4 horas atrás 2

A Vizinha Perfeita: 5 perguntas sobre o documentárui chocante da Netflix

A Vizinha Perfeita é o mais novo documentário da Netflix, que está dando o que falar no streaming. O filme, dirigido por Geeta Gandbhir, segue uma briga de vizinhos na Flórida que toma um rumo inesperado. Toda a produção é feita utilizando imagens das câmeras corporais de policiais, tornando a produção ainda mais chocante e comovente. Segundo alguns veículos especialistas, é possível que o título seja indicado ao Oscar de Melhor Documentário.

Para quem quer saber mais sobre o enredo de A Vizinha Perfeita, o TechTudo separou cinco perguntas chaves para entender o documentário e o seu sucesso. Confira mais sobre a sinopse e a produção do filme, a seguir.

 Reprodução/IMDb A Vizinha Perfeita é o novo documentário de true crime da Netflix — Foto: Reprodução/IMDb

Na matéria sobre o documentário A Vizinha Perfeita, você encontra:

  1. Sobre o que é o documentário?
  2. Como o documentário foi feito?
  3. Quem era Ajike "AJ" Owens?
  4. O que aconteceu com Susan Lorincz?
  5. Por que A Vizinha Perfeita está tão em alta?

1. Sobre o que é o documentário?

Com cerca de 1h30 de duração, o documentário relembra a tragédia causada após uma série de conflitos entre vizinhos na Flórida. Susan Lorincz, uma mulher branca que vivia em um bairro majoritariamente negro, chamou a polícia diversas vezes, alegando que as crianças vizinhas invadiam sua propriedade e a ameaçavam — acusações sem provas. A produção aborda temas como racismo estrutural, posse de armas nos Estados Unidos e a controversa lei “stand your ground” (“defenda seu terreno”, em tradução livre), além de destacar o impacto do movimento Black Lives Matter no caso.

 Reprodução/Netflix A Vizinha Perfeita traz filmagens reais, registradas pelas câmeras corporais dos policiais — Foto: Reprodução/Netflix

2. Como o documentário foi feito?

A Vizinha Perfeita se destaca por sua abordagem totalmente inovadora. O documentário é construído quase inteiramente a partir das imagens captadas pelas câmeras corporais dos policiais, oferecendo uma perspectiva crua e imediata dos acontecimentos. Em alguns trechos, também são exibidos os interrogatórios de Susan Lorincz e as ligações feitas à polícia — tanto por ela quanto pelos vizinhos.

Diferente do formato tradicional, a produção dispensa entrevistas posteriores e apresenta os fatos em tempo real, como eles realmente ocorreram. A diretora Geeta Gandbhir teve acesso a cerca de dois anos de material, cedido pelo advogado da família da vítima. Após um extenso trabalho de organização e montagem, ela e sua equipe transformaram esse conteúdo em uma narrativa cronológica, agora disponível na Netflix.

3. Quem era Ajike "AJ" Owens?

Ajike “AJ” Owens foi a vítima de Susan Lorincz. Após uma discussão entre um dos filhos de AJ e a vizinha, ela foi até a casa de Susan para conversar sobre o ocorrido. A conversa acabou se tornando uma briga acalorada, e Lorincz atirou em AJ, que tinha apenas 35 anos. A jovem chegou a ser socorrida, mas morreu no mesmo dia, em 2 de junho de 2023, na cidade de Ocala, Flórida. O documentário expõe momentos intensos, como os primeiros socorros prestados à AJ e a reação dos filhos ao receberem a notícia da morte da mãe.

 Reprodução/Netflix A Vizinha Perfeita: discussão entre vizinhos levou a morte de Ajike “AJ” Owens, de 35 anos — Foto: Reprodução/Netflix

4. O que aconteceu com Susan Lorincz?

Após as investigações, Susan Lorincz foi presa em 6 de junho de 2023. Ela foi acusada de homicídio culposo com uso de arma de fogo, negligência criminosa, agressão física e duas tentativas de agressão. Em 2024, após o julgamento, Lorincz foi considerada culpada pelo homicídio de Ajike Owens e condenada a 25 anos de prisão. Hoje, ela tem 61 anos e cumpre a pena no condado de Miami-Dade.

5. Por que A Vizinha Perfeita está tão em alta?

Há diversos fatores que explicam o sucesso de A Vizinha Perfeita. Segundo o IndieWire, “não vimos ainda um documentário como esse, que forma um retrato fiel e assustador de um assassinato”. O veículo destaca ainda que o filme é um forte candidato ao Oscar de Melhor Documentário em 2026. Até o momento, a produção já recebeu seis indicações ao Critics Choice Documentary Awards e mantém nota 7.1 no IMDb, consolidando seu reconhecimento entre público e crítica.

 Reprodução/Netflix Susan Lorincz, a “Vizinha Perfeita”, foi condenada por homicídio culposo — Foto: Reprodução/Netflix

A diretora Geeta Gandbhir também comentou sobre o diferencial da narrativa: “Infelizmente, crimes como esses acontecem toda semana. Porém, estamos acostumados a ver o que acontece depois. Nunca foi visto como a comunidade era antes do crime, em tanto detalhe. Além disso, a câmera corporal policial é muito usada para incriminar pessoas de cor. Quis subverter essa ordem, utilizando as imagens para contar a história dessa mulher, vítima de racismo e da violência armada”, afirmou em entrevista ao IndieWire.

Pamela Dias, mãe de AJ Owens, também relatou à Netflix o impacto da produção: “É devastadoramente doloroso de assistir, mas Geeta fez mágica ao montar o storytelling. Ela conseguiu abordar cada camada dessa complexa história. É uma obra de arte”. O documentário é dedicado à memória de AJ e seus quatro filhos, Isaac, Israel, Afrika e Titus.

🎥Essas séries traumatizantes chocaram o TechTudo

Essas séries traumatizantes chocaram o TechTudo

Essas séries traumatizantes chocaram o TechTudo

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro