8 meses atrás 11

Android 16: 5 coisas que você precisa saber sobre a atualização

O Android 16 teve seus detalhes anunciados nesta terça-feira (13) pelo Google, durante o The Android Show. A nova atualização trará um design repaginado, chamado Material 3 Expressive, descrito pela big tech como a maior revolução visual já feita na interface do sistema. Além das mudanças na estética, o software terá novos recursos antirroubo e apresentará o Find Hub, uma versão aprimorada do “Encontre Meu Dispositivo”. Com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano, a nova versão do sistema operacional do Google deve chegar primeiro aos celulares da linha Pixel. Nas próximas linhas, confira cinco coisas que você precisa saber sobre o Android 16.

Novo Android? Saiba tudo sobre a nova atualização 16 do sistema operacional!

Novo Android? Saiba tudo sobre a nova atualização 16 do sistema operacional!

Android 16: 5 coisas que você precisa saber sobre a atualização

O TechTudo preparou uma matéria com cinco coisas que você precisa saber sobre a atualização do Android 16. Veja, a seguir, as novidades que serão abordadas.

  1. Material 3 Expressive
  2. Detecção de fraudes por ligação
  3. Find Hub localiza celulares
  4. Gemini disponível em mais celulares
  5. Recursos contra roubos físicos

Já conhecido antes do lançamento oficial por conta de um vazamento acidental do Google, o Material 3 Expressive foi confirmado como o novo pacote visual do Android 16. Desenvolvida após mais de três anos de pesquisa, a nova estética aposta em cores mais vibrantes, animações suaves, botões redesenhados e um layout mais expansivo. A proposta do gigante da tecnologia é tornar o Android um sistema mais fluido e visualmente atrativo.

 Divulgação/Google Novo design do Android 16 — Foto: Divulgação/Google

2. Detecção de fraudes por ligação

Para reforçar a segurança dos usuários, o Android 16 contará com um novo recurso capaz de detectar e prevenir golpes por telefone. Em chamadas fraudulentas, golpistas costumam tentar convencer a vítima a alterar configurações de segurança ou conceder acesso ao dispositivo. Para evitar esse tipo de ataque, o Google Play Protect não poderá ser desativado durante uma ligação. Além disso, outras ações serão bloqueadas, como a instalação de aplicativos pela primeira vez por meio de apps de mensagens.

Ainda no combate a fraudes, o Android 16 também emitirá alertas ao identificar o compartilhamento de tela com pessoas ou contatos desconhecidos. Nesses casos, o sistema permitirá encerrar a chamada e interromper o compartilhamento imediatamente.

 Divulgação/Google Android 16 tem novos recursos contra ligação fraudulenta — Foto: Divulgação/Google

3. Find Hub localiza celulares

O Find Hub chega ao Android 16 para substituir o antigo Encontre Meu Dispositivo. A ferramenta, inicialmente desenvolvida para localizar celulares, permitirá encontrar amigos, familiares e objetos pessoais, como bagagens. Neste caso, o Google fez uma parceria com companhias aéreas para facilitar a localização de bagagens extraviadas durante viagens. O sistema funciona por meio de conexões com tags inteligentes.

Para melhorar a busca por amigos e familiares, o Find Hub contará com conexão via satélite para o compartilhamento de localização entre dispositivos compatíveis. Isso significa que, mesmo em áreas sem sinal de celular, será possível enviar a própria localização para um contato de segurança.

 Divulgação/Google Find Hub substitui o Encontre Meu Dispositivo — Foto: Divulgação/Google

4. Gemini disponível em mais dispositivos

O Gemini, assistente de voz do Google, será incorporado a mais dispositivos do ecossistema Android. Agora, ele também poderá ser usado em smartwatches compatíveis, no Android Auto e em TVs — onde poderá sugerir filmes e atender a comandos de voz como faz nos celulares. Além disso, o assistente será integrado ao sistema de realidade virtual dos óculos da Samsung, o Android XR.

 Divulgação/Google Gemini será integrado a outros dispositivos — Foto: Divulgação/Google

5. Recursos contra roubos físicos

O Google tem investido forte em recursos antirroubo para dispositivos com seu sistema operacional. No Android 16, a empresa promete novas ferramentas para dificultar a restauração de fábrica não autorizada. Se o sistema identificar que o aparelho foi resetado sem o consentimento do proprietário, o acesso às funcionalidades será limitado. Além disso, será possível configurar uma pergunta de segurança para impedir o acesso de terceiros ao telefone.

 Divulgação/Google Android 16 também trará novas ferramentas antirroubo — Foto: Divulgação/Google
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro