Os EUA cobiçam as reservas brasileiras de terras raras, mas o governo Lula deve impor condições para eventuais acordos, afirma Amanda Klein, no Mercado Aberto, do Canal UOL. O Japão, parceiro tecnológico dos EUA, também investe pesado no setor, ampliando a disputa global por minerais críticos, reforça a colunista do UOL.
Os Estados Unidos querem acesso às nossas terras raras. O Brasil tem a segunda maior reserva do mundo, ainda pouco mapeada e pouco explorada. Ontem, eu conversei com um assessor muito próxima do presidente Lula e ele me fez o seguinte apontamento: pode haver demanda para um acordo, mas não descartaremos os nossos interesses estratégicos e sociais.
Amanda Klein, colunista do UOL
Estratégico é uma referência a terras raras, que é a grande cobiça do mundo e é uma política central da política de Donald Trump, e quando ele fala de sociais, é porque o etanol dinamiza muito a economia da região Nordeste, ele é importante para a geração de emprego e renda daquela região. É a principal base eleitoral do PT, então por isso essa referência.
Amanda Klein

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
8






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro