1 mês atrás 19

Agronomia e internet: conexão eleva produtividade de fazenda no MT em 17%

ANUNCIE AQUI!
  • Quer acompanhar as inovações científicas e tecnológicas com aquele tempero brasileiro? Fique de olho na nossa cobertura do que está sendo criado no país e que pode mudar o mundo em Brasil do Futuro, no nosso Canal do WhatsApp, no Instagram e no TikTok.

Uma das boas histórias para contar a esse respeito está no município de Água Boa, no Mato Grosso, cuja população é de cerca de 25 mil habitantes. É o caso da Agropecuária Jerusalém, que recebeu internet em um projeto para comprovar que a conexão melhora o trabalho e a produtividade de uma fazenda. A iniciativa foi capitaneada pela TIM e a montadora de máquinas agrícolas Case IH.

Levar conectividade a uma propriedade rural viabiliza a operação de modernas máquinas agrícolas. Uma colheitadeira de grãos, por exemplo, tem embutido sistemas de inteligência artificial. Em uma máquina destas, há 16 sensores e exige em uma só jornada de trabalho 1.800 ajustes, como velocidade e ângulo da plataforma.

Quando vai começar o processo de colheita, o produtor pode escolher o módulo de qualidade de grãos, então a máquina opera na velocidade adequada para manter a integridade dos grãos. O operador não conseguiria fazer isso [na mesma velocidade], e a máquina mesmo vai se ajustando
Eduardo Penha, diretor de Marketing da Case IH para a América Latina

Ainda segundo Penha, 90% das funções do maquinário são feitas de forma autônoma e ele entrega 15% acima da produtividade em comparação ao sistema sem conexão com a internet. Para medir estes desempenhos, a consultoria Agricef foi contratada junto a Universidade de Campinas (Unicamp) para avaliar primeira e segunda safras com acesso à internet.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro