9 meses atrás 20

Acidente aéreo em Washington: incidentes recentes já apontavam para risco de colisão nos EUA

O acidente desta quarta-feira acontece após uma série de incidentes registrados nos últimos anos que levantaram preocupações sobre a segurança no controle aéreo dos Estados Unidos.

De acordo com especialistas, a sobrecarga nas operações de controle e a falta de pessoal estão entre os fatores que quase provocaram tragédias.

Em fevereiro de 2023, por exemplo, um avião cargueiro da FedEx e uma aeronave da Southwest com 128 pessoas a bordo quase colidiram no ar em Austin, Texas. À época, as duas aeronaves chegaram a uma distância de cerca de 52 metros.

Após o caso, o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, em inglês) concluiu que o incidente foi provocado por suposições incorretas por parte de um controlador de tráfego aéreo.

Ainda em 2024, Jennifer Homendy, presidente do NTSB, defendeu a necessidade de treinamento adicional para controladores em condições de baixa visibilidade e de melhorias tecnológicas nos aeroportos.

"Isso deve servir como um alerta para muitos — esses são sinais de aviso, o que significa que é preciso agir agora", disse Homendy.

Colisão entre jato comercial e helicóptero mobiliza socorristas em Washington, D.C., em 29 de janeiro de 2025 — Foto: AP Photo/Alex Brandon

O acidente em Washington aconteceu por volta das 21h de quarta-feira, pelo horário local (23h, em Brasília).

O avião comercial envolvido na colisão é um Bombardier CRJ700, com capacidade para 65 pessoas e utilizado para voos regionais. De acordo com as autoridades, era um voo da American Airlines que partiu de Wichita, no Kansas, com destino a Washington.

A batida aconteceu quando o avião estava a poucos metros da pista do aeroporto Ronald Reagan, momentos antes de pousar.

Autoridades afirmaram que o avião caiu nas proximidades do Rio Potomac, que fica perto do aeroporto. Equipes de emergência foram enviadas para fazer buscas com helicópteros e botes.

O helicóptero é um modelo Sikorsky UH-60 Black Hawk, usado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos. Segundo o Exército americano, nenhum militar sênior estava a bordo.

Todos os pousos e decolagens foram suspensos no aeroporto, que fica a apenas 6 km do centro de Washington, D.C., onde está a Casa Branca.

Segundo autoridades, a colisão aconteceu a poucos metros da pista, momentos antes do avião pousar. Quatro pessoas foram resgatadas e dois corpos foram recuperados, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. A causa do acidente está sendo investigada.

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro