Mesmo sem um anúncio oficial do Google, o Android 17, novo sistema operacional da big tech, já começa a ganhar forma graças ao vazamento de informações. Entre ajustes visuais mais ousados, reforços de segurança, novo codinome e diferentes formas de usar o Always‑On Display, já é possível ter pistas sobre a atualização. Previsto para meados de 2026, o software deve chegar primeiro aos celulares Pixel e, posteriormente, seguindo o cronograma de cada fabricante, será liberado para outras marcas, como Samsung e Xiaomi. A seguir, confira seis novidades vazadas que devem integrar o Android 17.
Android 17: 6 novidades vazadas que já dão pistas da nova atualização — Foto: Reprodução/Shutterstock No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.
- Codinome do Android 17 é “Cinnamon Bun”
- O lançamento está previsto para meados de 2026
- Novas notificações e widgets interativos aprimorados
- Temas mais dinâmicos
- Possível suporte nativo ao bloqueio de apps direto no sistema
- Novas interações na tela Sempre Ligada
1. Codinome do Android 17 é “Cinnamon Bun”
Mesmo sem usar mais nomes de sobremesas de forma pública desde o Android 10, o Google mantém a tradição internamente. No caso do Android 17, o codinome identificado em documentos e builds preliminares é “Cinnamon Bun” (pão de canela). A referência surgiu associada ao novo nível de API do sistema. Embora não diga muito sobre os recursos finais e outros detalhes, ele ajuda a confirmar que o novo sistema operacional já está sendo tratado como um projeto bem definido.
Internamente, Android 17 recebeu o codinome de "pão de canela" — Foto: Divulgação/Google 2. O lançamento está previsto para meados de 2026
Seguindo o padrão adotado pelo Google nos últimos anos, o Android 17 deve chegar ao público em meados de 2026. Antes disso, a empresa tem liberado versões preliminares (beta) para testadores. Esse calendário permite que fabricantes e desenvolvedores de aplicativos adaptem seus produtos com antecedência e reduzam problemas de compatibilidade no lançamento oficial. Se nada mudar drasticamente, a versão estável deve estrear primeiro nos celulares Pixel, como acontece tradicionalmente, antes de ser distribuída por marcas como Samsung, Motorola e Xiaomi.
Celulares topo de linha da Samsung devem receber o Android 17 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo 3. Novas notificações e widgets interativos aprimorados
Uma das áreas que mais devem evoluir no Android 17 é o sistema de notificações, que pode se tornar mais interativo e funcional. A ideia do Google parece ser reduzir ainda mais a necessidade de abrir aplicativos para realizar ações simples, permitindo respostas, controles e interações diretamente a partir da própria notificação. Os widgets também entram nessa reformulação. A expectativa é que eles se tornem mais dinâmicos, reagindo melhor ao contexto do usuário e oferecendo informações em tempo real de forma mais visual. Essa mudanças conversam diretamente com a proposta do Material 3 Expressive, que busca unir estética e funcionalidade sem comprometer a fluidez do sistema.
Android 17 trará melhorias nas notificações e widgets — Foto: Reprodução/ Denny Müller O Android já é celebrado pela liberdade de personalização do layout, mas a 17º versão do sistema operacional pode ampliar ainda mais esse diferencial. Vazamentos indicam que os temas dinâmicos, baseados no papel de parede e nas cores do sistema, devem ganhar mais variações e ajustes automáticos. Isso inclui mudanças mais perceptíveis em ícones, tipografia, animações e elementos da interface, criando uma experiência visual mais coesa e adaptada ao gosto de cada usuário. A proposta, além de deixar o sistema mais bonito esteticamente, é deixá-lo mais intuitivo e agradável no uso diário.
Atualização trará novas possibilidades de personalização — Foto: Divulgação/Unsplash (Kelly Sikkema) 5. Possível suporte nativo ao bloqueio de apps direto no sistema
Outra novidade prevista para o Android 17 é o suporte nativo ao bloqueio de aplicativos diretamente no sistema. Indícios encontrados em versões iniciais sugerem que o Google pode finalmente implementar esse recurso de forma oficial — eliminando a necessidade de soluções de terceiros ou de funções exclusivas de determinados fabricantes. A funcionalidade permitirá proteger apps específicos com biometria ou senha, o que trará maior privacidade em situações cotidianas, como o empréstimo do celular ou o uso em ambientes compartilhados.
Android 17 contará com novos recursos de segurança e privacidade — Foto: Victor Bastos/TechTudo 6. Novas interações na tela Sempre Ligada
A tela Sempre Ligada (Always‑On Display) também deve receber atenção especial no Android 17. Um dos rumores aponta para a criação de um recurso chamado “Min Mode”, que permitiria exibir versões simplificadas de aplicativos diretamente nessa tela, com consumo mínimo de energia. Na prática, isso deve tornar a Always‑On Display mais útil, mostrando informações como navegação, controles básicos de mídia ou status de atividades sem que o usuário precise desbloquear o aparelho.
Recurso Min Mode em teste no Google Maps deixa visual minimalista para economizar bateria — Foto: Reprodução/Android Authority
Motorola Signature é lançado com design ultrafino e 4 câmeras de 50 MP

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 horas atrás
1

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/g/A/Dt7AxmTHeKfyAUAXnUSg/captura-de-tela-2024-02-07-081848.png)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro