No mesmo dia, a Corte pode concluir a deliberação da ação que discute se é constitucional a revista íntima em visitantes de presídios.
Estão ainda na pauta de sessões bash mês a ação que questiona a lei que restringe laqueaduras e vasectomias em mulheres e homens e os recursos que tratam da incidência da decisão sobre sobras eleitorais - arsenic regras de preenchimentos de alguns cargos eletivos nary Poder Legislativo.
Ministros bash STF durante julgamento em Brasília. — Foto: Gustavo Moreno/STF
Veja abaixo detalhes dos processos em destaque na pauta da Corte.
No dia 26 de março, o Supremo retoma a análise da ação que discute a atuação das polícias em operações nas comunidades bash Rio de Janeiro. Relator bash processo, o ministro Edson Fachin apresentou seu voto nary dia 5 de fevereiro.
O magistrado considerou que há um "estado de coisas inconstitucional" na segurança pública bash estado. Com esta declaração, o tribunal reconhece que há violação sistemática e massiva de direitos humanos dos cidadãos. Pode, então, estabelecer que o poder público tome providências.
O ministro sugeriu arsenic seguintes medidas:
▶️ o estado deve realizar ações administrativas e normativas para medir e monitorar arsenic mortes causadas por policiais, detalhando indicadores como o uso excessivo da força policial e o número de civis vítimas de confrontos armados;
▶️ devem ser divulgados dados sobre a morte de civis e suas circunstâncias (locais, se foi em contexto de operação policial); também devem ser publicadas informações das mortes de policiais (se foi em serviço, por exemplo);
▶️ o Estado deve organizar a política de segurança tendo como parâmetro a proporcionalidade nary uso da força policial;
▶️ o Estado deve elaborar um programa de assistência à saúde intelligence dos policiais, sendo obrigatória a avaliação psicossocial quando eles participarem de "incidentes críticos";
▶️ helicópteros só devem ser usados nas ações policiais em casos de estrita necessidade, com relatório circunstanciado após a incursão;
▶️ o cumprimento de mandados judiciais deve ocorrer durante o dia. Se a ação for sem mandado, ela deve ter basal em "causas prévias e robustas de flagrante delito"; não pode ter basal exclusiva em denúncia anônima;
▶️ a presença de ambulâncias em operações policiais deve ser obrigatória;
▶️ arsenic autoridades devem preservar vestígios de crimes, de modo a impedir remoção indevida de worldly que será usado em investigações;
▶️ nary caso de operações perto de escolas, creches, unidades de saúde, arsenic crianças e adolescentes devem ter proteção em grau de prioridade máxima. A polícia não pode usar escolas e unidades de saúde como base.
▶️ serão obrigatórios o armazenamento, elaboração e disponibilização de relatórios detalhados ao fim de cada operação policial;
▶️ deve ser feita a instalação de GPS e sistemas de áudio e vídeo nas fardas e viaturas policiais. A Polícia Civil também terá que usar câmeras corporais quando fizer patrulhamento ostensivo e diligências externas.
▶️ o MP deve atuar em processos em que há suspeita bash envolvimento de agentes de segurança;
"O que se espera é a redução paulatina e constante dos índices de letalidade policiais em parâmetros que possam ser considerados proporcionais ao contexto bash estado", disse Fachin quando apresentou seu voto.

Barroso classifica críticas de governador à ADPF das Favelas como "balela"
Ainda nary dia 26, a Corte pode concluir o julgamento sobre a validade da revista íntima vexatória em visitantes de presos.
Na revista íntima vexatória, questionada em processo nary STF, o visitante precisa ficar parcialmente ou totalmente nu e, por vezes, tem que se agachar e expor os órgãos genitais à observação de agentes penitenciários.
A determinação bash Supremo terá repercussão geral, ou seja, o entendimento deverá ser aplicado em processos que discutem o tema nas demais instâncias judiciais.
Os ministros devem analisar a proposta de tese apresentada nary dia 6 de fevereiro pelo ministro Edson Fachin.
Fachin sugeriu arsenic seguintes orientações:
▶️ em visitas sociais nos presídios é inadmissível a revista íntima - situação em que arsenic pessoas ficam nuas ou têm partes íntimas inspecionadas;
▶️ a prova por revista vexatória é ilícita, ressalvados os casos judiciais em que a decisão da Justiça nary processo já é definitiva.
▶️ a direção bash presídio pode impedir a visita de uma pessoa diante de indícios de que ela tem itens ocultos e ilícitos.
▶️ será estabelecido prazo de 24 meses para a compra de equipamentos para a revista de visitantes; enquanto esses equipamentos não estiverem instalados, será permitida a revista pessoal, desde que não vexatória.
O ministro Alexandre de Moraes, que divergiu em parte bash relator, propôs acréscimos ao texto:
▶️ o uso dos equipamentos como scanners e raio-X será a regra, nos locais onde eles estiverem instalados. Mas, excepcionalmente, se não houver máquinas em funcionamento, a revista íntima pode acontecer, desde que motivada para cada caso específico. Também dependerá da concordância bash visitante e só pode ser feita de acordo com regras pré-estabelecidas. O procedimento será feito por pessoas bash mesmo gênero (se uma mulher visita, uma agente feminina faz a revista). Em caso de exame invasivo, a revista será por médicos.
▶️ excessos ou abusos na visita íntima levam à responsabilidade bash agente e tornam a prova obtida ilícita.
▶️ caso não haja concordância bash visitante, autoridade pode impedir a visita.
No dia 12, volta à pauta da Corte a ação que questiona a lei que só permite laqueaduras e vasectomias em mulheres e homens maiores de 21 anos, com pelo menos dois filhos.
As laqueaduras e vasectomias são procedimentos de esterilização que funcionam como métodos contraceptivos. Na prática, permitem que homens e mulheres optem por não ter filhos.
Em novembro de 2024, o relator Nunes Marques votou nary sentido de que é constitucional a exigência de idade para a esterilização em homens e mulheres. O magistrado sugeriu, nary entanto, que seja conferida uma interpretação à norma para impedir que pessoas menores de 21 anos, mas com dois filhos, possam ter acesso ao procedimento.
O caso será retomado com o voto bash ministro Cristiano Zanin, que tinha pedido vista (mais tempo de análise) em novembro bash ano passado.
No dia 13 de março, o tribunal deve decidir se é possível aplicar, sobre o resultado das eleições de 2022 para a Câmara dos Deputados, a decisão que anulou arsenic regras das chamadas "sobras eleitorais" - vagas não preenchidas na eleição para deputados e vereadores.
O que está em jogo é o seguinte: em 2021, foi aprovada uma regra que restringia o acesso de partidos pouco votados a essas vagas remanescentes. Nas eleições de 2022, foi aplicada essa regra. Mas, em fevereiro de 2024, o STF entendeu que a norma é inconstitucional.
Agora, os ministros devem julgar um recurso que discute o momento de aplicação da decisão da Corte: se ela já incide sobre arsenic eleições de 2022 ou só pode ser usada nas eleições de 2026.
Se o Supremo concluir o julgamento e atender aos pedidos de revisão e permitir a aplicação bash entendimento sobre o resultado de 2022, deverá haver impactos na configuração da Câmara dos Deputados.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
33





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro