Tanto é que Petrobras encontrou espaço ontem para o terceiro corte no preço do diesel nas refinarias em pouco mais de um mês. E como tudo isso parte diretamente da inflação, dólar mais baixo e petróleo mais barato, o Copom, que começa a se reunir hoje, pode ser mais parcimonioso no aumento de juros.
Amanda Klein
Segundo a apresentadora, boa parte do mercado espera que o aumento amanhã no Copom seja de meio ponto percentual.
Mas a novidade ficou mesmo por conta do boletim Focus, ontem, que apontou para uma Selic terminal no final de 2025 de 14,75%. Até a semana passada, o mercado esperava que a Selic terminasse o ano em 15%.
A pergunta agora é se haverá apenas mais uma alta de juros, e aí fica assim até o final do ano, ou então se haverá mais duas altas, os juros vão até 15% e depois começam a reduzir em dezembro. O mercado tende mais pra essa segundo alternativa, só depois desce um pouquinho.
O cenário internacional muda rapidamente e aqui no Brasil há a defasagem do choque de juros dos últimos meses, o quanto isso já está impactando na desaceleração da atividade econômica e, consequentemente, na inflação.
Amanda Klein
O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
9





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro