Manter o celular ligado 100% do tempo pode não ser a melhor maneira de prolongar sua vida útil. Ainda que simples, o ato de desligar ou de reiniciar o smartphone gera ganhos de performance e de saúde da bateria, além de ajudar a proteger o aparelho contra algumas ameaças. Isso porque o sistema acumula vulnerabilidades ao longo de períodos extensos de utilização que, sem a devida correção, podem resultar em acessos indevidos ou na instalação de aplicativos maliciosos.
Alguns especialistas recomendam a reinicialização ou o desligamento todos os dias. Outros afirmam que desligar o celular pelo menos uma vez por semana pode ser um jeito barato e simples de realizar a manutenção de software e fazer com que ele rode de forma saudável — tal qual uma limpeza do smartphone. Veja, a seguir, os principais benefícios de reiniciar o celular.
Desligar o celular pode protegê-lo de ameaças — Foto: Danilo Paulo de Oliveira/TechTudo Ao desligar completamente o celular ou reiniciá-lo, o sistema pode fazer conferências de software e de patches de segurança para corrigir falhas capazes de causar danos ao celular. Além disso, a reinicialização força o uso de senhas de segurança, seja de padrão ou PIN, sem opção de biometria. Sem acesso à senha, os dados ficam seguros, e conexões como Wi-Fi e dados móveis não podem ser desativadas.
Outro ponto importante é quanto à exposição do celular a redes inseguras por períodos prolongados. Conexões Wi-Fi públicas podem se tornar portas de acesso para pessoas mal-intencionadas, abrindo brechas que aparecem em forma de quedas graduais nos recursos de segurança — causadas pela instalação de aplicativos inseguros ou pelo acesso a links maliciosos. Ao desligar completamente o aparelho, essas ações são interrompidas.
Outro benefício de desligar o celular é o ganho de desempenho. Ao desligar o aparelho, a memória cache — onde ficam armazenados dados de aplicativos usados com frequência para permitir um retorno rápido, sem necessidade de recarregamento — é removida. Assim, a memória RAM é liberada, e o sistema reinicia com melhor desempenho.
Isso acontece porque os smartphones atuais mantêm grande parte dos processos abertos em segundo plano. A função facilita a reabertura de aplicativos a qualquer momento, sem precisar esperar pelo carregamento, já que eles permanecem ativos. Porém, isso tem um custo: para mantê-los assim, são consumidos recursos que poderiam ser utilizados de outras formas.
Por fim, desligar o celular também ajuda a resolver questões simples, mas com grande impacto no dia a dia. Encerrar processos em segundo plano contribui para a economia de bateria, não só por eliminar o consumo com aplicações desnecessárias, mas também pelo prolongamento da vida útil, já que resfria o componente. A reinicialização ainda auxilia na solução de problemas de conexão causados pela constante troca de redes.
Xiaomi 14T carregando — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Por último, também deve haver um ganho pessoal com a desconexão do smartphone, mesmo que momentânea. Enquanto vivemos em um mundo cada vez mais conectado, que exige interação constante, desligar-se do celular por alguns momentos pode ajudar a reduzir o cansaço visual causado pelo uso prolongado de telas digitais, além de favorecer a reconexão social com as pessoas.
🎥 Isso está DETONANDO a bateria do seu celular; descubra
Isso está DETONANDO a bateria do seu celular; descubra

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
9
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/B/X/Tg5yhPRdSzeW4k8bZaeA/captura-de-tela-2026-01-24-074127.png)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro