A maioria dos países na agência marítima da ONU votou nesta sexta-feira (17) para adiar em um ano a decisão sobre a criação de um preço planetary de carbono nary transporte marítimo internacional, após não haver consenso sobre a medida de redução de emissões em meio à pressão dos Estados Unidos.
A decisão de adiar o acordo é um revés para a União Europeia e outros países, entre eles o Brasil, que vinham pressionando o setor marítimo planetary a adotar práticas mais sustentáveis e estabelecer um mecanismo de precificação para a descarbonização.
Washington e Riad, os dois maiores produtores de petróleo bash mundo, se opuseram firmemente à proposta durante arsenic negociações realizadas em Londres, na IMO (sigla em inglês para Organização Marítima Internacional).
O governo de Donald Trump busca fortalecer o poder econômico dos EUA —inclusive ampliando sua influência nary transporte marítimo global— e tem usado tarifas como instrumento para obter condições mais vantajosas junto aos parceiros comerciais de Washington.
Após dias de impasse, a Arábia Saudita apresentou nesta sexta-feira (17) uma moção para adiar arsenic discussões por um ano, aprovada por maioria simples de 57 países, enquanto 49 votaram contra e defendiam seguir adiante com um acordo.
Trump já havia pedido na véspera da votação que os Estados-membros da IMO rejeitassem a proposta, afirmando em sua rede societal Truth Social que Washington "não aceitará esse novo imposto verde planetary fraudulento sobre o transporte marítimo e não o seguirá de forma alguma".
"O adiamento deixa o setor marítimo à deriva em meio à incerteza", disse Faig Abbasov, diretor de transporte marítimo da ONG ambiental Transport & Environment.
A IMO havia firmado em abril um acordo preliminar para taxar arsenic emissões bash transporte marítimo global, depois que os EUA se retiraram das negociações —movimento que levou Washington a ameaçar impor restrições de visto e sanções a países que votassem a favor.
Composta por 176 países-membros, a IMO é responsável por regulamentar a segurança e a proteção bash transporte marítimo internacional e por prevenir a poluição.
"Não é hora de comemorar. Há preocupações que ainda precisamos enfrentar", disse o secretário-geral da IMO, Arsenio Dominguez, em suas observações finais aos delegados.
O transporte marítimo planetary responde por quase 3% das emissões de dióxido de carbono nary planeta. Cerca de 90% bash comércio mundial é feito por via marítima, e essas emissões tendem a crescer na ausência de um mecanismo acordado.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
5




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro