Outras big techs seguem a mesma lógica megalomaníaca, inclusive com nomes que remetem à ficção cientifica. Sam Altman, da OpenAI, batizou seu projeto de supercomputação de "Stargate", em alusão à franquia de ficção científica.
Elon Musk fala em construir centros de dados que lembram naves espaciais para dar escala ao xAI, sua empresa de inteligência artificial, e nomeou o cluster de supercomputadores em construção de Colossus (nome de um filme de 1970 sobre um supercomputador do Departamento de Defesa americano, chamado Colossus, que desenvolve sua própria inteligência independente de seus programadores).
Corrida por mais energia elétrica
Diante da corrida, até reatores nucleares aposentados, como o de Three Mile Island, voltaram à pauta para garantir suprimento de energia.
"Esses data centers de inteligência artificial estão em alta justamente porque têm uma capacidade de processamento muito superior aos tradicionais. Eles consomem muito mais energia e exigem melhores sistemas de resfriamento. Ou seja, a gente precisa se preocupar muito mais com eficiência energética", explicou Raphael Sampaio, líder de Pesquisa e Desenvolvimento da PSR, no mesmo podcast que mencionei acima.
A Three Mile Island, na Pensilvânia, ficou conhecida pelo acidente nuclear de 1979, o pior da história americana, quando o reator 2 sofreu uma fusão parcial e nunca mais voltou a operar. O reator 1 continuou funcionando até 2019, quando foi desligado por razões econômicas.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
17






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro