1 semana atrás 3

Andar de cima gosta de Kate Middleton, mas ainda não digeriu sua origem plebeia

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada"

Elio Gaspari
  • Integrante da realeza britânica vem de família da classe trabalhadora
  • BBC se desculpou após apresentadora se referir à princesa de Gales sem usar seu título de casada

O andar de cima da Inglaterra gosta de Kate Middleton. Mas ainda não digeriu sua origem plebeia, quase proletária. Filha de um casal que trabalhou para viver e neta de uma mulher obstinada, a princesa de Gales teve um ascendente preso, talvez por dívidas. Outro trabalhou como estucador.

A emissora BBC desculpou-se porque numa cerimônia à qual ela compareceu, a apresentadora Rajini Vaidyanathan referiu-se a Kate Middleton (seu nome de solteira) e não como Princesa de Gales (seu título de casada). A certa altura a apresentadora mencionou "Catherine e a rainha".

Se esse critério prevalecesse, a rainha deveria ser chamada de Camila Shand (seu nome de solteira) ou Parker Bowles (seu nome de casada, quando já namorava Charles).

Estrela que sobe

A decisão do governo americano de retirar a tarifa de 40% sobre alguns produtos brasileiros mostrou a eficácia da diplomacia profissional, encarnada hoje pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira. Ele e Lula costuraram em silêncio.

Como as negociações continuarão, o pior que pode acontecer é a entrada em cena do coral da vitória.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro