2 semanas atrás 3

Alckmin diz que tarifaço dos EUA ainda atinge 22% das exportações do Brasil

Os produtos que seguem com a tarifa de 50% são alimentos e industriais. Alckmin citou como exemplo mel, uvas, pescados e maquinário.

Trump removeu tarifas impostas em julho ao Brasil. A ordem executiva é retroativa a 13 de novembro e cita a redução de tarifa a produtos agrícolas. Estão listados carne, frutas e nozes, produtos de cacau, café, chá, especiarias, vegetais, raízes e tubérculos. A relação inclui ainda alimentos processados e bebidas, fertilizantes, além de minérios e minerais, combustíveis fósseis, petróleo e derivados.

Governo americano já tinha recuado da tarifa básica de 10%. A alíquota impactava a importação de café, carne bovina, tomate, banana e outros produtos agrícolas que foi anunciada em abril contra diversos parceiros comerciais —incluindo o Brasil.

Conversas com presidente Lula foram importantes para remoção das tarifas. Segundo o comunicado da Casa Branca, houve revisão de tarifas após contato direto com autoridades do país.

Em 6 de outubro de 2025, participei de uma conversa com o presidente brasileiro Lula, durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas no Decreto Executivo 14323 [que impunha tarifas de 40%]. Essas negociações estão em andamento.
Ordem executiva assinada por Donald Trump hoje sobre redução de tarifas ao Brasil

Lula agradeceu Trump e disse estar "feliz" com a medida. O presidente afirmou que a derrubada das tarifas é "uma vitória do diálogo, da diplomacia e do bom senso" e disse que quer ir aos Estados Unidos para conversar pessoalmente com Trump. "Ele está convidado para vir ao Brasil quando ele quiser. E eu espero ser convidado para ir a Washington para a gente poder zerar qualquer celeuma comercial e político", declarou.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro