O dólar está mais barato, e o preço do barril do petróleo caiu, o que permitiu que a Petrobras reduzisse o valor do diesel três vezes desde abril. As commodities e bens industrializados também devem cair de preço com a desaceleração econômica mundial.
Por outro lado, a atividade econômica aqui no Brasil ainda está forte, tanto é que o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, em entrevista ontem aqui ao Mercado Aberto, disse que a Fazenda mantém a previsão de crescimento por volta de 2,5%. O mercado de trabalho está aquecido e a inflação de alimentos e serviços pressionada.
Amanda Klein
A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom, do Banco Central), que atualiza a taxa básica de juros da economia brasileira (a Selic), começou ontem em Brasília com a análise da conjunta econômica.
Amanda Klein afirmou que, seja o que for que aconteça na reunião, o principal vetor será externo, já que a economia nacional segue a mesma.
Os fundamentos da economia brasileira continuam os mesmos. A expectativa de inflação e a inflação corrente estão bastante desancoradas, rodando em torno de 5,5%, sendo que o teto da meta é de 4,5%.
O governo lança programas de estímulo ao crédito, como consignado do setor privado, que não oferece nenhuma perspectiva de um ajuste mais duro, apesar da trajetória crescente da dívida pública e dos gastos que mal cabem em orçamento.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
12





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro