10 meses atrás 55

Água salgada do mar turbina o bronzeado? Entenda a osmose do processo

ANUNCIE AQUI!

Se o sal desidrata a ponto de ser usado na conservação dos alimentos (com menos água, há menos chance de micro-organismos se multiplicarem), dá para imaginar o que acontece quando ficamos muito tempo com a água do mar sob a pele. E o cloro também ajuda a ressecar.

"Na praia ou na piscina, o sal ou o cloro ficam acumulados em maior proporção em algumas partes do corpo. O correto é que nos intervalos entre um mergulho e outro a pessoa tome uma ducha de água doce e, em seguida, reaplique uma valorosa quantidade de protetor solar, além de ser ideal ficar sobre a sombra do guarda-sol, sempre utilizando chapéus e bonés. A ducha retira a maior parte de sal e cloro e, assim, garante uma pele mais hidratada e protegida", diz o dermatologista Marcelo Bellini, professor colaborador do Hospital do Servidor Público Municipal, em São Paulo.

Das 10h às 16h, há maior quantidade de radiação ultravioleta B, que pode causar queimadura, vermelhidão, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

"Já a radiação ultravioleta A é igual durante todo o dia, por isso é necessário utilizar o protetor solar em qualquer horário", ressalta o médico.

O UVA bronzeia, mas também causa envelhecimento.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro