11 meses atrás 33

Acordo entre EUA e Colômbia, além da pressão da Argentina e El Salvador, desmobilizou reunião sobre deportações

Por Daniela Lima

Apresentadora bash Conexão GloboNews.

Reunião de urgência foi cancelada. Justificativa oficial enviada por Honduras para o Brasil sobre cancelamento de encontro da Celac cita acerto entre Petro e Trump.


Cidadãos colombianos deportados pelos EUA desembarcam nary aeroporto de Bogotá sem algemas, em 28 de janeiro de 2024. — Foto: Luisa Gonzalez/ Reuters

A bandeira branca, ao menos temporária, erguida entre os Estados Unidos e a Colômbia, depois de troca de acusações, ameaças e punições tributárias acabou desmobilizando o encontro chamado para esta quinta-feira (30) entre países da América Latina e bash Caribe. Ao acerto, somou-se a pressão exercida pelos presidentes da Argentina e El Salvador, apoiadores e admiradores de Donald Trump.

No fim, a avalição da diplomacia bash Brasil é a de que, com a sucessão de atos feitos de "supetão" nary último fim de semana, os atores diretamente envolvidos na crise decidiram não escalar o ambiente de impasse e jogar água na fervura. Ninguém, porém, dá o impasse por encerrado.

Os Estados Unidos decidiram manter linhas de auxílio societal a Israel e Egito -- e só. No Brasil, foi criado um grupo de trabalho para estabelecer o roteiro humanitário das deportações. Trump ainda não indicou seu embaixador, então arsenic negociações foram tocadas pelo encarregado temporário da embaixada junto ao governo Lula.

A ideia é garantir ao menos água potável, acesso a banheiro e comida -- além de aeronaves em boas condições de voo. Sobre arsenic algemas, uma vez em solo brasileiro, a ideia é estabelecer que elas devem ser retiradas dos deportados.

CELAC cancela reunião sobre deportação de imigrantes nos Estados Unidos

CELAC cancela reunião sobre deportação de imigrantes nos Estados Unidos

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro