar um produto de uma marca confiável pode até custar um pouco mais no início, mas garante mais segurança e economia no longo prazo.

 Divulgação/Electrolux Dê prioridade a marcas confiáveis ao comprar sua air fryer — Foto: Divulgação/Electrolux

6. Observe a garantia do aparelho

Antes de comprar uma air fryer, é importante conferir a garantia oferecida pela marca. A garantia legal é de 90 dias e cobre defeitos de fabricação, mas algumas marcas oferecem uma extensão que pode variar entre um e três anos, dependendo do modelo.

A garantia cobre problemas elétricos, falhas em componentes e defeitos do aparelho, mas a cobertura não costuma incluir danos causados por mau uso, quedas ou modificações não autorizadas. Por isso, é importante ler o manual e seguir as recomendações do fabricante para garantir o bom funcionamento da sua air fryer.

 Reprodução/Freepik Leia com atenção a garantia da air fryer econômica — Foto: Reprodução/Freepik

7. Analise a qualidade das peças

A qualidade das peças pode dizer muito sobre a durabilidade e o desempenho da air fryer. Modelos com um exterior resistente são menos propensos a rachaduras ou deformações com o calor. Enquanto isso, um acabamento mais frágil pode desgastar rapidamente, o que compromete a vida útil do aparelho.

Essa avaliação também vale para o cesto e a bandeja da air fryer, se houver. Peças de aço inoxidável ou aço fundido são mais resistentes e fáceis de limpar, além de não descascarem com o tempo, como acontece com materiais de baixa qualidade. Além da resistência, é importante verificar se as peças são removíveis e fáceis de lavar — afinal, a limpeza também é um ponto importante para a durabilidade da air fryer.

 Divulgação/Wap Analise as peças da air fryer antes de comprá-la — Foto: Divulgação/Wap

8. Priorize funções que ajudam a economizar

Você pode economizar com o próprio uso da air fryer, dependendo do modelo que comprar. As fritadeiras tipo "all-in-one" combinam múltiplas funções em um só aparelho, como fritar, assar, grelhar e até tostar. Isso ajuda a reduzir o consumo de energia, além de substituir outros eletrodomésticos e otimizar o espaço na cozinha.

Outra função interessante é a "keep warm", que mantém os alimentos quentes dentro da air fryer sem precisar reaquecer, o que economiza eletricidade. Bandejas duplas também ajudam nesse quesito ao permitirem o preparo de mais de um alimento ao mesmo tempo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro