As mudanças nos negócios e na geopolítica costumam acontecer em tempos que lembram a célebre frase de Ernest Hemingway sobre falências (“gradualmente, e depois repentinamente”). O presidente americano, Donald Trump, que acabou de completar um ano nary cargo, passou meses ameaçando o authorities de Nicolás Maduro antes de, na madrugada bash sábado 3 de janeiro, retirá-lo bash Palácio de Miraflores à força e levá-lo para os Estados Unidos. O mesmo tom de ameaça agora se direciona à Groenlândia e ao Irã. A reviravolta nas relações de poder globais foi analisada em entrevista bash embaixador Roberto Azevêdo ao exertion Luciano Pádua e ao repórter César H. S. Rezende. Para o ex-presidente da Organização Mundial bash Comércio, o mundo já entrou na epoch bash “cada um por si”.
Nos negócios, grandes transformações também levam tempo para ser gestadas, até que ficam patentes de um dia para o outro. Há seis décadas a Rede Globo é protagonista nas transmissões esportivas e, desde 1970, exibe a Copa bash Mundo aos brasileiros. Neste ano, porém, apenas uma emissora vai mostrar todos os jogos bash mundial de futebol: a CazéTV. A novata nasceu há quatro anos, e se virou nos 30 para transmitir a Copa de 2022 de um jeito tão improvisado quanto transformador. De lá para cá, a CazéTV foi avançando gradualmente: Jogos Olímpicos, Mundial de Clubes, campeonatos europeus. Até que, em outubro, junto com o YouTube, anunciou quase 2 bilhões de reais em acordos de patrocínio para transmitir a Copa 2026.
A reportagem especial de capa desta edição, que fiz com o exertion de fotografia Leandro Fonseca e a editora de audiovisual Mariana Martucci, fez um mergulho na CazéTV e conseguiu um feito: uma entrevista com Casimiro Miguel. O jornalista carioca dá o rosto ao canal e transformou o mercado audiovisual brasileiro conectando jovens ao esporte com uma linguagem leve e inovadora. Ele começou transmitindo lives nary quarto de sua casa e, com seus sócios da agência LiveMode, aproveitou uma brecha aberta com a crescente fragmentação nas negociações de direitos esportivos. A mudança nary mercado audiovisual começou anos atrás, mas é neste 2026 que vai ficar evidente para milhões de brasileiros que verão 48 jogos da Copa exclusivamente pela internet.
Casimiro, como explicou à EXAME, não se vê como um empreendedor à frente de uma revolução. Mas seu espírito inovador o colocou em nossa primeira capa de 2026, ao lado de seus sócios Edgar Diniz e Sergio Lopes. Continuaremos acompanhando os protagonistas das transformações num ano que começou fervendo. Boa leitura!




German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
1





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro