5 horas atrás 3

Adiamento de GTA 6 pode ter sido causado por demissão em massa? Entenda

GTA 6 sofreu mais um adiamento, e agora deve ser publicado somente no dia 19 de novembro de 2026. Em meio a demissões em massa na Rockstar Games e à queda das ações da Take-Two Interactive, surgiram rumores de que os desligamentos seriam a causa do atraso. A empresa afirma, contudo, que a decisão busca garantir o nível de qualidade esperado pelos jogadores, mas o debate e a frustração dos fãs está em alta. No guia a seguir, confira tudo sobre o adiamento, desde especulações até declaração oficial da companhia. Relembre também outros casos de adiamentos.

GTA 6 é adiado novamente pela Rockstar; vídeo revela detalhes

GTA 6 é adiado novamente pela Rockstar; vídeo revela detalhes

Rockstar explica segundo adiamento de GTA 6

Na mesma nota publicada nas redes sociais sobre o adiamento de GTA 6 para 19 de novembro de 2026, a Rockstar pediu desculpas, alegando priorizar o produto em relação ao cronograma. Segundo a companhia, os meses extras até o lançamento permitirão à equipe "finalizar o jogo com o nível de qualidade que vocês esperam e merecem".

Essa não é a primeira vez que isso acontece. O título estava previsto originalmente para o último trimestre deste ano, mas sofreu um adiamento para 26 de maio de 2026. Na ocasião, a justificativa da Rockstar foi basicamente a mesma, mas um trailer que combinava cutscenes e gameplay foi publicado alguns dias depois.

 Reprodução/Róbson Martins Nota de adiamento de GTA 6 publicada pela Rockstar no Instagram — Foto: Reprodução/Róbson Martins

Take-Two e Rockstar demitem funcionários em massa

O jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, noticiou em 31 de outubro que a Rockstar Games havia demitido entre 30 e 40 funcionários de seus estúdios no Reino Unido e no Canadá. Após acusações de "práticas antissindicais", por supostamente desligar colaboradores que se organizavam por melhores condições de trabalho, a empresa alegou que as demissões ocorreram devido a vazamentos de informações confidenciais em um servidor do Discord.

Mesmo com a comoção e os protestos em frente aos escritórios da Rockstar e da Take-Two, fontes afirmam que o adiamento de GTA 6 não foi causado diretamente pelas dispensas ou pelos supostos vazamentos. De acordo com Schreier (via ResetEra), o motivo central segue sendo o polimento do jogo, embora as demissões possam ter impacto de longo prazo no projeto.

Posicionamento do CEO da Take-Two sobre o adiamento de GTA 6

Após o segundo atraso de GTA 6, o CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, afirmou que é "doloroso" durante teleconferência com investidores, mas destacou que a empresa "nunca se arrependeu de adiar um jogo". Sem especificar nomes, o executivo ainda "alfinetou" desenvolvedoras concorrentes que já enfrentaram a mesma questão, mas optaram por manter os prazos iniciais.

Segundo Zelnick, a Take-Two realmente acreditava na data de 26 de maio, mas dará mais tempo para que "atenda aos padrões que espera". Assim como no início do ano, quando havia descartado a possibilidade de um adiamento, o executivo indicou ao The Game Business expectativas otimistas sobre o novo cronograma.

 Divulgação/Rockstar Games CEO da Take-Two diz que companhia nunca se arrependeu e adiar um jogo — Foto: Divulgação/Rockstar Games

Ações da Take-Two caem após adiamento de GTA 6

Investidores reagiram ao adiamento do ciclo de receita de GTA 6, e as ações da Take-Two (NASDAQ:TTWO) recuaram mais de 8% até a publicação desta matéria. Especialistas acreditam em uma recuperação, mas a notícia ofuscou o aumento de 33% na receita da companhia, que alcançou US$ 1,96 bilhão. O resultado é acima das expectativas do mercado e impulsado por games como Borderlands 4 e NBA 2K26.

 Divulgação/Take-Two Ações da Take-Two Interactive caíram após adiamento de GTA 6 — Foto: Divulgação/Take-Two

Outros casos de jogos da Rockstar que atrasaram

A Rockstar tem histórico de adiar jogos para priorizar qualidade, como aconteceu com GTA 5, que foi empurrado do primeiro semestre para setembro de 2013 devido à necessidade de maior polimento. Assim como GTA 6, o título mais recente do estúdio, Red Dead Redemption 2, também sofreu dois adiamentos. A janela inicial era o segundo semestre de 2017, mas o jogo só chegou ao público em outubro de 2018.

Há também os casos de Bully, GTA 4, Max Payne e GTA 3. Este último, contudo, foi adiado em quase um mês por um motivo trágico. Além de o escritório da Rockstar ficar próximo às Torres Gêmeas, alvos dos ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque, o estúdio realizou pequenas mudanças no game, como a cor das viaturas, trajetórias de voos e uma missão que fazia referência ao terrorismo.

 Reprodução/Steam GTA 3 foi adiado por causa do atentado às Torres Gêmeas, em 2001 — Foto: Reprodução/Steam

Ao adiar GTA 6 novamente, a Rockstar sinaliza que quer evitar repetir o roteiro de Cyberpunk 2077. O título era um dos mais aguardados da década pelos fãs de videogame, sobretudo por ser desenvolvido pela CD Projekt Red, o mesmo estúdio por trás de The Witcher 3. No entanto, a expectativa se transformou em decepção quando, mesmo após três adiamentos, o game chegou ao mercado quase injogável, repleto de bugs e falhas técnicas.

A conta oficial do jogo até entrou na brincadeira e respondeu à publicação da Rockstar no X (antigo Twitter), mencionando um comentário antigo de 2020 que dizia: "Não haverá mais atrasos", em tradução direta. Basicamente, um caso de "sujo falando do mal falado". A CD Projekt Red demorou anos para corrigir Cyberpunk 2077 e, sobretudo depois da atualização 2.0 e da expansão Phantom Liberty, o título vem sendo bem avaliado pelos jogadores.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro