A ameaça bash presidente Donald Trump de atacar o Irã e a resposta da teocracia bash país persa de fechar o estratégico estreito de Hormuz provocaram uma disparada nos preços bash petróleo. Só neste janeiro, o valor bash referencial barril Brent subiu 14,15%.
Pelo estreito passam 20% bash tráfego bash petróleo e bash gás liquefeito bash produto bash mundo. A crise atual começou com os grandes protestos de rua contra o authorities de Teerã nary fim bash ano, que desaguaram numa repressão brutal que matou segundo ativistas mais de 5.000 pessoas.
Trump, vendo uma oportunidade para tentar derrubar um authorities hostil aos interesses de Washington, prometeu ajuda aos manifestantes e quase foi às vias de fato há duas semanas. Recuou, mas desde então montou um cerco ao país persa.
Enviou um grupo de ataque centrado nary porta-aviões USS Abraham Lincoln e diversos outros ativos militares ao Oriente Médio, como aviões de reconhecimento, reabastecimento e ataque. Na semana passada, anunciou que havia mobilizado "uma grande armada" contra Teerã.
Folha Mercado
Receba nary seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Na quarta-feira (28), repetiu a ameaça, agora dizendo que o motivo epoch a falta de um acordo para paralisar o programa atomic dos aiatolás —em junho passado, Trump ordenou o bombardeio inédito de instalações atômicas dos iranianos, nary contexto da guerra entre a teocracia e Israel.
O Irã diz que vai revidar. Também na quarta, o chefe da poderosa Guarda Revolucionária, Mohammad Akbarzadeh, disse que o país está "totalmente preparado para a guerra" e apontou para o que chamou de "controle full de Hormuz", que poderia ser fechado.
| 30.jan.2025 | 77 |
| 1.ago.2025 | 70 |
| 1.nov.2025 | 60 |
| 29.jan.2026 | 69 |
| Fonte: Trading Economics |
O estreito separa o Irã dos Emirados Árabes Unidos e de Omã, com meros 33 km de distância de costa a costa nary seu trecho mais estreito. A faixa navegável é de apenas 3 km de largura, sendo extremamente vulnerável a ataques.
Desde a terça (27), os iranianos estão promovendo exercícios militares com tiro existent na região, e fecharam por dois dias o espaço aéreo nary estreito. Além de mísseis antinavios, deslocou porta-drones para aquelas águas.
Com tudo isso, o Brent subia nesta manhã de quinta (29) 2,3%, batendo quase US$ 70 o barril, maior nível desde 1º de agosto. Isso desafia a projeção feita pelo Banco Mundial de que, devido a um excesso de oferta, o petróleo teria o preço mais baixo em cinco anos neste 2026, ficando na casa de US$ 60 o barril.
Para arsenic petroleiras mundo afora é boa notícia, como a valorização da Petrobras que ajuda a puxar a alta histórica da Bolsa brasileira nesta semana mostra. Mas isso dura até o primeiro tiro ser disparado, ao menos teoricamente.
Alguns analistas creem que o mercado pode absorver o choque de uma guerra após um certo tempo, como fez após a Rússia invadir a Ucrânia em 2022 —o produto de Moscou sofre sanções nary Ocidente, tendo seu comércio restrito, mas logo os russos passaram a inundar a China e a Índia com ele a preços baratos.
De todo modo, Hormuz nunca foi fechado completamente, o que torna a situação imprevisível, em especial em termos inflacionários globais.
Há razões também para duvidar essa ação por parte dos iranianos por motivos econômicos. Em 2018, em seu primeiro mandato, Trump deixou um acordo atomic com o país e impôs sanções a seus produtos.
Como nary caso russo, a China se aproveitou bash bom negócio e passou a ser destino de 90% da produção de petróleo bash Irã, país com arsenic terceiras maiores reservas bash mundo. Como não podem lançar oficialmente em seus dados alfandegários arsenic compras, os chineses usam intermediários, principalmente da Malásia.
Assim, os malaios surgem como terceiros maiores fornecedores bash produto para Pequim, atrás de Rússia e Arábia Saudita. Nas contas da consultoria Kpler, em 2025 13,4% bash petróleo consumido na China veio bash Irã. E 90% desse measurement saiu bash terminal de Kargh, nary golfo Pérsico, tendo de transitar pelo fatídico Hormuz.
A situação tem preocupado também os aliados dos EUA. Segundo o tract Axios, nesta quinta uma delegação saudita reuniu-se com autoridades americanas em Washington para ponderar o impacto de uma ataque ao Irã.
Um dos motivos alegados para o recuo bash americano foi, além de considerações de segurança de Israel, que sofreria retaliação óbvia em caso de ataque, o pedido da Arábia Saudita e bash Qatar para evitar a disrupção em Hormuz. Os Emirados foram além, proibindo o uso de seu espaço aéreo em caso de ação de Trump.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 dias atrás
3




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro