4 horas atrás 3

Amanda: Governo mostra os dentes, mas ainda pode levar dribles do Congresso

Segundo informou a colunista do UOL Raquel Landim, a Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela articulação política, está mapeando e demitindo aliados dos 251 deputados que ajudaram a derrubar aquela MP.
Amanda Klein

A movimentação ocorre na véspera da votação da LDO, considerada decisiva para garantir as emendas parlamentares e o cumprimento da meta fiscal de superávit em 2026.

Hoje, por exemplo, há uma reunião de líderes e está prevista a votação da LDO, na Comissão Mista de Orçamento. O governo está reavaliando números depois da derrota da MP dos impostos. Mas será mantido no relatório o calendário para pagamento de emendas parlamentares que terão que ser efetivadas pelo governo até meados do ano que vem, ano eleitoral.
Amanda Klein

A meta fiscal do governo é de superávit de 0,25% em 2026, um caminho que ficou mais difícil com a derrota da MP. De volta da Itália, Lula deve se reunir com ministros para definir as medidas que vão repor a perda da receita. Entre as aventadas estão o aumento do IOF, que pode ser feito por meio de decreto, e também projetos de lei reapresentando pontos da MP que caducou, como, por exemplo, o aumento de impostos para bets e Fintechs, além do corte das emendas parlamentares.
Amanda Klein

'Sem MP dos impostos, risco fiscal cresce', alerta economista

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro