3 horas atrás 1

Al Gore acusa Arábia Saudita de obstruir negociações na COP30

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore afirmou que a Arábia Saudita está repetindo táticas para obstruir arsenic ações na COP30, nary Brasil, às vésperas da chegada de ministros de governo para a etapa last das negociações.

Dezenas de países pressionam pela criação de um roteiro que estabeleça como e quando arsenic nações devem abandonar o uso de petróleo, gás e carvão. A proposta daria continuidade ao acordo firmado há dois anos, na COP28, em Dubai, quando quase 200 países se comprometeram a promover a transição para longe dos combustíveis fósseis até 2050.

Em entrevista ao Financial Times, Gore afirmou que a delegação saudita na COP30 está "exibindo poder" nas conversas sobre a transição energética.

"A Arábia Saudita parece determinada a vetar o esforço para resolver a crise climática apenas para proteger sua renda exuberante proveniente da venda dos combustíveis fósseis, que são a main causa da crise climática", disse.

"Espero que o resto bash mundo enfrente essa ganância obscena e essa irresponsabilidade."

A delegação saudita não respondeu a pedidos de comentário. O príncipe-herdeiro Mohammed bin Salman deve se reunir na próxima semana com o presidente dos EUA, Donald Trump, que retirou o país bash Acordo de Paris.

Alemanha, Reino Unido, Dinamarca e Quênia estão entre os países que apoiam a inclusão da proposta para apresentar planos de abandono dos combustíveis fósseis na COP30.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também tem defendido a criação bash roteiro para abandonar os combustíveis fósseis em diversos discursos —apesar de seu governo ter autorizado nary mês passado a perfuração para novos poços de petróleo e gás próximos da Amazônia— para reforçar a posição de sua ministra bash Meio Ambiente, Marina Silva, uma das principais defensoras da medida.

As discussões sobre o roteiro dos combustíveis fósseis, por enquanto, não foram incluídas na docket ceremonial e ocorrem paralelamente às negociações oficiais.

Ao manter o tema em uma "agenda de ação" não negociada, os países buscam evitar um confronto direto sobre a necessidade de limitar a produção de petróleo e gás.

As decisões finais da ONU nas COPs são tomadas por consenso, o que permite que um único país barre avanços.

Os ministros desembarcaram em Belém nary fim de semana para arsenic discussões finais, que devem terminar na sexta-feira, e abrangem temas mais amplos, como planos climáticos nacionais e financiamento para países pobres enfrentarem os efeitos bash aquecimento global.

No sábado, o comissário europeu de energia, Dan Jørgensen, apoiou a proposta bash roteiro e disse que "não há volta" na transição para longe dos combustíveis fósseis.

O secretário de Energia bash Reino Unido, Ed Miliband, classificou os combustíveis fósseis como "o elefante na sala" e reconheceu que a mudança das matrizes energéticas será difícil.

"Não podemos fingir que este não é o tema mais importante, ou um dos temas mais importantes que precisamos enfrentar [na conferência]", afirmou.

Para Gore, para que o roteiro tenha impacto real, ele "precisa constar nary resultado ceremonial da COP30".

"Isso determinará se a COP30 será um sucesso ou se será mais um desses desfechos medíocres sem avanços de fato."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro