6 meses atrás 27

Analistas agora apontam fim da alta de juros na próxima reunião do Copom

Expectativas dos analistas agora variam entre mais uma alta de 0,25 ponto percentual, para 15% ao ano, e a manutenção da taxa em 14,75% ao ano na próxima reunião. "O BC deixou a porta aberta para receber novos dados, acompanhar a volatilidade internacional. E aí, na próxima reunião, ele decide se, de fato, já parou por aqui ou se precisará dar um ajuste residual. Se vier um ajuste adicional, e seria o último, seria residual, ou seja, 25 pontos, no máximo", diz Matheus Spiess, analista de macroeconomia da Empiricus Research.

Período de juros altos deve ser prolongado. Chamou a atenção do mercado o fato de o BC ter mencionado, no comunicado da decisão, um "período prolongado" de juros altos. Para Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura Investimentos, o texto indica que "o Copom prefere observar a transmissão da política monetária à frente, mantendo os juros em patamar contracionista por um longo período".

Dúvida agora é quando virá o corte de juros no futuro. "A gente pode esperar um corte de juros? Esse vai ser o grande debate agora: se o corte de juros virá no final deste ano ou no começo do ano que vem", diz Spiess, da Empiricus.

O impacto do dólar

Queda do dólar mudou cenário no Brasil e acalmou as expectativas sobre juros. Há poucos meses, o mercado previa que a Selic poderia logo chegar a 16% ao ano, com alta de 0,75 ponto percentual na reunião de hoje. "O que mudou foi o câmbio, que caiu bastante. O dólar chegou a ser vendido a R$ 6,20 e estamos hoje na casa dos R$ 5,70. Isso é muito bom para a inflação", diz Gustavo Jesus, sócio da RGW Investimentos.

Política tarifária de Trump deve desacelerar economia global, favorecendo a redução dos juros. "As incertezas de um mundo com mais tarifas giram em torno de uma desaceleração norte-americana, que tem potencial para levar a economia global a um menor crescimento, seja ou não uma recessão. Menos crescimento demanda menos juros", diz Helena Veronese economista-chefe B.Side Investimentos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro